08/12/2009
Marta Elizabeth de Sousa e Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Trabalhar a Geografia utilizando-se de recursos que estimulem a curiosidade e o aprendizado do aluno está se tornando inevitável, pois a questão de que a Geografia era um tipo de conteúdo decorativo está sendo desmistificada a cada dia. Portanto, é necessário procurar métodos de aprendizagem que ajudem o aluno a pensar por si próprio não deixando que ele se detenha apenas no conhecimento que o professor passa. O software Salvem o Mico propõe exatamente isso, estimular o pensamento crítico do aluno quanto as questões ambientais como a preservação com a natureza e com os animais, conhecer aspectos importantes de alguns dos estados e cidades brasileiras como São Paulo, Ouro Preto, Amazonas, Acre, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso, além de instigar sua curiosidade sobre outros assuntos, tudo isso de maneira dinâmica e divertida. Os alunos tambem irão saber mais sobre o Mico-leão-dourado que é o personagem principal deste software, sobre outros animais da fauna brasileira que estão ameaçados de extinção (peixe-boi, arara-azul, lobo-guará, preguiça-de-coleira, cervo do pantanal, tamanduá-bandeira, onça-pintada), e exercitar seus conhecimentos sobre geografia e história do Brasil.
Professor, é interessante que você já tenha trabalhado alguns conhecimentos sobre meio ambiente com os alunos, como sobre o Mico-leão-dourado que é o personagem principal do software, cidades brasileiras e consciência ambiental para que os alunos possam entender o objetivo do jogo. Dos alunos é esperado que sejam alfabetizados e tenham noção do conhecimento sobre o conteúdo trabalhado no software, além de ter um manuseio básico do teclado e controle do mouse, pois caso não tenham estes requisitos eles poderão não conseguir realizar atividades ou não ter a compreensão do jogo e tendo dificuldade em finalizá-lo. Dependendo de como o pensamento crítico ambiental dos alunos esteja sendo trabalhado, eles poderão não obter interesse em saber sobre a temática ambiental e as informações contidas no jogo terão pouco ou nenhum efeito sobre eles.
Professor, é de extrema importância que você explore o jogo bem previamente para saber todos os desafios e informações que o software oferece. Assim você estará mais seguro para auxiliar seus alunos no momento devido.
Como aguçar o interesse dos alunos pelas questões ambientais e estimular o desenvolvimento do pensamento crítico ambiental do alunos?
1º Passo: Professor. em uma roda de conversa faça um momento de motivação com os alunos fazendo perguntas sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente como: O que fazer para proteger os animais? E para as florestas não desaparecerem? Que atitudes você já tomou para ajudar o nosso meio ambiente? Se não cuidarmos dos animais, das florestas, dos rios, o que pode acontecer? O que podemos fazer para isso não acontecer? Anote as colocações dos alunos na lousa ou em uma folha de papel madeira.
2º Passo: Faça a apresentação do software e uma exploração explicativa incentivando os alunos a fazerem a leitura de todos os quadros que aparecerem durante o jogo, dizendo que as informações contidas são de grande relevância.
3º Passo: Peça que os alunos abram o software a ser trabalhado e também comecem a fazer uma exploração iniciando pelas instruções e logo depois iniciando o jogo.
4º Passo: Peça que os alunos escrevam em uma folha as informações que eles acharem mais interessantes, como quais animais ameaçados em extinção o jogo mostra e curiosidades sobre algumas localidades brasileiras.
1º Passo: Os alunos iniciam a exploração do software, fazem a leitura das instruções e iniciam o jogo de acordo com suas habilidades e informações colhidas.
2º Passo: Os alunos compartilham seus conhecimentos para passar as etapas, conseguir pegar os acessórios e as informações que formarão a senha, que na última etapa servirá para soltar o mico.
3 Passo: Os alunos fazem as anotações das informações disponibilizadas pelo jogo.
OBS1: O professor pode servir de mediador para auxiliar os alunos em dificuldades técnicas, não interferindo na procura pelas soluções.
1º Passo: Ao finalizar todas as etapas e libertar o Mico-leão-dourado, os alunos compartilham entre si as dificuldades e os conhecimentos adquiridos durante todo o percurso do jogo.
2º Passo: Os alunos fazem a socialização de suas anotações e destacam o que acharam de mais interessante.
OBS2: Os alunos que não conseguiram finalizar compartilham com os outros a dificuldade e a etapa que não conseguiram passar. Os outros alunos dão as dicas e os que não finalizaram terão a oportunidade de fazê-lo.
1º Passo: Professor, faça uma relação do conteúdo que já havia sido explorado em sala de aula com o que os alunos aprenderam no jogo.
2 Passo: Peça que os alunos fixem suas anotações em uma folha de papel madeira para que todos possam ter acesso as colocações dos colegas.
3º Passo: Entregue uma folha em branco para cada aluno e peça que eles desenhem ou escrevam algo sobre o que aprenderam durante a aula.
Este jogo nomeado de “salve o mico” é bem dinâmico e de fácil manuseio, pois vem com as instruções para ajudar o aluno a conseguir atingir o objetivo sem que sejam dadas respostas prontas. É um jogo separado por etapas na qual o aluno deve pegar um mapa, acessórios e informações que irão levá-lo ao esconderijo dos traficantes de animais, onde o Mico-leão-dourado foi colocado. As informações colhidas vão formar uma senha que será utilizada para libertar o mico. É um passo-a-passo divertido que permite voltar a localidade anterior caso tenha errado o percurso ou esquecido de pegar algo. Também é recheado de curiosidades e informações interessantes sobre o meio ambiente que podem ser visualizadas durante a jornada, além de conter outros joguinhos como memória, jó-ken-pô, certo ou errado e 7 erros com a finalidade de conseguir pegar os acessórios que ajudaram na missão.
Leitura complementar sobre a metodologia de ensino : Sequência Fedathi
Como a avaliação é algo que deve ser realizado continuamente, professor, durante todo o andamento das atividades, desde a sala de aula até o momento do laboratório, faça observações e anote os progressos de seus alunos para o acompanhamento da aprendizagem de cada um. Caso a turma seja muito grande e a observação individual seja inviável, faça uma observação geral de toda a turma comprovando o avanço nos resultados e na prova.
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