Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


RESPONSABILIDADE

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
• Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
• Analisar características da Língua Portuguesa e marcas lingüísticas de diferentes textos, interessando-se por aprofundar seus conhecimentos sobre a língua.
• Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
• Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 01 aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Gênero textual : histórias em quadrinhos: forma composicional, linguagem, função, domínio discursivo.
- Algumas habilidades de codificação e decodificação do código escrito.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- HQ da Chiquinha


1º Passo:
- O professor apresenta o texto para os alunos e discute os aspectos importantes para a leitura desse gênero textual.
- Solicita a leitura do texto pelos alunos.

                    Jornal Hoje em dia - Matinê - 1992

2º Passo:

- Após a leitura da história, o professor propõe a seguinte discussão:

1. Comentários: O que é senso de responsabilidade?
2. Onde está o humor na história lida?
3. Com que Chiquinha está conversando?
4. Você tem senso de responsabilidade? Dê exemplos de atitudes do dia a dia que mostram seu senso de responsabilidade.

3º Passo:

- O professor propõe que os alunos imaginem como essa história poderia continuar. Ouve a opinião de alguns e faz os comentários necessários.

- Solicita que os alunos continuem, então a história da Chiquinha, criando mais 2 quadrinhos.

- Socializa, comenta e propõe a correção da criação dos alunos e coletivamente preparam e realizam a exposição dos trabalhos.

Recursos Complementares

Autor da HQ _ Miguel Paiva: http://bloglog.globo.com/miguelpaiva/

http://www.radicalchic.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Paiva

- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, inclusive a criação dos quadrinhos dando seqüência à história, bem como as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.