19/12/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Atividade 1 - Fazer estimativa relacionadas a pequenas quantidades.
1º momento - O professor pode escolher um determinado espaço e estimar quantas crianças cabem sentadas, no nosso caso, se referiu ao banco da Escola. As crianças olham e dizem quantas crianças cabem sentadas no banco, o professor anota e elas coferem as suas estimativas. Depois, cada criança senta uma de cada vez e vai se remetendo as estimativas das outras.
Atividade 2 - Estimativa de grande quantidade relacionada ao Solário da Escola.
1º momento - O professor anuncia que na escola vai haver uma festa e que eles serão os organizadores, mas para isso, devem observar o espaço do Solário e supor quantos pais cabem naquele espaço. (observação: de acordo com a realidade de cada escola, o professo se remete a maior área para fazer esse tipo de estimativa).
Essa não tem como as crianças fazerem conferência, fica somente na especulação, na imaginação e na brincadeira de pensar em situações diversificadas.
Atividade 3 - Construir situações de subtração.
1º Momento- Vivenciar a subtração com o corpo. o profeessor pode convidar 10 crianças dizendo que é para fazer uma brincadeira. Quando elas chegarem no centro da rode ele diz: eu convidei 10 mas vou retirar 3 e solicita as 3 crianças para sentar e pergunta: eu convidei 10, mas retirei 3. Quantas crianças sobraram? As demais crianças devem responder ao analisarem a situação.
2º Momento- Manipulando o material concreto para perceber essa relação de retirada. Nesse momento as crianças trabalham em duplas e fazem operações de retiradas. O professor distribui uma quantidade de 10 palitos para cada dupla de modo que a dupla faça as seguintes passos:
3°momento - O Professor orienta uma atividade com a escrita e a representação de quantidades da seguinte forma: Observe no globo tadas as crianças; conte quantas crianças há; registre a quantidade com o numeral; observe quantas crianças se afastaram da corrente, registre com numeral.
Fonte: http://files.nireblog.com/blogs/letras-e-linhas/files/dia-mundial-da-crianca.bmp
Total de crianças ............ crianças que se afastaram da corrente ............ crianças de mãos dadas ...................
em matemática 10 -2 =
Banco da escola; espaços diversificados da escola
Materiais diversos de contagem;
giz de quadro.
Avaliar se as crianças conseguiram:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela sua beleza e pela sua criatividade. Muito interessante a sua aula.