17/12/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Perceber e explorar os conceitos matemáticos que envolvam diversas unidades de medidas, seja convencionalmente e não - convencionalmente, como forma de solucionar problemas e, compreender as relações existentes entre a matemática e o espaço que convive. Essa relação desde cedo favorecerá para a construção e articulação com as outras de conhecimento.
• Medidas convencionais e não-convencionais;
• formas e figuras geométricas;
• Relações de tamanho, espessura e forma.
Atividade – Observar o espaço da sala de aula
1º Momento- Estimulando a percepeção da criança sobre o espaço da sala
O professor inicia a sua aula orientando para que as crianças observem o espaço da sala de aula. Nesse momento, questiona-se sobre o comprimento de espaço nas diveras direçoes. como:
Figura 1- Crianças observando o comprimento da sala de aula do fundo até o quadro
Figura 2- Crianças observando e estimado o comprimento da largura da sala de aula
Esses questionamentos são válidos desde que o professor oportunize a criança pensar e refletir sobre essas relações que estão presentes em seu cotidiano. No momento em que as perguntas são lançadas as crianças responderão de forma óbvia, pois a forma geométrica da sala de aula evidenciada é um retângulo.
2º Momento- Estimar a quantidade de pastas para compor o comprimento da sala
Atividade mencionada acima é de fácil percepção e compreensão, mas o intuito é da questão anterior é chamar atenção das crianças e descontrair antes fazer estimativas de medidas do tamanho da sala em diferentes direções.
Assim, tomamos como referência de medida as pastas das atividades das crianças que estão dispostas numa estante, onde os mesmo tem acesso a elas. No entanto, o professor poderá fazer uso de outros materiais para realizar a medida da sala.
O professor anuncia para as crianças a seguinte questão:
Nesse momento, o professor pode deixar que as crianças realizem contagem e depois pedirá que tragam para a roda.
Figura 3- Crianças contando e medindo o tamanho das pastas
No momento das sugestões, o professor anota na lousa a estimativa de cada criança e, depois fará para a medição com esse recurso não-convencional de medida.
A medida que forem organizando as pastas em fila o professor vai se remetendo ao quadro onde está anotado as estimativas das crianças.
3º Momento- Diálogo com o grupo
Depois de finalizar a atividade o professor deverá dialogar com o grupo e verificar quem se aproximou mais do resultado.
• Verificar o envolvimento das crianças durante a realização da atividade;
• Analisar o nível de elaboração das respostas das crianças;
• Observar se estabeleceram relações de medidas com o material não-convencional para efetuar a medição da sala
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!