Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ESTIMATIVA E SUBTRAÇÃO COM MATERIAL CONCRETO:perceber a retirada

 

19/12/2009

Autor y Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • A pensar em pequenas e grandes quantidades; iniciar-se na lógica da operação de subtração;
  • Aprender a trabalhar em dupla;
  • Prestar atenção na fala dos outros
  • Interagir com os colegas na hora da fala e da execução da atividade.
Duração das atividades
1 aula com diferentes momentos de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Saber retirar  objetos e ter o controle para contar os que sobraram.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Fazer estimativa relacionadas a pequenas quantidades.

1º momento - O professor pode escolher  um determinado espaço e estimar quantas crianças cabem sentadas, no nosso caso, se referiu ao banco da Escola. As crianças olham e dizem quantas crianças cabem sentadas  no banco, o professor anota e elas coferem as suas estimativas. Depois, cada criança senta uma de cada vez e vai se remetendo as estimativas das outras.

Atividade 2 - Estimativa de grande quantidade relacionada ao Solário da Escola.

1º momento - O professor anuncia que na escola vai haver uma festa e que eles serão os organizadores, mas para isso,  devem observar o espaço do Solário e supor quantos pais cabem naquele espaço. (observação: de acordo com a realidade de cada escola, o professo se remete a maior área para fazer esse tipo de estimativa).

Essa não tem como as crianças fazerem conferência, fica somente na especulação,  na imaginação e na brincadeira de pensar em situações diversificadas. 

Atividade 3 - Construir  situações de  subtração.

1º Momento-  Vivenciar a subtração com o corpo. o profeessor pode convidar 10 crianças dizendo que é para fazer uma brincadeira. Quando elas chegarem no centro da rode ele diz: eu convidei 10 mas vou retirar 3 e solicita as 3 crianças para sentar e pergunta: eu convidei 10, mas retirei 3. Quantas crianças sobraram? As demais crianças devem responder ao analisarem a situação.

2º Momento- Manipulando o material concreto para perceber essa relação de retirada. Nesse momento as crianças trabalham em duplas  e fazem operações de retiradas.  O professor distribui uma quantidade de 10 palitos para cada dupla de modo que a dupla faça as seguintes passos:

  • Conta juntos os 10 palitos;
  •  Retirar 2 palitos, coloca dentro de uma caixa entregue as duplas com essa finalidade;
  • conta quantos  palitos sobraram;
  • Buscam  os 2 palitos da caixa e voltam a quantidade inicial;
  •  Retiam 4 palitos e colocam na caixa e conta quantos palitos sobraram;
  • E assim, segue sucessivamente, para fazer outras retiradas. 

3°momento - O Professor orienta uma atividade com a escrita e a representação de quantidades da seguinte forma: Observe no globo tadas as crianças; conte quantas crianças há; registre  a quantidade com o numeral; observe quantas crianças se afastaram da corrente, registre  com numeral.  

Fonte: http://files.nireblog.com/blogs/letras-e-linhas/files/dia-mundial-da-crianca.bmp

Total de crianças ............ crianças que se afastaram da corrente ............  crianças de mãos dadas ...................

em matemática 10 -2 =

Recursos Complementares

Banco da escola; espaços diversificados da escola

Materiais diversos de contagem;

giz de quadro.

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  • Expressar pequenas e grandes quantidades, fazendo estimativas;
  • Executar as atividade conforme a lógica da operação de subtração;
  • Aprender a trabalhar em dupla;
  • Prestar atenção na fala dos outros
  • Interagir com os colegas na hora da fala e da execução da atividade.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Bernardo, UFRJ , Rio de Janeiro - dijo:
    bfon.fernandes@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela sua beleza e pela sua criatividade. Muito interessante a sua aula.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.