21/01/2009
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
fonte: http://www.brazilkids.de/pct_rua_009.jpg
Orientações didáticas
Nossa sociedade ainda tem muitas conquistas a adquirir diante das injustiças que presenciamos, no entanto os problemas não desaparecerão como mágica, temos que formar cidadãos que tenha capacidade pra enxergar os problemas sociais e inteligência para saná-los. Para tal, a formação escolar deve prever uma conscientização do que os cidadãos necessitam para ter uma vida digna.
Essa aula parte de uma animação disponível no Portal do Professor, que nos tira da nossa zona de conforto e nos alerta que há seres humanos que têm tratamento de ratos. Chocante! Sim, mas profundamente verdadeiro pra nossa vergonha. Convide-os alunos a refletirem sobre essas questões. Afinal, como diria Marina Colassanti, “a gente se acostuma, mas não devia”.
Há uns dias estava lendo sobre uma revolução constante e silenciosa que está ocorrendo em Cuba, uma jovem Yoani Sanchez utiliza a Internet para questionar as ações de seu país, seu blog já se tornou conhecido pelo mundo a fora e a revista época fez uma reportagem, você pode ler a matéria na integra http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI12891-15227,00-UM+BLOG+NA+MAO+E+FIDEL+NO+CALCANHAR.html
Notícias como essa corroboram minha opinião de que a Internet pode se consolidar como uma rede integrada de denúncias e busca de soluções. O eixo da atividade que segue é construir um espaço na Web que discuta a infância e a adolescência roubada de meninos e meninas que vivem nas ruas.
Seqüência Didática
Para abordar o tema proposto, é necessário que os alunos entendam o objetivo da atividade, ou seja, refletir sobre a vida de meninos e meninas de rua e o por quê destes jovens estarem sendo roubados em seus direitos de cidadania.
Disponibilize este link de um vídeo no youtube que mostra que muitas vezes precisamos remover juntos os obstáculos.
http://www.youtube.com/watch?v=-VD5Rpz9tdY&feature=related
Lance questões sobre:
O que é iniciativa?
Que diferença podemos fazer no mundo?
Peça exemplos práticos
Diga para a classe que você trará para fomentar a discussão um tema muito doloroso, a vida de crianças e adolescentes nas ruas.
Apresente aos alunos a animação Ratos de Rua disponível no Portal do Professor.
Debata com os alunos o impacto da animação.
Que mensagens são transmitidas pela animação?
Qual a relação entre a animação e a vida real?
Faça uma parceria com a professora de Língua Portuguesa e ajude-os alunos a exercitarem a escrita de dissertações.
O 1º desafio pode ser escrever sobre o vídeo Ratos de rua que não possui uma narrativa oral.
O 2º Desafio pode ser a transcrição e opinião sobre a música: Sonho Impossível de Chico Buarque relacionado com crianças e adolescentes moradores de rua.
Sonho Impossível
Chico Buarque
Composição: Joe Darion, Mitch Leigh (versão em português de Chico Buarque)
Sonhar
Mais um sonho impossível
Lutar
Quando é fácil ceder
Vencer
O inimigo invencível
Negar
Quando a regra é vender
Sofrer
A tortura implacável
Romper
A incabível prisão
Voar
Num limite improvável
Tocar
O inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar esse mundo
Cravar esse chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã, se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu delirar
E morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão
Fonte: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/86054/
Vá trazendo diferentes desafios, associando imagens, vídeos, músicas, livros, pesquisas e entrevistas.
Um livro que aborda a questão estudada é Capitães de Areia de Jorge Amado que foi escrito em 1937, no século passado, mas infelizmente continua atual.
Dica: Neste mês publicarei uma aula sobre o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente seria interessante estender a discussão e baseá-la na lei que protege essa faixa etária.
Fomente a pesquisa e a reflexão através da escrita. E quem sabe outras ações podem surgir no processo. Ações que associem teoria e prática.
Segue um exemplo de site que propõe a discussão da Disciplina História
fonte: http://sobrehistoria.wordpress.com/sobre/
Esse é um exemplo de um ciberespaço para discutir sobre a História. A sugestão é criar um ciberespaço no qual os alunos possam ir colocando atualidades, suas opiniões, dessa forma o assunto tratado é correlacionado a outros e ainda há a oportunidade de outras pessoas interagirem trazendo novas possibilidades para as discussões em sala de aula.
Você pode encontrar tutoriais que ajudam a publicar o blog em:
Quatro estrelas 7 classificações
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14/05/2014
Três estrelasTema,excelente para a sociedade atual.Principalmente por inumeras formas debolsa que o governo disponibiliza,da qual ao meu olhar ja não poderia existir tantas situações de meninos com infância roubada. Um tema importante para desenvolver em sala de aula. Parabéns professora ,se me permitir vou usar algumas dicas.
09/04/2011
Quatro estrelasAgra com a nova política de assistência social as grandes cidades cntam com um servço chamado "Abordagem Social" para irem nas ruas falar e ajudar as pessoas em situação derua. Procurei no site de sua preeitura o telefone do CREAS (centro de referência especializado da assistência social) para passar em sala de aula!
24/03/2010
Cinco estrelasparabéns!!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasMoro na capital do nosso país e vejo a falta de leis que valorize a sociedade mais carentes do Brasil, então, nos educadores preocupados com a igualdade é que temos que concientizar nosso alunos das realidades, portanto é através de aulas assim que estaremos contribuindo com a diminuição das desigualdades humanas. Eperar por leis desse políticos que só querem saber de colocarem dinheiro na cueca e na meia é falta de tempo..Vamos todos unidos por um único objetico EDUCAR...parabénss
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da sugestão da aula -Criança na rua , Cidadania ruobada, momento oportuno para refletir sobre a vida de meninos e meninas de rua e o porquê destes jovens estarem sendo roubados em seus direitos de cidadania. Parabens!
24/03/2010
Quatro estrelasÉ um tipo de atividade muito interessante porque desenvolve o senso crítico do aluno, levando a conhecer os reais problemas que acomte tanta criança nas ruas, sem família, sem cidadania. Muita vezes os alunos não debatem, temas de tanta relevancia como esse por trazer á tona situações de miséria, de total abandono por parte dos governantes. É um tipo de aula que coloca os alunos a pensarem eoponarem sobre sua inserção nessa sociedade tão desigual.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula apresentada é bastante rica e nos cabe apenas SUGERIR que seja incluída uma literatura também bastante atual quanto as questões sociais brasileiras - CIDADÃO DE PAPEL de GILBERTO Dimenstier .