Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POESIA E BILHETE: um diálogo possível

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula


OBJETIVOS
• Criar condições para que o aluno entre em contato com o poema infantil, nas suas diversas modalidades, cultas e populares, proporcionando experiências lúdicas.
• Oportunizar ao aluno dar asas à imaginação, á criação e à sensibilidade.
• Ampliar o seu repertório linguístico-discursivo.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos devem saber ler e escrever e estar inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula

JUSTIFICATIVA

     A Escola, na sua busca constante por métodos e estratégias alfabetizadoras, trouxe os textos para a sala de aula e começou a usá-los como pretextos para o ensino de todos os aspectos de Língua Portuguesa: a sintaxe, a morfologia, o vocabulário, a interpretação, a ortografia, bem como para proporcionar um ponto de partida para produções escritas.
Entretanto, talvez por ainda sofrer o reflexo do preconceito editorial, a poesia ficou relegada, na escola, a um segundo plano e, não raro, a plano nenhum. Assim, nós, professores, estamos perdendo a oportunidade de oferecermos aos nossos alunos um gênero textual rico de significado e de agradável interação para a maioria dos leitores. Também, precisamos considerar que a poesia é o gênero textual que abriga, com excelência, toda a riqueza do imaginário humano e permite, mais do que qualquer outro discurso, uma experiência lúdica com o fenômeno linguístico.
Além dos fatores citados, quanto mais variado for o repertório de gêneros textuais oferecidos aos nossos alunos, mais oportunidade terão eles de ativarem as suas estruturas linguísticas, flexibilizando-as, tornando-se leitores/escritores proficientes.

ATIVIDADES

1a etapa

* A professora distribuirá o livro de poemas "Ou isto ou aquilo", de Cecília Meireles, e deixará que os alunos o folheiem à

vontade, fazendo suas descobertas.

undefined

* Depois pedirá aos alunos que encontrem no livro um poema que se chama "O menino azul".

  (Se a professora não dispuser dos livros, poderá xerocar a poesia para os alunos).

O menino azul

O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.

O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores
_ de tudo o que aparecer.

O menino quer um burrinho
que saiba inventar
histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.

E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.

(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Rua das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.


undefined

• Em seguida, começará a orientar a observação dos alunos para a estrutura diferenciada do texto eles irão anotando, com o auxílio da professora, as observações no caderno:
- A não linearidade do texto, percebida pela disposição dos versos.
- A nomenclatura específica dos elementos do poema:
Verso: é o nome dado a cada linha do poema.
Estrofe: é o conjunto dos versos.
- Este poema tem 25 versos e 5 estrofes.
Outras observações deverão ser feitas pelos alunos: a linguagem sintética do poema, a quase sempre ausência de parágrafos e travessões.

As rimas:
As crianças, em geral, adoram brincar com rimas. A professora, então, pedirá que descubram as rimas e as anotem em seus cadernos:

1ª estrofe: passear rima com conversar
2ª estrofe: dizer rima com aparecer

E assim por diante.

2ª etapa
* Leitura silenciosa do poema.
* Conversa sobre o tema o poema:
- Esta poesia fala de alegria ou de tristeza? Por quê?
- Será que existe um burrinho assim, ou é uma fantasia da poetisa?
- Na 4ª estrofe a poetisa faz uma comparação. A que ela compara o mundo?
* Leitura modelar feita pela professora.

* JOGO POÉTICO
A professora desafiará seus alunos: Quem será que consegue decorar uma estrofe do poema para apresentarmos à frente da classe?
Vários alunos vão querer se arriscar. Então ela dará um tempo para a memorização.
O 1º grupo se apresentará. Os alunos que não conseguiram decorar bem sua estrofe será ajudado pela professora.
À medida que os grupos forem se apresentando, os alunos com mais dificuldades para essa atividade terão mais tempo e oportunidade de decorarem a sua parte e, assim, certamente todos se apresentarão.
Ao final das apresentações todos serão aplaudidos e a professora os parabenizará como forma de incentivo.

3ª etapa
Cartinhas para o Menino Azul: os alunos criarão, no rascunho, cartinhas atendendo ao pedido do Menino Azul. Depois de corrigidas, elas serão passadas a limpo e ilustradas. Então, poderão ser trocadas entre os alunos ou expostas no mural da sala de aula.

Avaliação

´
AVALIAÇÃO

• A professora observará se seus alunos:

- apreciaram a poesia;

- envolveram-se nos trabalhos com prazer;

- compreenderam as especificidades do gênero;

- escreveram e leram com a competência esperada para o nível em que se encontram.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marinalva, EMEF JOAO PEDRO , São Paulo - disse:
    marinalvarocha@yahoo.com.br

    23/07/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo projeto. Eu estava justamente pesquisando algo nesse estilo. Obrigada Mari


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.