Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Estimativa: quantidade de pessoas dentro de um espaço

 

18/12/2009

Autor y Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

 

  • Fazer estimativas independente dos resultados;
  • Analisar situações que põe em prática as suposições formuladas;
  •  Comparar espaço e quantidade;
  • Observar e verbalisar a analise que faz sobre a relação espaçoxquantidade.
  • Expressar verbalmente as situações vivenciadas, analisando as diferentes estimativas.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •         Medidas convencionais e não-convencionais; 
  •        Contagem;      
  •        Espaço e forma;   
  •        Raciocínio lógico.
Estratégias e recursos da aula

Atividade – O uso de estimativa com figuras geométricas

O trabalho com estimativas foi pensado e estruturado de forma que estimulasse o interesse, a curiosidade, com a finalidade de desenvolver a capacidade e o raciocínio lógico das crianças para solucionar  problemas ocorridos no seu cotidiano.

 1º Momento- Analisar o espaço e relacionar mentalmente uma quantidade estipulada.

O professor desenha no chão da sla de aula um quadrado e levanta as seguintes questões:

  • Que forma tem esse objeto?
  • Quantas crianças cabem em pé nesse quadrado? 
  • Quantas crianças serão necessárias para preencher o espaço do quadrado?
  • Quantas crianças cabem deitadas?
  • Quantas crianças cabem sentadas?

É importante fazer uma pergunta de cada vez e, em seguida, anotar as respostas das crianças. As questões transformam-se em instrumentos que mobililizam o conhecimento já construído pelas crianças, o fazer ou experimentar é a ação que ajuda as crianças a reflitir sobre a estimativa para reelabora-la.   

Na primeira situação: Quantas crianças cabem em pé dentro do quadrado? as crianças pensam, estabelecem relações e levantam hipóteses. Assim, é importante que o professor anote na lousa as respostas das crianças, como pode ser visto na imagem abaixo:

undefined

      Figura 1- Anotação das estimativas das crianças escrita na lousa

O professor oportuniza as crianças a vivenciar a quantidade estipulada, como se observa as quatro crianças entram no quadrado e o professor faz o encaminhamento .

  • as quatro crianças cabem no quadrado, mas observem  se o  espaço foi preenchido. Cabe mais crianças dentro desse quadrado?
  • as oito crianças cabe no espaço, mas observem se o espaço foi preenchido. Cabe mais crianças dentro desse quadrado? Po quê?
  • faz a mesma situação com as estimativas 22, 2, 7, e 5.
  • E agora, será que cabe vinte e duas crianças? Faz a experiência.
  • Quantas ficaram de fora?
  • Se na sala de aula tem vinte e duas crianças e uma ficou de fora, quantas couberam dentro do quadrado?
  • em quais condições podemos dizer que as crianças cabem no quadrado com folga? em quais condições podemos dizer que número de crianças é suficiente para lotar o espaço?
  •  Durante cada situação que expressa a estimativa das crianças o professsor propicia a análise dos alunos sobre a relação espaço e quantidade.  
  • na ultima situação o professor discute com as crianças sobre a ocupação do espaço com folga, e a ocupação de modo a lotar todo espaço.

undefined

 Figura 2- Crianças verificando suas estimativas

2º Momento – Probabilidade de ocupação da área numa outra perspectiva

A problemática estar em pensar a ocupação do  espaço , de modo que, toda sua área fique ocupada e que as crianças façam essa estimativa pensando nos seus corpos deitados. As crianças observam o espaço do colchão e imaginam-se deitados e fazem a estimativa. Com essa estimativa um grupo experiementa o outro observa. Se a estimativa ultrapassa ou deixa folga na ocupação do colchão eles fazem nova estimativa e experimenta novamente e a ssim vai avaliando c ada possibilidade qu e pensaram. &nb sp;

O professor traz para a sala de aula um colchonete  se não tiver faz um desenho da figura geométrica no chão e levanta as seguintes questões:

  • Quantas crianças deitadas são necessárias para ocupar todo o espaço da figura geométrica?
  •  Será que é a mesma quantidade de crianças em pé?

A partir daí o professor escreve na lousa  as estimativas das crianças. Assim, oo passo que vão preenchendo esse espaço, vai sendo negada ou afirmada as hipóteses.

undefined

    Figura 3- Crianças ocupando o espaço deitadas

 3º Momento- Comparar as quantidades nas situações de ocupação do espaço com os corpos em pé e deitado.

O professor faz a seguinte questão: no colchão cabe mais crianças deitadas ou em pé? Quantas crianças em pé lotaram o colchão? quantas crianças deitadas lotaram o colchão?

É importante que o professor discuta com seus alunos sobre as duas situações vivenciadas, considerando que a atividade no plano da linguagem é um momento momento que antecede a internalização do conhecimento; essa é uma etapa importante para em um momento posterior as crianças individualmente construa essa possibilidade de fazer estimativas.

Recursos Complementares
  • Lápis atômico para quadro;
  • giz;
  • objetos com formatos geométricos.
Avaliação

Avaliar as crianças nas suas interações coletivas e nas suas respostas  individuais. Elas conseguira:

  • Fazer estimativas independente dos resultados;
  • Analisar situações que põe em prática as suposições formuladas;
  • Comparar espaço e quantidade;
  • Observar e verbalisar a analise que faz sobre a relação espaçoxquantidade.
  • Expressar verbalmente as situações vivenciadas, analisando as diferentes estimativas.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.