10/12/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
A partir dessa aula os/as alunos/as poderão compreender a importância da economia no consumo de energia elétrica e água; aprender a interpretar as contas de água e luz e conscientizar da importância da água em nossas vidas bem como a preservação do meio ambiente.
Professor/a é preciso que os/as alunos/as consigam fazer cálculos envolvendo operações de adição e de subtração e já sejam alfabetizados, ou seja, dominem a leitura e a escrita.
1ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos
Para essa primeira aula, forneça aos/às alunos/as: cartolina e cópias dos dois desenhos que se seguem:
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_JB1MBJfZNw4/SH4VjEHntdI/AAAAAAAAB2s/yzyC2tyztJ4/s400/televis%C3%A3o.jpg
Fonte: http://www.fotosdahora.com.br/clipart/cliparts_imagens/17Casa//tomando_banho_05.jpg
Fornecido o material, peça aos/às alunos/as, que posicionem a cartolina na horizontal, e na parte superior escrevam: NÃO DESPERDICE. Depois, colem as figuras, cada uma de um lado, e logo abaixo, redijam frases referentes às atitudes que estão representadas nas figuras, conscientizando-os/as sobre o não desperdício.
2ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a leve para a sala de aula, xerox de contas de água e energia elétrica de três meses seguidos, se possível em folhas A3, por serem de melhor visualização.
Trabalhe, separadamente, as contas de água e energia elétrica, explicando-lhes sobre sua estrutura.
Leve seus/suas alunos/as a observarem o consumo de watts, explicando a eles/as o que significa e de água utilizados, mês a mês e compará-los.
Em casa, peça que, comparem, também separadamente, com o auxilio de um adulto, o consumo de água e de energia elétrica de três meses seguidos, como o que foi realizado em sala de aula, registrando os meses utilizados e os consumos, respectivamente, das duas contas. Você poderá fazer tabelas para que os/as alunos/as possam perceber a diferença entre os diferentes meses.
3ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a divida as crianças em duplas e peça que comparem os gastos de sua casa com a casa de seu/sua colega. Verificando:
a) quem consumiu mais e menos água;
b) quem consumiu mais e menos energia elétrica;
c) que mês o consumo foi maior e menor.
d) que fornecimento foi mais consumido: água ou energia elétrica.
Com os dados em mãos, peça às duplas que os registrem em forma de gráfico. Professor/a utilize folhas quadriculadas, para registrar os consumos encontrados.
Solicite que façam um gráfico de consumo de energia e um gráfico de consumo de água. É necessário que nesse momento, um padrão de registro seja estabelecido para a turma, ou seja, um quadradinho da folha quadriculada valerá 50, 100 watts para energia elétrica ou centímetro cúbico para água.
Feito os gráficos exponha-os na sala de aula para que verifiquem os consumos mais altos e os mais baixos.
Professor/a leve para sala alguns gráficos de colunas para que eles vejam. Consulte o sítio: http://office.microsoft.com/pt-br/help/HA012337371046.aspx você vai encontrar vários gráficos que poderá apresentar aos seus/suas alunos/as.
Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/help/HA012337371046.aspx
http://www.fotosdahora.com.br/clipart/cliparts_imagens/17Casa//tomando_banho_05.jpg
A avaliação desta aula poderá ser feita considerando a participação e o envolvimento dos grupos de alunos/as na atividade.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante o trabalho com temas presentes no cotidiano das crianças. Além disso, é muito importante o trabalho com gráficos desde as séries iniciais.