Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Reforma Ortográfica e a Diversidade

 

25/02/2009

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Confrontar manifestações específicas da Língua Portuguesa. Apropriar-se da reforma ortográfica da Língua Portuguesa. Respeitar as diferentes manifestações da linguagem em diferentes grupos sociais. Desenvolver o trabalho em grupo de maneira produtiva.
Duração das atividades
4 semanas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Levante o que os alunos já sabem sobre a Reforma Ortográfica
Estratégias e recursos da aula

A reforma ortográfica da Língua Portuguesa entrou em vigor em 2009 visando a unificação da escrita desse idioma nos oito países que o utilizam, conservando as variadas pronúncias.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1503/imagens/lingua_portuguesa.jpg


O Portal do Professor disponibiliza um documentário denominado "Língua", episódio do Programa "Além Mar", que possibilita discutir a pluralidade cultural que envolve países que usam a Língua Portuguesa e disparar uma discussão sobre a Reforma Ortográfica.


Introduza o assunto levantando questões tais como:


• Quantos e quais países falam português?
• Quais as diferenças básicas da Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal?

Exiba o documentário disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/812/lingua.wmv a seu alunos.


 




Organize os alunos em trios e proponha que discutam semelhanças e diferenças da Língua Portuguesa falada e escrita no Brasil e a Língua Portuguesa de outros países, provocando a reflexão sobre foram constituindo-se ao longo do tempo. Para isso é importante resgatar as influências da Língua Portuguesa no Brasil: as línguas faladas pelos indígenas, as línguas faladas pelos negros que vieram escravizados e as línguas faladas pelos imigrantes... Você pode encontrar  referências  sobre o tema em http://cvc.instituto-camoes.pt/hlp/hlpbrasil/index.html   . Provoque-os a pensar em palavras que tenham essas influências.

Peça para que definam em cada grupo quem irá sintetizar as idéias discutidas para o restante da turma.

Em seguida, organize os alunos em um círculo e promova a socialização de opiniões. Faça intervenções durante os comentários, levantando dúvidas de forma que os alunos ponham em jogo tudo o que sabem e despertem o desejo de saberem mais. Introduza, nesse contexto, a proposta de procurarem escolas em países que falam a Língua Portuguesa para trocarem e-mails com alunos de lá. Pesquisem endereços eletrônicos de escolas desses países em trios e enviem um e-mail propondo o intercâmbio cultural entre alunos. O site do Mistério da Educação de Portugal, por exemplo, disponibiliza informações sobre as escolas: http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//roteiro.min-edu.pt/  e  em http://joaoxms.sites.uol.com.br/port-angola-br.htm. Elabore um texto com a turma toda, apresentando os objetivos do intercâmbio e enviem para as escolas selecionadas.


Enquanto aguardam o retorno das escolas, promova uma discussão sobre a Reforma Ortográfica: o que já sabem sobre essa reforma? Quais as principais mudanças? Quais as vantagens da reforma? Proponha que cada trio consulte diferentes fontes sobre o assunto e elaborem um manual sobre o tema. Durante a elaboração desse manual , faça intervenções para que não ocorram equívocos.
Ofereça aos alunos alguns links:


http://www.atica.com.br/novaortografia/index_.htm
http://educacao.uol.com.br/portugues/acordoortografico.jhtm
http://www.abril.com.br/arquivo/acordo_ortografico.pdf
http://www.abril.com.br/acordo-ortografico/

Os pontos que gerarem mais dúvidas, leve para discussão com a turma toda.


Ao estabelecerem a parceria com alguma escola de países que falam a Língua Portuguesa, organize os alunos para a troca de e-mails: combinem, por exemplo, um leque possível de assuntos, tais como, discussão de interesses, tradições, a realidade econômica, política e social dos países, expectativas dos jovens, gírias em comum , Incentivando a troca de impressões sobre os países.

Peça que cada aluno traga para discussão com seu trio o texto recebido para observarem as diferenças na escrita, a escolha de vocabulário, pontuação, acentuação, verbos utilizados, etc., considerando as características dos textos em e-mail.


Organize uma discussão com a turma toda para troca de experiências e impressões, bem como para a organização de todo o conhecimento construído.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Língua Vídeo
Recursos Complementares
Testem seus conhecimentos sobre a Reforma Ortográfica: http://veja.abril.com.br/idade/testes/reforma-ortografica.shtml
Avaliação
Observe quais aspectos os alunos destacaram durante as discussões com a turma toda: houve respeito pelas diferentes manifestações da linguagem em diferentes países? Verifique quanto os alunos conseguirem apropriar-se das mudanças decorrentes da Reforma Ortográfica durante a elaboração dos Manuais. Promova a reflexão dos alunos nos mesmos trios em que trabalharam : o que aprenderam durante o processo? Como ocorreu a organização das discussões e socializações? Todos participaram?
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 2/6 - 33.33%
  • Quatro estrelas 4/6 - 66.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • wesley pereira brito alves, E.M> Sebastião Guilherme de Oliveira , Minas Gerais - disse:
    wesley.ba@pbh.gov.br

    09/04/2010

    Quatro estrelas

    Este site e muito interesante para o futuro do país, pois os alunos ficarão mais atento com a reforma ortografica.


  • Sâmila Saraiva de Sales, EEM LICEU DE QUIXADÁ MARIA CAVALCANTE COSTA , Ceará - disse:
    samilalouk@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Excelente! Que aula maravilhosa! Vou adotá-la.


  • CARLA EMANUELA BITTENCOURT DE FREITAS, CASEMIRO BEZERRA DE ARAUJO EEFM , Ceará - disse:
    carla_bittencourtf@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    PARABÉNS pelo dinamismo em promover com os alunos um intercâmbio entre outors alunos através dos e-mail, de modo a possibilitar entre eles o conhecimento dos diversos dialetos existes entre os países de Língua Portuguesa.


  • FRANCISCO SEVERINO DOS SANTOS FILHO, COLÉGIO ESTADUAL NOVO HORIZONTE EM , Paraná - disse:
    everino@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante esse plano de aula pois o mesmo está muito bem elaborado e atrativo aos alunos devido ao intercâmbio com outras pessoas através de e-mail


  • gislaine, Escola Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira , Tocantins - disse:
    ghigi22_8@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei super interessante este planejamento. Continue postando mais. Isso contribui mto para nós.


  • Zelia ricarte, u.e.v.gregorio gondim da silva , Rio Grande do Norte - disse:
    zeliatimbauba@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    sua aula é ótima vou utiliza-la para minha turma aumentar o seu conhecimento e melhorar em aprendizagem.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.