10/12/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Participando dessa atividade o/a aluno/a poderá compreender o sistema de numeração decimal, reconhecer e nomear os algarismos que o compõem; fixar conhecimentos sobre resolução de cálculo mental envolvendo as operações de adição e subtração, bem como conhecer a formação de uma sequência numérica.
Professor/a é preciso que os/as alunos/as reconheçam e representem numerais até 100 e já realizem operações de adição.
1ª aula- uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a inicie essa aula apresentando para seus/suas alunos/as o quadro de numerais que você poderá fazer utilizando papel craft ou similar. Veja o exemplo abaixo:
Explore esse quadro com seus/suas alunos/as problematizando:
a) Qual o maior e o menor número?
b) O que acontece com os números das linhas?
c) Em qual linha está escrito o numeral 41? Nesta linha o que os números têm de semelhantes?
Forneça uma cópia desse quadro para cada aluno/a para ser trabalhado no caderno de Matemática. Apresente alguns comandos para que executem utilizando lápis de cor. Veja alguns exemplos:
a) Pinte de azul o numeral 33.
b) Pinte de amarelo o numeral 91.
c) Pinte de verde o numeral que está antes do 24 e depois do 22.
d) Pinte de vermelho os numerais que estão na sétima linha.
e) Agora, pinte os numerais que estão na terceira coluna.
2ª aula- uma (1) aula de 60 minutos
Forneça aos/às alunos/as cópias do quadro anterior incompleto, propondo que o complete. Professor/a você poderá deixar lacunas em uma linha ou em uma coluna, no meio da tabela, somente nos numerais pares, nos múltiplos de 2, do jeito que achar melhor e que for ao encontro com a necessidade da turma. Veja os exemplos:
3ª aula- uma(1) aula de 60 minutos.
Professor/a você poderá concluir a aula realizando com seus/suas alunos/as o jogo que se segue. Lembre-se que as regras precisam ser apresentadas anteriormente aos/às alunos/as no retroprojetor ou xerocopiadas para cada um/a.
As regras são as seguintes:
Forneça um tabuleiro para cada equipe com 10 colunas e 10 linhas. Com os/as alunos/as organizados/as em quartetos, distribua 8 fichas para cada jogador/a. As restantes ficam no centro da mesa.
De posse de um dado, cada jogador/a irá jogá-lo para formar a ordem deles/as no jogo. O critério poderá ser do maior número sorteado ao menor.
O/A primeiro/a jogador/a retirará do monte uma ficha que deverá ser colocada sob o tabuleiro na posição correta, na dúvida, o quadro de numerais poderá ser consultado.
A partir daí, cada jogador/a só poderá colocar uma ficha que seja um a mais ou um a menos, dez a mais ou dez a menos do que qualquer ficha que esteja no tabuleiro. Por exemplo, se o 44 foi colocado no tabuleiro, então os/as jogadores/as em suas vezes só poderão colocar as seguintes cartas: 45 (uma a mais), 43 (uma a menos), 54 (que é 10 a mais) ou 34 (que é dez a menos).
Caso o/a jogador/a não tenha as cartas permitidas em seu poder, ele/a deve comprar uma ficha no monte e, se não conseguir a ficha, deverá passar a vez.
Ganha o jogo quem acabar com suas fichas primeiro.
A avaliação desta aula poderá ser feita considerando a participação e o envolvimento dos grupos de alunos/as na atividade.
Quatro estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Quatro estrelasParabéns Patricia, gostei das sugestões das suas aulas, bem criativa. Gostaria de receber sugestões de problemas, para alunos do 5° ano. Se você puder atenderme, ficarei muito grato.