09/12/2009
Marta Elizabeth de Sousa e Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Aprender inglês às vezes pode se tornar complexo se não for trabalhado de forma interessante e que chame a atenção do aluno. A utilização do software The Animals vem buscar desenvolver o vocabulário da língua inglesa e a leitura do aluno, além de permitir que eles conheçam alguns animais domésticos e selvagens como gato, cavalo, coelho, cachorro, girafa e elefante, relacionando-os com a língua inglesa. O interessante destas atividades está em realizá-las de acordo com a capacidade de raciocínio do aluno, pois elas podem ser separadas em três níveis de dificuldade.
Professor, é preciso que você tenha trabalhado os animais domésticos e selvagens, de preferência os que são usados no software (gato, cavalo, coelho, cachorro, urso, cobra, rato, girafa, elefante...) e mais algumas palavras do vocabulário inglês incluindo verbos, artigos, pronomes, para facilitar na tradução de pequenos textos contidos em algumas atividades. Dos alunos é esperado que já se tenha alguma noção da língua inglesa e conheçam os animais apresentados no software, pois caso contrário eles poderão não conseguir realizar atividades e não ter o entendimento completo da leitura dos exercícios de completar, ordenar e identificar palavras. Por ser uma língua estrangeira os alunos poderão ter dificuldades em distingui-la da língua portuguesa, principalmente por já estarem presos a uma convenção que pode ter lhes sido ensinada na educação infantil. Os alunos também poderão ter dificuldades de assimilação do animal com seu nome em inglês devido a mesma convenção. Também é preciso que já se tenha um manuseio básico do teclado e controle do mouse.
Professor, é de extrema importância que você explore o jogo bem previamente para saber todos os desafios e informações que o software oferece. Assim você estará mais seguro para auxiliar seus alunos no momento devido.
Professor, antes de iniciar a aula você deve ter uma conversa com seus alunos, estabelecendo alguns pontos: solicite que os alunos respeitem a vez do colega e deixe ele levantar as possíveis soluções (isso ocorre se os alunos dividirem um computador para dois, o que é recomendado); esclarecer que o acesso ao computador é para a realização da atividade e que para um melhor aprendizado outros programas não deverão ser acessados a não ser para pesquisa do próprio conteúdo; pedir que caso tenham alguma dificuldade técnica peçam o seu auxílio. Pedir também que os alunos não desliguem o computador informando onde eles não devem mexer.
Que palavras da língua inglesa que estão sendo trabalhadas em sala de aula os alunos estão conseguindo internalizar para a realização de atividades?
1º Passo: Professor, realize, inicialmente, uma atividade de motivação com os alunos. Faça uma roda no centro da sala; pegue figuras de animais e peça que eles digam o nome daquele animal em português e depois em inglês; pegue várias letras e as espalhe no centro da roda e peça que eles formem o nome de algum animal em inglês e digam em português que animal eles formaram.
2º Passo: Apresente o software e fazendo uma exploração explicativa relembrando o que foi aprendido anteriormente em sala de aula.
3º Passo: Peça que os alunos abram o software a ser trabalhado e também comecem a fazer uma exploração.
4º Passo: Solicite que cada um escolha três tipos de atividades que desejam realizar e um pelo qual querem iniciar, não sendo obrigatório todos seguirem a mesma sequência.
5º Passo: Indique sites de dicionário on-line e disponibilize dicionários concretos inglês-português, para que os alunos tenham uma fonte de pesquisa para a realização das atividades mais complexas e facilitar na busca pelo resultados.
OBS1: Como algumas atividades tem um nível de complexidade um pouco elevada, é interessante que os alunos fiquem em duplas para facilitar a colaboração e encontrar o resultado.
OBS2: As 14 atividades podem ser divididas em três níveis: Nível1: memory, associate, association, explore, memory 2, memory 3. Nível 2: order, fill in 2, identify, woldsearch, woldsearch 2. Nível 3: fill in, crossword 2, crossword.
1º Passo: Os alunos iniciam a exploração do software e procuram os três tipos de atividades que mais interessaram a eles.
2º Passo: Após fa zer a escolha dos trê s tipos de atividades os alunos escolhem a atividade pela qual querem começar e iniciam a resolução dos problemas propostos compartilhando soluções entre as duplas.
3º Passo: Caso tenham dificuldade os alunos buscarão no dicionário on-line ou concreto inglês-português auxílio para resolver os problemas propostos pelas atividades.
OBS1: O professor pode servir de mediador para auxiliar os alunos em dificuldades técnicas e dando explicações sobre o nível das atividades, não interferindo na procura pelas soluções.
1º Passo: Ao finalizar todas as atividades, os alunos fazem uma roda de conversa.
2º Passo: Socializam o que aprenderam em cada atividade e as soluções que encontraram.
3º passo: Fazem a exposição das maiores dificuldades encontradas, o tipo de atividade que mais gostaram de fazer e como fizeram.
4º Passo: Os alunos que não conseguiram finalizar também juntam-se à roda de conversa para identificar com o auxílio dos colegas as respostas que lhe faltaram.
OBS1: Posteriormente é possível deixar os alunos finalizarem o que não haviam conseguido terminar para não haver frustração pelo fato de não terem terminado como os colegas.
1º Passo: Professor, faça uma relação do conteúdo que havia sido explorado em sala de aula com o que foi colocado em prática, esclarecendo e reforçando o aprendizado dos alunos.
2º Passo: Peça que os alunos escrevam no quadro branco ou em uma folha de papel madeira os nomes dos animais que aprenderam em inglês e coloque do lado o nome em português. Depois peça pra que digam quais desses animais são domésticos, e quais são selvagens.
O software que tem por título “the animals” traz 14 atividades que trabalham desde o aprendizado da língua inglesa até o raciocínio lógico do aluno abordando a temática de animais. Essas atividades permitem que os alunos possam reforçar o aprendizado de sala de aula servindo como um auxílio para a fixação do conteúdo estudado. As atividades do software são divididas por tipos (quebra-çabeça, memória, associação, palavras cruzadas, caça palavras, completar, identificar, ordenar palavas) o que facilita na escolha e na sequência que o usuário quer seguir.
Leitura complementar sobre a metodologia de ensino: Sequência Fedathi.
Como a avaliação é algo que deve ser realizado continuamente, professor durante todo o andamento das atividades, desde a sala de aula até o momento do laboratório, faça observações e anote os progressos de seus alunos para o acompanhamento da aprendizagem de cada um. Caso a turma seja muito grande e a observação individual seja inviável, faça uma observação geral de toda a turma comprovando o avanço nos resultados e na prova.
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08/04/2010
Três estrelasGostei! Vou aplicar essa aula. Valeu pela colaboração, professora.