02/02/2010
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
- Pesquisar lendas do folclore brasileiro e regional;
- Entender e construir estandartes como suporte para a representação destas lendas coletadas;
Não há conhecimentos prévios para esta aula.
1a. aulas:
- Inicie a aula conversando sobre o folclore e o que os alunos sabem sobre ele. Após ouvi-los mostre que folclore é uma manifestação da cultura popular, através de lendas, contos, brincadeiras, frases etc que geralmente repassadas de geração em geração através da tradição oral;
- Pergunte o que os alunos entendem por lendas e quais são as mais conhecidas por eles. As lendas são histórias ou episódios heróicos ou sentimentais com elementos maravilhosos, sobre-humanos transmitidos e conservados na tradição oral. Demosntre para eles que existem as lendas muito conhecidas nacionalmente mas cada região tem lendas próprias contadas e recontadas pelas pessoas mais antigas na região;
- Peça que eles conversem em casa ou em seus bairros com moradores antigos sobre lendas e a partir desta conversa, tragam um desenho da história que ouviu. Ainda assim, aceite os desenhos que trazem lendas conhecidas, pois muitas crianças não contam com o auxilio de adultos em atividades para casa.
2a., 3a. e 4a. aulas:
- Peça à cada aluno que conte como foi a pesquisa, com quem conversou e que mostre o desenho que fez;
- Com base na lenda desenhada e trazida pelo aluno, peça que ele elabore um desenho mais detalhado em folha de cartolina colorida;
- Os alunos devem fazer colagens utilizando barbante e retalhos de tecidos. Incentive que os alunos criem texturas, volumes, formas com os tecidos e barbantes respeitando o desenho;
Ana Luisa - Boitatá
5a. aula:
- Diga aos alunos que o trabalho da lendas terá um acabamento especial. Pergunte o que eles sabem sobre estandartes;
- Após ouví-los explique que os estandartes podem ser entendidos como uma espécie de bandeira que ostenta símbolos militares, religiosos ou familiares;
http://pt.artesanum.com/upload/postal/9/7/6/estandarte-1-9378.jpg
http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/2bpchq/images/estandarte.jpg
- Mostre como os alunos podem usar cores e equenas formas geométricas. A base pode ser de jornal ou pode-se reaproveitar papeis pardos usados na escola. Dessa forma o aluno deve criar um estandarte colorido com colagens de papel crepon ou outros mateirais disponíveis para servir de base para a colagem de sua lenda;
Andrew - Boi Bumbá
Maria Victória - Iara
Maria Clara - Bruxa
Após expor os trabalhos, avaliar oralmente com os alunos e observar como cada um representa a lenda que trouxe.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/07/2012
Cinco estrelasGostei da aula o estandarte nos proporciona a viajar no tempo e a criar novas idéias nele.
28/07/2011
Quatro estrelasA aula obedeceu ao triangulo que a Ana Mai sita: a contextualização, a história da arte, o fazer artístico e a avaliação. òtimo.
24/05/2011
Cinco estrelasParabéns pela iniciativa.Precisamos muito de pessoas que incentivam nosso folclore,nossa história e a sua própria história.
22/07/2010
Quatro estrelasParabéns, me ajudou no meu planejamento.