Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Crianças na rua- cidadania roubada

 

21/01/2009

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Debater quais são os condicionantes sociológicos que determinam situações aterorrizantes como meninos e meninas morando nas ruas. Despertar o senso crítico e atuante dos jovens em não se acomodarem diante das injustiças da sociedade.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Verificar quais argumentos apresentam em relação a crianças e adolescentes moradores de rua.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1506/imagens/pct_rua_009.jpg

fonte: http://www.brazilkids.de/pct_rua_009.jpg


Orientações didáticas

Nossa sociedade ainda tem muitas conquistas a adquirir diante das injustiças que presenciamos, no entanto os problemas não desaparecerão como mágica, temos que formar cidadãos que tenha capacidade pra enxergar os problemas sociais e inteligência para saná-los. Para tal, a formação escolar deve prever uma conscientização do que os cidadãos necessitam para ter uma vida digna.
Essa aula parte de uma animação disponível no Portal do Professor, que nos tira da nossa zona de conforto e nos alerta que há seres humanos que têm tratamento de ratos. Chocante! Sim, mas profundamente verdadeiro pra nossa vergonha. Convide-os alunos a refletirem sobre essas questões. Afinal, como diria Marina Colassanti, “a gente se acostuma, mas não devia”.
Há uns dias estava lendo sobre uma revolução constante e silenciosa que está ocorrendo em Cuba, uma jovem Yoani Sanchez utiliza a Internet para questionar as ações de seu país, seu blog já se tornou conhecido pelo mundo a fora e a revista época fez uma reportagem, você pode ler a matéria na integra http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI12891-15227,00-UM+BLOG+NA+MAO+E+FIDEL+NO+CALCANHAR.html
Notícias como essa corroboram minha opinião de que a Internet pode se consolidar como uma rede integrada de denúncias e busca de soluções. O eixo da atividade que segue é construir um espaço na Web que discuta a infância e a adolescência roubada de meninos e meninas que vivem nas ruas.
 

Seqüência Didática

Para abordar o tema proposto, é necessário que os alunos entendam o objetivo da atividade, ou seja, refletir sobre a vida de meninos e meninas de rua e o por quê destes jovens estarem sendo roubados em seus direitos de cidadania.

Disponibilize este link de um vídeo no youtube que mostra que muitas vezes precisamos remover juntos os obstáculos.

http://www.youtube.com/watch?v=-VD5Rpz9tdY&feature=related

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1506/imagens/me1.jpg

Lance questões sobre:
O que é iniciativa?
Que diferença podemos fazer no mundo?
Peça exemplos práticos

Diga para a classe que você trará para fomentar a discussão um tema muito doloroso, a vida de crianças e adolescentes nas ruas.
Apresente aos alunos a animação Ratos de Rua disponível no Portal do Professor.
Debata com os alunos o impacto da animação.
Que mensagens são transmitidas pela animação?
Qual a relação entre a animação e a vida real?

Faça uma parceria com a professora de Língua Portuguesa e ajude-os alunos a exercitarem a escrita de dissertações.
O 1º desafio pode ser escrever sobre o vídeo Ratos de rua que não possui uma narrativa oral.
O 2º Desafio pode ser a transcrição e opinião sobre a música: Sonho Impossível de Chico Buarque relacionado com crianças e adolescentes moradores de rua.
 

Sonho Impossível
Chico Buarque
Composição: Joe Darion, Mitch Leigh (versão em português de Chico Buarque)
Sonhar
Mais um sonho impossível
Lutar
Quando é fácil ceder
Vencer
O inimigo invencível
Negar
Quando a regra é vender
Sofrer
A tortura implacável
Romper
A incabível prisão
Voar
Num limite improvável
Tocar
O inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar esse mundo
Cravar esse chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã, se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu delirar
E morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão

Fonte: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/86054/

Vá trazendo diferentes desafios, associando imagens, vídeos, músicas, livros, pesquisas e entrevistas.

