Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONSTRUÇÃO DE NOÇÕES DE MEDIDAS POR ESTIMATIVA

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber e explorar os conceitos matemáticos que envolvam diversas unidades de medidas, seja convencionalmente e não - convencionalmente, como forma de solucionar problemas e, compreender as relações existentes entre a matemática e o espaço que convive. Essa relação desde cedo favorecerá para a construção e articulação com as outras de conhecimento.

Duração das atividades
1 aula com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Medidas convencionais e não-convencionais;
• formas e figuras geométricas;
• Relações de tamanho, espessura e forma.

Estratégias e recursos da aula
           

Atividade – Observar o espaço da sala de aula

1º Momento- Estimulando a percepeção da criança sobre o espaço da sala


O professor inicia a sua aula orientando para que as crianças observem o espaço da sala de aula. Nesse momento, questiona-se sobre o comprimento de espaço nas diveras direçoes. como:

  • Se a sala de aula  for medida nas diversas direções terei as mesmas medidas? Vamos observar em diferentes pontos da sala.
  •  Agora eu estou no fundo da sala de aula e quero medir de onde estou até o quadro;
  • Agora estou encostada na parede que está de frente para a porta lateral da sala;
  •  Então, qual dessas direções terá a medida maior?
  • Como posso medir?

             Figura 1- Crianças observando o comprimento da sala de aula do fundo até o quadro

undefined

             Figura 2- Crianças observando e estimado o comprimento da largura da sala de aula

Esses questionamentos são válidos desde que o professor oportunize a criança pensar e refletir sobre essas relações que estão presentes em seu cotidiano. No momento em que as perguntas são lançadas as crianças responderão de forma óbvia, pois a forma geométrica da sala de aula evidenciada é um retângulo. 

2º Momento- Estimar a quantidade de pastas para compor o comprimento da sala

Atividade mencionada acima é de fácil percepção e compreensão, mas o intuito é da questão anterior é chamar atenção das crianças e descontrair antes fazer estimativas de medidas do tamanho da sala em diferentes direções.
Assim, tomamos como referência de medida as pastas das atividades das crianças que estão dispostas numa estante, onde os mesmo tem acesso a elas. No entanto, o professor poderá fazer uso de outros materiais para realizar a medida da sala.
O professor anuncia para as crianças a seguinte questão:

  •  Quantas pastas temos na nossa sala de aula?

Nesse momento, o professor pode deixar que as crianças realizem contagem e depois pedirá que tragam para a roda.

  • Vocês acham que essas pastas dá para medir o comprimento da sala?
  • Quantas são necessárias?
  • Quantas pastas temos?

undefined

Figura 3- Crianças contando e medindo o tamanho das pastas


No momento das sugestões, o professor  anota na lousa a estimativa de cada criança e, depois fará para a medição com esse recurso não-convencional de medida.


A medida que forem organizando as pastas em fila o professor vai se remetendo ao quadro onde está anotado as estimativas das crianças.

3º Momento- Diálogo com o grupo

Depois de finalizar a atividade o professor deverá dialogar com o grupo e verificar quem se aproximou mais do resultado.

Recursos Complementares
  • Materiais de medidas convêncionais, como: Pastas, réguas coloridas, cadernos, fitas etc.
  • Régua  e métrica;
  • giz;
  • Cartolina;
  • pincel atômico.
Avaliação

    • Verificar o envolvimento das crianças durante a realização da atividade;
    • Analisar o nível de elaboração das respostas das crianças;
    • Observar se estabeleceram relações de medidas com o material não-convencional para efetuar a medição da sala

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.