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SOLIDARIEDADE: DA REFLEXÃO À AÇÃO!

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Reconhecer o sentido ético da solidariedade, expresso nas ações cotidianas entre as pessoas.
2- Participar de atividades que favoreçam o exercício da solidariedade em nossa sociedade.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Momentos da aula:

1ºMomento: O professor deverá iniciar a aula solicitando aos alunos que reflitam sobre a palavra “Solidariedade” e as várias situações a que ela nos remete. Algumas questões propostas pelo professor podem ser facilitadoras para esta reflexão, como por exemplo: ao ouvir a palavra “solidariedade”, conseguem se lembrar de acontecimentos que despertaram em vocês o sentimento de ser solidário? Vocês se recordam de como se sentiram? Do que fizeram? Já tiveram alguma experiência em que as pessoas foram solidárias com vocês?
Agora, o que vocês têm para contar sobre as suas experiências ou as de pessoas conhecidas referentes a atitudes solidárias? (Professor, nesse momento você deverá abrir espaço para que os alunos relatem as suas vivências, os sentimentos e os sentidos atribuídos a elas).

2º Momento: Após a fala dos alunos, o professor deverá convidá-los a assistir ao vídeo “Os olhos do pianista” acessando o sítio http://portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=4226&exib=5513.

Este vídeo retrata a época em que o cinema era mudo. Os personagens são feitos de massinha, o que traz um encantamento todo especial à apresentação. A inspiração veio da obra de Mário Quintana. A animação e direção são de Frederico Pinto.

 os olhos do pianista

Em seguida, os alunos poderão comentar sobre o vídeo e, se lembrarem de mais algum fato ocorrido, terão nesse momento a oportunidade de relatá-lo. O professor deverá fazer uma síntese oral das falas dos alunos, destacando o sentido ético da “solidariedade” ao focar aspectos, como: laços/vínculos que se formam entre as pessoas; relação de reciprocidade e responsabilidade entre pessoas unidas por sentimentos, interesses e causas comuns; ações solidárias e outros.

3º Momento: Dando continuidade, o professor deverá propor uma “Gincana Solidária” entre os alunos. Para a realização da gincana, é preciso dividir os alunos em equipes. Cada equipe terá um nome, uma “logomarca”, um “grito de guerra”... Professor e alunos deverão construir o “Regulamento da Gincana”. Neste Regulamento deverão constar as “tarefas solidárias”, podendo ser: arrecadação de alimentos, roupas, materiais escolares, brinquedos, produtos de higiene pessoal; a divisão dos pontos por tarefas (por exemplo: num total de 50 pontos, são 10 pontos para a equipe que arrecadar mais alimentos, 10 pontos para a que arrecadar mais brinquedos...); a definição de uma data, horário e local para as equipes apresentarem as doações; a escolha das instituições sociais da cidade, candidatas a receber as arrecadações, cujo trabalho destina-se ao atendimento de crianças e adolescentes carentes. Com o Regulamento em mãos, chegou a hora de agir! Será dada a largada oficial da Gincana Solidária! A equipe que somar mais pontos será a vencedora e receberá um troféu! Todas as outras equipes serão premiadas, pois todos os alunos também serão vencedores! Afinal, trabalharam, se esforçaram, realizaram um gesto solidário em benefício de outras pessoas e compreenderam o sentido ético da solidariedade: aquele que vincula o indivíduo à vida!

Recursos Complementares

Professor, como recurso complementar para a sua aula, sugerimos o vídeo “Solidariedade” que poderá ser visto ao acessar o sítio http://www.youtube.com/watch?v=B9H9Rzt-d5Q&feature=fvst

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos: relatos de acontecimentos solidários, reflexões sobre o vídeo, Regulamento da Gincana e realização da Gincana Solidária. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram reconhecer nas ações solidárias entre as pessoas, o sentido ético da solidariedade.

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