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O “ERRO” NAS CONDUTAS HUMANAS: PESO PENA? PESO PESADO?

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Ampliar a reflexão sobre o “erro” como possibilidade de aprendizagem e humanização.
2- Ressignificar o “erro”, atribuindo-lhe novos e diferentes sentidos.

Duração das atividades
Aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor: Professor, para a realização desta aula, você deverá disponibilizar para os seus alunos algumas imagens (fotos, gravuras) de “coisas” leves e pesadas, como por exemplo: elefante, formiguinha, abelha, baleia, mosquito, boi... melancia, laranja, jaca... trator, bicicleta, avião... pena (pluma), pedra (rocha)... lápis, livro grosso... e outros.

Momentos da aula:
1º Momento:
Colocar os alunos em círculo. O professor deverá iniciar a aula propondo aos alunos um exercício reflexivo. Eles deverão pensar sobre situações de suas vidas – na escola, na família, com grupos de amigos –, em que tiveram a experiência de “errar”. Como foi para cada um viver essa experiência? Foi fácil, tranqüilo, leve? Difícil, pesado? Vergonhoso?

2º Momento: Em seguida, o professor deverá colocar as imagens selecionadas previamente no centro da roda, para que todos possam visualizá-las. Um por vez, os alunos deverão escolher a imagem que representa a sua relação com a experiência de “errar”. (Professor, se mais de um aluno escolher a mesma imagem, eles poderão se aproximar uns dos outros em torno daquela imagem). Se para um determinado aluno o “erro” é uma vivência difícil, pesada, ele poderá escolher, para representá-lo, por exemplo, a imagem de uma grande pedra, de um elefante, de uma baleia, de um trator... Se outro aluno relaciona-se melhor com o “erro”, fazendo dessa experiência uma oportunidade de aprendizagem, a imagem escolhida para representá-lo, poderá ser a de uma pena, de uma formiguinha, de um lápis...

Após todos terem feito as suas escolhas, o professor solicitará aos alunos que digam o porquê daquela imagem e a situação de “erro” que ela representa em suas vidas. Cabe chamar a atenção dos alunos sobre os diferentes sentidos atribuídos por eles a uma mesma imagem e as diversas experiências vividas por cada um (Professor, esse momento possibilita conhecer melhor os seus alunos, revelando a forma como eles buscam o conhecimento ou desistem de aprender; o modo como se relacionam ou se isolam do grupo).

3º Momento: Dando continuidade, o professor deverá convidar os alunos para assistir ao vídeo “Errar é humano” acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=kF5x3Oz7iF8

Errar é humano

Após o vídeo, professor e alunos poderão ampliar a reflexão sobre o “erro” como possibilidade de aprendizagem, de acerto e de humanização, atribuindo novos sentidos às experiências relatadas pelos alunos. Logo em seguida, deverão produzir uma síntese coletiva sobre o que podemos aprender com os nossos “erros”... o que eles nos ensinam! Esta síntese poderá compor um painel de sala juntamente com as imagens mais significativas utilizadas pelos alunos no momento de vivência da aula.

Recursos Complementares

Professor, como recurso complementar para a sua aula, estamos propondo um jogo “on line” Skate no parque, que possibilita aos alunos vivenciar o erro e o acerto em uma situação lúdica. Para jogar, acesse o sítio http://www.sitedegames.com/jogar/id/3307_skate_no_parque.htm.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos na vivência de escolher a imagem que representa o “erro” para cada um, nos momentos de reflexão e de produção coletiva do texto síntese. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram atribuir novos sentidos e significados ao “erro” como possibilidade de aprendizagem e humanização.

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