Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CAVALGADA ECOLÓGICA: uma observação crítica do meio ambiente

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

A'ndréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula


OBJETIVOS
     As atividades aqui citadas, se desenvolvidas com crença pelo(a) professor(a), poderão oportunizar aos alunos a concretização de objetivos linguísticos e educacionais que resumem o papel do ensino de Língua Portuguesa na escola: a utilização da língua escrita e falada como instrumento para a internalização e exteriorização de conceitos fundamentais à construção da consciência ecológica.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de letramento
Estratégias e recursos da aula


Justificativa:

    A Escola, enquanto agente de formação da cidadania, tem se esforçado por cumprir esse papel social. Para isso, muitos esforços têm sido envidados pelos professores, no sentido de promoverem práticas pedagógicas que oportunizem aos seus alunos a construção de uma consciência ecológica.
Entretanto, muitas estratégias didáticas terminam por esvaziar o seu sentido educativo ao trazerem, para o centro das discussões, realidades muito distantes de seus alunos, por exemplo, a preservação de florestas longínquas, proteção à fauna e flora inacessíveis. São atividades muito bem intencionadas que não devem ser abolidas, porém necessitam ser antecedidas pela discussão de questões ambientais mais próximas e pontuais.
A sujeira e a degradação que os alunos, muitas vezes, insistem em espalhar pelas salas de aula, pátios, cantinas, ruas, por exemplo, podem se transformar em oportunidades ricas e envolventes para se tratar o tema Ecologia.
O aluno precisa compreender que o seu espaço imediato também é seu meio ambiente. E é esse o momento em que o papel do professor se faz de suma importância. É um terreno fértil para a formação da observação crítica, da prática da denúncia cidadã e do investimento em ações efetivas que visem à sustentabilidade da vida no planeta Terra.

ATIVIDADES

1ª etapa: A motivação
A professora iniciará uma discussão plenária com seus alunos, envolvendo aspectos fartamente divulgados sobre o meio ambiente. Depois, lançará as seguintes questões aos alunos, deixando-os se expressar livremente:
* A nossa sala de aula também é nosso meio ambiente? E a nossa escola?
(Estas perguntas fazem todo o sentido, a partir do momento em que temos nos deparado, não raramente, com o conceito de que meio ambiente é a floresta Amazônica, os rios e mares, as regiões polares ou outras coisas distantes do nosso raio de atuação, isentando-nos, assim, de ações possíveis e eficientes).
* Vocês acham que é nosso dever protegermos o nosso meio ambiente imediato que é a nossa escola? Por quê?
* Se existe o pessoal que é pago para fazer a limpeza, por que é que necessitamos cooperar na limpeza e conservação da nossa escola?
* O que vocês têm feito para prejudicar o nosso meio ambiente?
* E para protegê-lo?
(Esperamos que esse momento de reflexão oportunize aos alunos refletirem sobre seus atos e os encoraje a assumi-los).

undefined

2ª etapa: O planejamento da ação A professora explicará aos alunos que, em uma data a ser estipulada, farão uma Cavalgada Ecológica. Deixará que eles emitam livremente suas opiniões sobre o significado dessa atividade, orientando-os até que cheguem à seguinte conclusão: é um passeio a cavalo para uma observação direta e crítica do meio ambiente escolar.
Para a confecção dos “cavalos”, cada aluno deverá trazer uma garrafa pet e um cabo de vassoura ou coisa que o valha.
Se a escola dispuser de aula específica de Artes, ela poderá ser usada para o trabalho artístico promovendo-se, assim, um trabalho interdisciplinar.

Material necessário e modo de fazer em http://pragentemiuda.blogspot.com/2008/09/cavalinho-de-garrafa-pet.html

undefined

http://labcap1.blogspot.com/2008/06/reciclandogarrafas-pet-virando-arte.html

3ª etapa: A observação crítica da realidade
No dia e hora combinados, os alunos percorrerão todas as dependências possíveis da escola cavalgando e observando tudo o que for significativo para o assunto, orientados pelo(s) professor(s). Essa atividade poderá ser feita em uma aula de Educação Física, concretizando um trabalho interdisciplinar.
Poderão ser objetivos de observação:
• Limpeza e sujeira da escola.
• Conservação das in stalações: pátios, cantina, salas de aula, quadras, jardins, etc.
• Por que alguns ambientes se encontram mais limpos e conservados.
• Recipientes de lixo sujo e lixo reciclável.
• Árvores frutíferas da escola.
• Árvores de flores.
• Animais da escola.
• Outras.

Esta atividade é muito rica e agradável. As crianças se sentem verdadeiros “cavaleiros” e “amazonas”.

4ª etapa: A denúncia
Em uma próxima aula, em sala, a professora estabelecerá com os alunos um momento de denúncias. Os alunos relatarão tudo o que observaram. Emitirão suas opiniões livremente, orientados pelas questões citadas na 3ª etapa.


5ª etapa: Apontando soluções
--- E agora, o que podemos fazer para ajudar a mãe natureza? – perguntará a professora.
a) A primeira sugestão deverá ser feita pela própria professora, caso não apareça a opção: os alunos farão relatórios escritos, denunciando suas observações. Estes poderão ser ilustrados com fotos das crianças, realizadas durante a Cavalgada.
Esses relatórios serão espalhados por todos os lugares visíveis e muito frequentados da escola.

b) Em um outro momento, poderá acontecer um outro passeio ecológico, no qual as crianças, devidamente protegidas por luvas ou sacos plásticos, farão um Mutirão da Limpeza.

Recursos Complementares

BIBLIOGRAFIA
Cartilha da Casa da Natureza – Belgo Juiz de Fora – MG - Brasil
Interdisciplinaridade, Ari Paulo Jantsch e Lucídio Bianchetti
Parâmetros Curriculares Nacionais

Avaliação


AVALIAÇÃO

A professora avaliará se os alunos:
• Estão se envolvendo de maneira efetiva nos trabalhos;
• Emitem opiniões e respeitam opiniões diferentes;
• Demonstram mudança de atitudes diante das questões ambientais;
• Escrevem com competência, considerando-se o seu nível de escolaridade que se encontram.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.