Um livro que aborda a questão estudada é Capitães de Areia de Jorge Amado que foi escrito em 1937, no século passado, mas infelizmente continua atual.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1506/imagens/me3.jpg

Dica: Neste mês publicarei uma aula sobre o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente seria interessante estender a discussão e baseá-la na lei que protege essa faixa etária.

Fomente a pesquisa e a reflexão através da escrita. E quem sabe outras ações podem surgir no processo. Ações que associem teoria e prática.

Segue um exemplo de site que propõe a discussão da Disciplina História

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1506/imagens/me2.jpg
 

fonte: http://sobrehistoria.wordpress.com/sobre/

Esse é um exemplo de um ciberespaço para discutir sobre a História. A sugestão é criar um ciberespaço no qual os alunos possam ir colocando atualidades, suas opiniões, dessa forma o assunto tratado é correlacionado a outros e ainda há a oportunidade de outras pessoas interagirem trazendo novas possibilidades para as discussões em sala de aula.

Você pode encontrar tutoriais que ajudam a publicar o blog em:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/wordpress/
 

Recursos Complementares
http://www.youtube.com/watch?v=xkjSRz02_ZU&feature=PlayList&p=0E6355FEF061DBF3∈dex=0&playnext=1 http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/criancas-na-rua-3168/artigo/
Avaliação
Identifique o avanço nos argumentos apresentados pelos alunos; O interesse na pesquisa para aumentar as publicações no blog; As relações que os alunos estabelecerão entre os aspectos socioeconômicos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 2/6 - 33.33%
  • Quatro estrelas 4/6 - 66.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • renata, UFGRS , Rio Grande do Sul - disse:
    renata.loureiro@ibest.com.br

    09/04/2011

    Quatro estrelas

    Agra com a nova política de assistência social as grandes cidades cntam com um servço chamado "Abordagem Social" para irem nas ruas falar e ajudar as pessoas em situação derua. Procurei no site de sua preeitura o telefone do CREAS (centro de referência especializado da assistência social) para passar em sala de aula!


  • marcella gomes de oliveira souza, EEEFM 15 DE OUTUBRO , Rondônia - disse:
    marcellia_25sousa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    parabéns!!!!!!


  • Beatriz Alves da Silva, Faculdade Santa Terezinha , Distrito Federal - disse:
    beatrizhrma@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Moro na capital do nosso país e vejo a falta de leis que valorize a sociedade mais carentes do Brasil, então, nos educadores preocupados com a igualdade é que temos que concientizar nosso alunos das realidades, portanto é através de aulas assim que estaremos contribuindo com a diminuição das desigualdades humanas. Eperar por leis desse políticos que só querem saber de colocarem dinheiro na cueca e na meia é falta de tempo..Vamos todos unidos por um único objetico EDUCAR...parabénss


  • marillac martins, EEM MARIA CELESTE DE AZEVEDO PORTO , Ceará - disse:
    marilacmart @gmail.com.

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da sugestão da aula -Criança na rua , Cidadania ruobada, momento oportuno para refletir sobre a vida de meninos e meninas de rua e o porquê destes jovens estarem sendo roubados em seus direitos de cidadania. Parabens!


  • Claudia maria de oliveira, EEFM JOSÉ MARTINS RODRIGUES , Ceará - disse:
    cvalencar@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É um tipo de atividade muito interessante porque desenvolve o senso crítico do aluno, levando a conhecer os reais problemas que acomte tanta criança nas ruas, sem família, sem cidadania. Muita vezes os alunos não debatem, temas de tanta relevancia como esse por trazer á tona situações de miséria, de total abandono por parte dos governantes. É um tipo de aula que coloca os alunos a pensarem eoponarem sobre sua inserção nessa sociedade tão desigual.


  • vera lúcia de araújo, JOSE ADEMIR DE ALMEIDA CEJA , Ceará - disse:
    veraluciabela@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula apresentada é bastante rica e nos cabe apenas SUGERIR que seja incluída uma literatura também bastante atual quanto as questões sociais brasileiras - CIDADÃO DE PAPEL de GILBERTO Dimenstier .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.