Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando cartas em Matemática.

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
PATRICIA CARVALHO PACHECO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizando essa atividade, o/a aluno/a poderá exercitar os conhecimentos relativos a resolução de cálculo mental e de problemas envolvendo a operação de adição e fazer comparações de quantidades.

Duração das atividades
Aproximadamente 120 minutos- 2 aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a é preciso que os/as alunos/as já realizem operações de adição.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula- uma (1) aula de 60 minutos


Professor/a sugere-se para essa aula um jogo, portanto você irá precisar de cartas de baralho, exceto reis, damas e valetes. Cada grupo deverá ter um jogo de baralho completo. Lembre-se que as regras precisam ser apresentadas, anteriormente, aos/às alunos/as no retroprojetor ou reproduzidas xerocopiadas para cada um/a.
As regras são as seguintes:
1) Organize os/as alunos/as em grupos de quatro.
2) Decida a ordem dos/as jogadores/as sorteando pelo dado. Forneça dois dados para cada grupo. Cada um/a na sua vez joga os dados, os números sorteados em sua face deverão ser adicionados, a ordem dos/as jogadores/as será dada pelos maiores valores encontrados no jogo com os dados.
3) Cada jogador/a receberá 3 cartas que devem ficar viradas para cima, à sua frente, durante toda o jogo.
4) Outras 7 cartas serão também colocadas de face para cima, porém enfileiradas no centro da mesa, e as demais ficam em um monte a disposição para reposição.
5) Cada jogador/a em sua vez deverá pegar as cartas do meio e que forem necessárias, para que ele/a consiga chegar ao mesmo total das cartas que estão dispostas à sua frente. Por exemplo, se na sua frente ele/a tem as seguintes cartas 4, 8 e 6, e no centro da mesa há as cartas, 9, 3, 5, 10, 2 e 7, o/a jogador/a poderá pegar as cartas 10, 3 e 5 para obter a soma de suas três cartas que é 18.
6) Quando não mais conseguir formar conjuntos com a sua soma, deverá buscar repor as cartas do meio com as cartas do monte de reposição e passar a vez para o/a próximo/a jogador/a.
7) Ao final do jogo, quem obtiver mais conjuntos de cartas com as somas será o/a vencedor/a.
8) Registre o momento do jogo no caderno, solicitando que, os grupos falem sobre o jogo:as dificuldades e as facilidades encontradas.


2ª aula- uma (1) aula de 60 minutos.


Você professor/a poderá criar algumas problematizações com o jogo realizado na aula anterior. Por exemplo:
a) As cartas de Maria Júlia são 6, 8 e 4. Qual é a soma delas durante o jogo?
b) Rafaela tem sempre que formar 22. As cartas disponíveis na mesa na sua vez de jogar são: 3, 5, 6, 9, 1, 10, 4. Quais cartas ela pode pegar para conseguir sua soma?

Avaliação

A avaliação desta aula poderá ser feita considerando a participação, a capacidade de raciocínio e o envolvimento dos grupos de alunos/as na atividade. Você professor/a poderá variar esse jogo, utilizando 4 cartas por jogador/a e 9 cartas ao centro. Também poderá modificar a operação utilizando a multiplicação com o valor das 3 cartas. Essa variação é indicada a partir do 4º ano do Ensino Fundamental no ensino de 9 anos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.