09/12/2009
Artemise Lima Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Compreender a importância da preservação do meio ambiente e despertar a consciência ambiental são os principais objetivos dessa aula que buscará incentivar a coleta seletiva na escola e na comunidade em que vive os alunos. Trabalhando o conceito de reciclagem, transformar materiais usados em novos produtos para o consumo e realizar ações para buscar preservar o meio ambiente, dentre elas a coleta seletiva que realiza a separação dos materiais (plástico, vidro, alumínio, etc) para facilitar o processo de reciclagem, que consiste na motivação dessa aula. O software jogo da reciclagem permitirá aprimorar essas habilidades.
Espera-se que o aluno já possua conhecimentos atitudinais como posturas e domínio de procedimentos relacionados a questão ambiental, tais como, preservar o espaço em que convivem limpo, jogar lixo no lixo dentre outros.
É possível detectar nos alunos algumas dificuldades em internalizar posturas na escola ou na comunidade como jogar lixo no lixo, não sujar espaços públicos, enfim, ações que gerem comportamentos ambientalmente sustentáveis. Como também não associar objetos ao material que são constituídos, por exemplo, sabem que uma garrafa pet é um objeto plástico, no entanto ao se depararem com outros objetos plásticos não conseguem classificá-los como tal.
O professor deve fixar com os alunos antes da entrada na sala alguns aspectos como a necessidade de prestar atenção na explicaçao da atividade. Solicitar que os alunos respeitem a vez do colega e deixe ele levantar as possíveis soluções ( isso ocorre se os alunos dividirem um computador para dois). Explicar para os alunos a sequência da atividade.
Antes da utilização do objeto é necessário pensar em estratégias ou analogias que favoreçam a transmissão do conhecimento. O professor pode listar juntamente com os alunos objetos que podem ser produzidos com materiais recicláveis, ou tentar elencar coisas que constantemente reutilizamos, como por exemplo os livros didáticos.
O objeto jogo da reciclagem é uma simulação da coleta seletiva, é composto de 12 fases, onde em cada uma delas é apresentado um material reciclável que deve ser arrastado até a lixeira de cor correspondente.
Tomando como fundamentação as experiência prévias dos alunos, podem ser levantados questionamentos como : Como o lixo pode prejudicar o meio ambiente? Se conhecem ou sabem como é realizada a coleta seletiva (quais os materiais coletados, como eles são divididos, exemplos de materiais recicláveis). Após estes questionamentos apresenta-se aos alunos a simulação jogo da reciclagem.
Inicialmente a simulação apresenta uma tela inicial onde o jogador deverá escrever seu nome, em seguida surgem os objetos recicláveis (caderno, garrafa pet, lata de refrigerante, etc) que deverão ser colocados na lixeira da cor correspondente ao material.
Após apresentado a dinâmica do jogo e ter levantado a motivação dos alunos, o professor deve acompanhar os alunos maturando e levantando as possibilidades de resposta. Neste momento podem ser retomadas as categorias de classificação de materiais que foram elaboradas juntamente com os alunos, além de questionar de que material é feito cada objeto que a simulação apresenta (copo, garrafa, jornal, caderno, lata).
Após perceber que os alunos estão envolvidos na realização da atividade, trocando informações com os demais alunos, o professor pode intervir indagando de que forma se organiza cada material na simulação, o que eles puderam perceber com o jogo, quais as cores e o que elas representam.
Após a utilização da animação o professor deverá juntamente com os alunos sistematizar o que foi estudado, lançando a proposta de implantação da coleta seletiva dentro da sala de aula e posteriormente em toda escola.
Visando dar continuidade a temática reciclagem o professor poderá utilizar os vídeos abaixo que abordam o processo de fabricação do vidro e do papel, sua utilização e características de reciclagem total.
Leitura complementar sobre a metodologia de ensino: Sequência Fedathi
A avaliação será feita de forma contínua, a fim de identificar, mediante a observação e diálogo, como o aluno está pensando, assim o professor obtém pistas do que ele não está compreendendo e pode interferir para auxiliá-lo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!