Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DIVERSIDADE: VÁRIOS SÃO OS SABORES!

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Reconhecer a diversidade própria dos grupos de convivência.
2. Identificar as influências culturais, regionais e familiares nas histórias de “Nossas comidas prediletas!”.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor: Professor, cozinhar pode ser muito divertido! Aproxima pessoas, fortalece os vínculos grupais, aprimora a comunicação, além de possibilitar experiências sensoriais: vários são os aromas, os sabores, as texturas, as consistências, as temperaturas, as cores... Nesta aula sugerida, você deverá se antecipar aos alunos, comunicando aos demais colegas professores, supervisores e coordenadores, bem como à direção da escola a intenção de realizar uma “Oficina de Culinária”. Para isto, o espaço da cantina deverá ser agendado com certa antecedência, bem como a solicitação da parceria das cantineiras durante a Oficina. Acredite, todo este trabalho vale à pena!

Momentos da aula:
1° Momento: O professor deverá convidar os alunos para formar um grande círculo. O tema da conversa é: “As nossas comidas prediletas!”... aquelas que carregam as histórias de nossas famílias... as que nos lembram os sabores das comemorações de aniversários, Natal... dos almoços de domingo... as que nos fazem lembrar do cuidado e carinho de nossas mães, avós e tias (e de outras pessoas que cuidaram de nós quando éramos pequenos) ao prepararem “aquela” comidinha gostosa quando estávamos tristes ou doentes... Cada aluno terá o seu tempo de fala, enquanto os outros exercitam a escuta. A fala do aluno poderá ser complementada por algum colega que tiver um comentário a fazer, talvez pelas semelhanças ou mesmo pelas diferenças entre as suas histórias, ou entre os pratos citados como prediletos.

2° Momento: Professor e alunos deverão identificar nos relatos sobre as histórias das comidas favoritas, as influências culturais, regionais e aquelas próprias de cada família. Além disso, a própria nomenclatura de determinados alimentos também pode variar de região para região, assim como os temperos utilizados! Este exercício possibilita perceber a diversidade inerente aos grupos de convivência ampliando, assim, as experiências de vida de cada um.

3º Momento: Em seguida, o professor deverá propor uma “Oficina de culinária: As nossas comidas prediletas!”. Para a realização desta Oficina, cada aluno deverá trazer de casa a receita da comida que goste muito, preenchendo uma folha que será entregue pelo professor, com os seguintes itens:

Nome da Receita: ------------------------------------------------------------------------------------
História da Receita (Contar brevemente por quem e como a receita do prato foi transmitida e em que momentos da história familiar este prato foi degustado e compartilhado!):
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ingredientes:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Modo de preparo:
1. -------------------------------------------------------------------------------------------------
2. -------------------------------------------------------------------------------------------------
3. -------------------------------------------------------------------------------------------------
4. ------------------------------------------------------------------------- ------------------------
5. --------------------------------------- ----------------------------------------------------------
Rendimento/porções: --------------------------------------------------------------------------

Alunos e professores deverão também produzir um texto coletivo para ser enviado aos pais, informando sobre a “Oficina de Culinária” que acontecerá na escola. No dia combinado, todos deverão trazer para a sala de aula a sua receita e, num dado momento, fazer a leitura da mesma em voz alta. No grupo, poderão escolher dentre todas as receitas, uma ou mais para fazer juntos na escola. Os ingredientes e suas devidas quantidades deverão ser listados e cada aluno se comprometerá a trazer de casa um ou mais itens desta lista. As outras receitas poderão ser preparadas nas casas dos alunos e trazidas posteriormente para a escola, em momento de comemoração com as famílias.

4º Momento: É chegado o dia da Oficina de Culinária! Com as receitas e os ingredientes em mãos, todos deverão se dirigir até a cantina da escola, previamente organizada para receber os alunos para a incrível aventura de cozinhar! Com a colaboração do professor e das cantineiras da escola, os alunos se organizarão para a confecção dos “pratos” escolhidos. (Professor, noções de higiene pessoal e relativas aos alimentos devem ser observadas. Faz-se necessário o uso de toucas, aventais e luvas descartáveis durante a manipulação dos alimentos). Após o preparo das receitas, todos serão convidados a saborear “As comidas prediletas!” de cada um do grupo. Aqueles alunos que trouxeram as suas comidas preparadas de casa deverão colocá-las nas mesas para serem degustadas. Bom apetite!

5º Momento: A cada aluno será solicitada a produção de um texto sobre a experiência vivida na Oficina de Culinária, abordando as aprendizagens, as curiosidades, as descobertas. Os textos poderão ser ilustrados com desenhos, colagens, fotos da Oficina e outros. Na aula seguinte, os textos serão lidos e expostos em um mural, juntamente com as receitas, para que todos possam “saborear” a diversidade inerente a este grupo. O professor poderá auxiliar os alunos a organizar um livro de “Receitas e histórias de nossas comidas prediletas”, cujo lançamento poderá envolver a participação das famílias com um delicioso lanche coletivo!

Recursos Complementares

Professor, como recurso complementar para esta aula, você poderá levar os alunos ao Laboratório de Informática da escola para assistir a um vídeo muito legal de crianças cozinhando com um “chef” de cozinha. É só acessar o sítio http://www.youtube.com/watch?v=mDjVPOtWh0U&feature=related e se divertir!

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos na roda de conversa sobre o que mais gostam de comer, na escrita da receita favorita, na “Oficina Culinária”, na produção individual de texto e na produção do livro de “Receitas e histórias de nossas comidas prediletas”. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram perceber a diversidade própria deste grupo de convivência, no exercício de identificar as influências culturais, regionais e familiares presentes nas histórias de “Nossas comidas prediletas!”.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.