Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo a sequência numérica por meio de atividades representacionais

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
Dina Mara Pinheiro Dantas
imagem do usuário

FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará

Ellis Batista Paiva Brito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula é uma maneira de desenvolver o conhecimento sobre sequência numérica, operação matemática da adição e as habilidades para resolução de problemas. Trabalhando os números por meio do Jogo Matemática na Educação Infantil, que exercita o conhecimento do aluno em relação a contagem e a adição.

Duração das atividades
1 hora/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Espera-se que o aluno já tenha tido contato com a sequência numérica, a operação da adição e com jogos educativos computadorizados. O professor, no decorrer da aula pode perceber dificuldades que os alunos sintam no jogo por não estar no nível pré-operatório. Para desenvolver isso no aluno é que trabalharemos o software Matemática na Educação.

Estratégias e recursos da aula

Sugere-se estabelecer acordos com os alunos para haver respeito mútuo em relação ao colega, deixando-o desenvolver a atividade sozinho (no caso de haver duas crianças no mesmo computador). Será utilizado nessa aula o software educativo Matemática na Educação Infantil.

Sugestão de gestão da aula pelo professor utilizando a Sequência Fedathi nos seguintes momentos:


1- Tomada de posição

Inicialmente recomenda-se que o professor exponha para os alunos algumas operações matemáticas da adição e subtração no quadro, como se fosse um joguinho. Nele haverá desenhos que o docente pode pedir para que alguns alunos se encaminhem ao quadro para escrever os números de acordo com a quantidade de desenhos feitos. Sendo assim iniciada a construção do conhecimento junto com a turma, para que consigam visualizar a conexão existente entre o conteúdo que estão aprendendo com o desafio do software Matemática na Educação Infantil.
Posteriormente o professor oriente seus alunos a se dividirem em duplas por computador.
Primeiro Passo: O professor irá explicar como manipular o software Matemática na Educação Infantil.
O software é utilizado para desenvolver o conhecimento sobre a sequência numérica a partir de um jogo da memória e uma atividade representacional, no qual o desafio consiste em fazer as conexões dos números à quantidade correta de animais e frutas. Em relação a operação matemática da adição o aluno deverá contar a quantidade de ovos existentes em uma imagem e ligar a quantidade correta.
Segundo Passo: Os alunos deverão começar a utilizar o software, explorando suas atividades.

undefinedundefinedundefined


2 - Maturação

Após apresentar o jogo e estimular o interesse dos alunos, o professor deverá observar as dificuldades apresentadas por eles a cada etapa do software. Deverá também mediar a atividade estimulando a interação entre eles para a resolução dos problemas.

3 - Solução

Após observar que toda a turma já está conseguindo realizar as atividades, a professo ra poderia pedir para os alunos resolverem na lousa, para o docente observar as diversas formas de respostas e trabalhar assim com os erros.

4 - Prova

O professor irá formalizar o conceito sobre contagem numérica e adição. A partir das soluções dos alunos, poderá ele mesmo ir ao quadro e colocar a sequência dos números e algumas operações da adição.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura complementar sobre Sequência Fedathi

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante a aula, observando a participação dos alunos nas discussões e na atividade proposta pelo objeto educacional e posteriormente com demais exercícios que o professor irá propor em sala de aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • paula santos, escola olavo de souza barreto , Bahia - disse:
    ana.paula.peti@hotmail.com

    16/03/2011

    Quatro estrelas

    adorei esta aula,sou professora a 10 anos e pela 1º vez estou com uma turma de alfabetização.nossa estou encantada com as crianças,mas não vou negar que estou com um pouco de medo,pois é uma realidade bem diferente.requer mais empenho do professor........


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.