17/12/2009
Maria José campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Construir estratégias para resolver as situações-problema por meio de material concreto para, posterior, internalizar as situações de modo que facilitem o desenvolvimento do cálculo mental.
Agrupamentos na base 2 e 3;
Contagem;
Adição com materiais diversos;
Subtração
1º Momento- Retirar de 2 em 2
Por meio do lúdico e forma descontraída, o professor anuncia e explica para o grupo que fará duas atividades de mesma ordem, mas de bases diferentes. Nesse primeiro contanto, é necessário que realizar a contagem para verificar quantas crianças estão presentes na sala de aula. Assim, o professor faz alguns levantamentos:
Quantas crianças vieram hoje?
Se tem 20 crianças, quantos grupos de 2 posso formar?
Será que alguma criança vai sobrar?
Nesse momento, o professor pede que formem as duplas e depois questione:
Quantas duplas vocês formaram?
Dá para contar de 2 em 2?
Depois desses questionamentos, o professor anuncia a atividade e explica para o grupo que vai colocar a música para tocar e a cada pausa da música duas crianças irão sair e, também serão retirados de duas em duas cadeiras até finalizar com um único par.
Obs:. A turma evidenciada é composta por vinte crianças
O professor começa a colocar o som para tocar e as crianças vão dançando ao redor das cadeiras, mas no momento que é dado uma pausa as crianças procuram sentar para que não sejam retiradas da brincadeira.
De modo que a música vai sendo pausada, é importante chamar a atenção das crianças para que comecem a pensar na subtração.
Nesse momento o professor vai questionando:
Tem vinte crianças, vou tirar duas quantas ficaram?
Tem dezoito, vou retirar mais duas quantas tem agora?
Tem dezesseis, vou retirar mais duas? E agora?
Até chegar ao último par.
3º Momento- Operacionando de forma inversa
Nesse terceiro momento, as crianças irão ir adicionando de 2 em 2 até chegar o tal de vinte palitos.
É interessante fazer esses dois tipos de operações tanto aditivamente como de retirada.
É importante não trabalhar a subtração de forma rígida, mas de forma concreta que percebam e estabeleçam relações de aprendizagem.
Verificar se as crianças conseguiram operacionalizar de dois em dois;
Analisar as estratégias utilizadas pela dupla para realizar contagem e retirada de dois em dois.
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03/06/2012
Quatro estrelasLegal as dicas que vcs deram para se trabalhar com a base 2. Elas são simples, mas eficientes. Abraço