Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Apague a luz e feche a torneira

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir dessa aula os/as alunos/as poderão compreender a importância da economia no consumo de energia elétrica e água; aprender a interpretar as contas de água e luz e conscientizar da importância da água em nossas vidas bem como a preservação do meio ambiente.

Duração das atividades
Aproximadamente 120 minutos-Três (3) aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a é preciso que os/as alunos/as consigam fazer cálculos envolvendo operações de adição e de subtração e já sejam alfabetizados, ou seja, dominem a leitura e a escrita.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos

Para essa primeira aula, forneça aos/às alunos/as: cartolina e cópias dos dois desenhos que se seguem:

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_JB1MBJfZNw4/SH4VjEHntdI/AAAAAAAAB2s/yzyC2tyztJ4/s400/televis%C3%A3o.jpg

Fonte: http://www.fotosdahora.com.br/clipart/cliparts_imagens/17Casa//tomando_banho_05.jpg

Fornecido o material, peça aos/às alunos/as, que posicionem a cartolina na horizontal, e na parte superior escrevam: NÃO DESPERDICE. Depois, colem as figuras, cada uma de um lado, e logo abaixo, redijam frases referentes às atitudes que estão representadas nas figuras, conscientizando-os/as sobre o não desperdício.


2ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos


Professor/a leve para a sala de aula, xerox de contas de água e energia elétrica de três meses seguidos, se possível em folhas A3, por serem de melhor visualização.
Trabalhe, separadamente, as contas de água e energia elétrica, explicando-lhes sobre sua estrutura.
Leve seus/suas alunos/as a observarem o consumo de watts, explicando a eles/as o que significa e de água utilizados, mês a mês e compará-los.
Em casa, peça que, comparem, também separadamente, com o auxilio de um adulto, o consumo de água e de energia elétrica de três meses seguidos, como o que foi realizado em sala de aula, registrando os meses utilizados e os consumos, respectivamente, das duas contas. Você poderá fazer tabelas para que os/as alunos/as possam perceber a diferença entre os diferentes meses.


3ª aula – Uma (1) aula de 60 minutos

 Professor/a divida as crianças em duplas e peça que comparem os gastos de sua casa com a casa de seu/sua colega. Verificando:
a) quem consumiu mais e menos água;
b) quem consumiu mais e menos energia elétrica;
c) que mês o consumo foi maior e menor.
d) que fornecimento foi mais consumido: água ou energia elétrica.
Com os dados em mãos, peça às duplas que os registrem em forma de gráfico. Professor/a utilize folhas quadriculadas, para registrar os consumos encontrados.
Solicite que façam um gráfico de consumo de energia e um gráfico de consumo de água. É necessário que nesse momento, um padrão de registro seja estabelecido para a turma, ou seja, um quadradinho da folha quadriculada valerá 50, 100 watts para energia elétrica ou centímetro cúbico para água.
Feito os gráficos exponha-os na sala de aula para que verifiquem os consumos mais altos e os mais baixos.
Professor/a leve para sala alguns gráficos de colunas para que eles vejam. Consulte o sítio: http://office.microsoft.com/pt-br/help/HA012337371046.aspx você vai encontrar vários gráficos que poderá apresentar aos seus/suas alunos/as.

Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/help/HA012337371046.aspx

http://www.fotosdahora.com.br/clipart/cliparts_imagens/17Casa//tomando_banho_05.jpg

Avaliação

A avaliação desta aula poderá ser feita considerando a participação e o envolvimento dos grupos de alunos/as na atividade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alex Carvalho, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    alex.fucamp@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante o trabalho com temas presentes no cotidiano das crianças. Além disso, é muito importante o trabalho com gráficos desde as séries iniciais.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.