08/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
• Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
• Analisar características da Língua Portuguesa e marcas lingüísticas de diferentes textos, interessando-se por aprofundar seus conhecimentos sobre a língua.
• Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
• Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.
- Gênero textual : histórias em quadrinhos: forma composicional, linguagem, função, domínio discursivo.
- Algumas habilidades de codificação e decodificação do código escrito.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- HQ da Chiquinha
1º Passo:
- O professor apresenta o texto para os alunos e discute os aspectos importantes para a leitura desse gênero textual.
- Solicita a leitura do texto pelos alunos.
Jornal Hoje em dia - Matinê - 1992
2º Passo:
- Após a leitura da história, o professor propõe a seguinte discussão:
1. Comentários: O que é senso de responsabilidade?
2. Onde está o humor na história lida?
3. Com que Chiquinha está conversando?
4. Você tem senso de responsabilidade? Dê exemplos de atitudes do dia a dia que mostram seu senso de responsabilidade.
3º Passo:
- O professor propõe que os alunos imaginem como essa história poderia continuar. Ouve a opinião de alguns e faz os comentários necessários.
- Solicita que os alunos continuem, então a história da Chiquinha, criando mais 2 quadrinhos.
- Socializa, comenta e propõe a correção da criação dos alunos e coletivamente preparam e realizam a exposição dos trabalhos.
Autor da HQ _ Miguel Paiva: http://bloglog.globo.com/miguelpaiva/
http://www.radicalchic.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Paiva
- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, inclusive a criação dos quadrinhos dando seqüência à história, bem como as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!