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AGRUPAMENTOS COM DIVERSOS MATERIAIS NA BASE 2

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir estratégias para resolver as situações-problema por meio de material concreto para, posterior, internalizar as situações de modo que facilitem o desenvolvimento do cálculo mental.

Duração das atividades
1 aula com diferentes momentes de 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Agrupamentos na base 2 e 3;
 Contagem;
 Adição com materiais diversos;
 Subtração

Estratégias e recursos da aula

1º Momento- Retirar de 2 em 2

Por meio do lúdico e forma descontraída, o professor anuncia e explica para o grupo que fará duas atividades de mesma ordem, mas de bases diferentes. Nesse primeiro contanto, é necessário que realizar a contagem para verificar quantas crianças estão presentes na sala de aula. Assim, o professor faz alguns levantamentos:

 Quantas crianças vieram hoje?
 Se tem 20 crianças, quantos grupos de 2 posso formar?
 Será que alguma criança vai sobrar?

Nesse momento, o professor pede que formem as duplas e depois questione:

 Quantas duplas vocês formaram?
 Dá para contar de 2 em 2?


Depois desses questionamentos, o professor anuncia a atividade e explica para o grupo que vai colocar a música para tocar e a cada pausa da música duas crianças irão sair e, também serão retirados de duas em duas cadeiras até finalizar com um único par.


Obs:. A turma evidenciada é composta por vinte crianças

O professor começa a colocar o som para tocar e as crianças vão dançando ao redor das cadeiras, mas no momento que é dado uma pausa as crianças procuram sentar para que não sejam retiradas da brincadeira.
De modo que a música vai sendo pausada, é importante chamar a atenção das crianças para que comecem a pensar na subtração.

Nesse momento o professor vai questionando:

 Tem vinte crianças, vou tirar duas quantas ficaram?
 Tem dezoito, vou retirar mais duas quantas tem agora?
 Tem dezesseis, vou retirar mais duas? E agora?
 Até chegar ao último par.

3º Momento- Operacionando de forma inversa

Nesse terceiro momento, as crianças irão ir adicionando de 2 em 2 até chegar o tal de vinte palitos.

É interessante fazer esses dois tipos de operações tanto aditivamente como de retirada.



É importante não trabalhar a subtração de forma rígida, mas de forma concreta que percebam e estabeleçam relações de aprendizagem.

Avaliação

Verificar se as crianças conseguiram operacionalizar de dois em dois;
Analisar as estratégias utilizadas pela dupla para realizar contagem e retirada de dois em dois.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • sandra, Educação Infantil , São Paulo - disse:
    srvicentini@ig.com.br

    03/06/2012

    Quatro estrelas

    Legal as dicas que vcs deram para se trabalhar com a base 2. Elas são simples, mas eficientes. Abraço


Sem classificação.
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