Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Por dentro dos quadrinhos

 

11/12/2009

Autor e Coautor(es)
PATRICIA CARVALHO PACHECO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essa atividade propiciará ao/à aluno/a conhecer um outro tipo de discurso, a história em quadrinhos e distinguir a fala dos personagens da fala do narrador. O/A aluno/a também terá oportunidade de construir uma história em quadrinhos.

Duração das atividades
Aproximadamente 1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a é preciso que os/as alunos/as já estejam alfabetizados.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a inicie a aula com uma roda de conversa, perguntando aos/às alunos/as se eles/as sabem como se faz uma história em quadrinhos, liste as ideias na medida em que forem surgindo.
Concluída essa etapa, conte-lhes como a história em quadrinhos é realizada. Para ficar melhor a compreensão e os subsídios, acesse o sítio: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html
Disponibilize para os/as alunos/as alguns exemplares de histórias em quadrinhos. Converse com os/as mesmos/as sobre as informações contidas nas capas das revistas em quadrinhos. Faça perguntas, tais como: Qual capa mais lhes chamou a atenção? O que acham das revistas em quadrinhos? Quais revistas gostam mais?

Em seguida forneça-lhes a tira que se segue, uma para cada criança:

Fonte: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira5.htm

Professor/a faça uma primeira leitura e, em seguida, peça uma leitura coletiva. Explore com as crianças cada imagem. Desenvolva uma interpretação da sequência dos quadrinhos.
Dentre os personagens apresentados das histórias em quadrinhos, peça que escolham um personagem favorito e escrevam o que sabem sobre ele e depois façam um desenho dele.
Apresente para a turma a biografia do criador da Turma da Mônica, Mauricio de Souza, acessando o sitio: http://www.monica.com.br/mauricio-site/ você obterá maiores informações sobre ele.

Leve seus/suas alunos/as à Sala de Multimídia e promova uma sessão de cinema utilizando um DVD da Turma da Mônica.
Disponibilize um espaço em sua sala de aula, para que todos os dias seus/suas alunos/as possam folhear e ler gibis, você poderá chamar esse espaço de Cantinho da Leitura.
Escolha, dentre os gibis disponíveis em sua sala de aula, um para ser lido diariamente, por você, para seus/suas alunos/as, enfocando sempre, ao final, os temas que eles abordam.
Você professor/a, poderá propor aos/às seus/suas alunos/as atividades com caça-palavras, palavras cruzadas e ditado, tendo como pano de fundo, os personagens e as histórias em quadrinhos.
Professor/a você poderá também ampliar o conhecimento dos/das seus/suas alunos/as, solicitando-lhes que façam uma pesquisa sobre os tipos de gráficos de balões onde estão escritos os textos. Cada criança com um gibi em mãos deverá registrar em uma folha de papel, aqueles encontrados.

Essa atividade deverá ser encerrada com a escrita espontânea de uma história em quadrinhosProfessor/a aproveite esta atividade expondo as histórias escritas em um mural para que os/as demais colegas possam ler.

Avaliação

A avaliação desta aula poderá ser feita considerando a participação e o envolvimento dos grupos de alunos/as na atividade. Você professor/a poderá fazer anotações individuais de cada aluno/a considerando as dificuldades e facilidades encontradas por cada um.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • isabel cristina gonçalves de frança, EM IRMÃ EDITH COELHO NETTO , Mato Grosso do Sul - disse:
    icgf344@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Dentro dessa atividade sugerida, todos os passos devem ser respeitados para que o aluno alcance a habilidade de interpretação de maneira muito mais clara.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.