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Advérbios, pra quê?

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
Júlia Maria Cerqueira
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá refletir sobre a importância dos advérbios nos enunciados.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura

Estratégias e recursos da aula

Etapa 1:


Comece a aula mostrando aos alunos as duas figuras abaixo.
PROFESSOR: Você pode exibi-las no data-show ou no retroprojetor, se possível, ou ainda levar fotocópias para a turma.
Ao exibir a primeira fotografia, peça aos alunos para descreverem-na:

PROFESSOR: Provavelmente, os alunos dirão que estão vendo uma tartaruga andando.

Em seguida, exiba a segunda fotografia e peça-os para descreverem-na também:

PROFESSOR: Provavelmente, os alunos dirão que estão vendo um tigre / leopardo/ guepardo correndo.

Explique para eles que se trata de um guepardo.

Etapa 2:


Depois, passe no quadro negro as seguintes frases e peça aos alunos para completá-las:
A tartaruga chega a seu destino .........................................
O guepardo chega a seu destino .......................................

Caso os alunos não consigam completar com um advérbio (já que eles ainda não sabem do que se trata esse conceito), leve-os a refletir sobre a maneira pela qual esses diferentes animais correm/caminham. A tartaruga caminha lentamente/vagarozamente; portanto, ela chega a seu destino lentamente. O guepardo, ao contrário, corre velozmente; portanto, ele chega rapidamente a seu destino.

Se os alunos responderem outras palavras, como “rápido” ou “devagar” vá conduzindo-os até chegarem ao assunto da aula: advébios.

Agora, peça aos alunos para compararem as seguintes frases, de modo a compreender a diferença de sentido expresso em:
A tartaruga chegou ao seu destino.
A tartaruga chegou ao seu destino vagarosamente.

PROFESSOR: Neste momento, espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que a segunda frase traz uma informação adicional.
1ª informação: a tartaruga chegou ao seu destino;
2ª informação: ela chegou lentamente.

Leve o alunos a perceberem que a palavra “lentamente” refere-se ao verbo “chegou”, modificando o seu sentido, isto é, indicando o modo como a tartaruga chegou ao seu destino, por isso ela é considerada um advérbio de modo.

Em seguida, leve os alunos a entenderem a ligação que as palavras “diariamente”, “raramente”, “frequentemente” e “nunca” estabelecem com o verbo “acontece”, indicando a sua frequência, motivo pelo qual são denominados advérbios de frequência.

Etapa 3:

Agora, peça aos alunos para observarem as três fotografias abaixo.
Trata-se do pôr-do-sol, de um eclipse, de um dia de chuva e de um dia de neve:

Depois, pergunte aos alunos com que frequência esses fenômenos naturais acontecem em nosso país:
1) Pôr-do-sol: acontece .............................................
Conduza-os a responderem que esse fenômeno acontece diariamente.

2) Eclipse: acontece.................................................
Conduza-os a responderem que esse fenômeno acontece raramente.

3) Chuva: acontece ...............................................
Conduza-os a responderem que esse fenômeno acontece frequentemente.

4) Neve: acontece ................................................
Conduza-os a responderem que esse fenômeno nunca acontece (pelo menos na maior parte do país).
Em seguida, leve os alunos a entenderem a ligação que as palavras “diariamente”, “raramente”, “frequentemente” e “nunca” estabelecem com o verbo “acontece”, indicando a sua freqüência, motivo pelo qual são denominados advérbios de frequência.

Etapa 4:

Agora, peça aos alunos para observarem as três fotografias abaixo.

FOTO 1:

FOTO 2:

FOTO 3:

Em seguida, peça que situem os objetos em relação à árvore:

FOTO 1:
O carro está ............................. da árvore.

FOTO 2:
O carro está ............................. da árvore.

FOTO 3:
A casa está .............................. da árvore.

Espera-se que os alunos respondam:
FOTO 1:
O carro está embaixo da árvore.
FOTO 2:
O carro está em cima da árvore.
FOTO 3:
A casa está em cima da árvore.

Após essa atividade, explique para seus alunos que esses as palavras (“em cima” e “embaixo”) referem-se ao verbo “está”, indicando a localização dos objetos. São, portanto, advérbios de lugar.

Etapa 5:

Agora, peça aos alunos para observarem as três fotografias abaixo:

Em seguida, peça que observem o fluxo de automóveis e respondam:

FOTO 1:
O fluxo de automóveis está ......................... intenso.

FOTO 2:
O fluxo de automóveis está ......................... intenso.

FOTO 3:
O fluxo de automóveis está ......................... intenso.

PROFESSOR:

Conduza-os a responderem utilizando os advérbios de intensidade, como: “muito”, “pouco”, “nada”.
Explique aos alunos que, nesse caso, os advérbios estão se referindo ao adjetivo “intenso”, intensificando-o. Por esse motivo, são denominados advérbios de intensidade.

Etapa 6:

Agora, peça aos alunos para observarem as duas fotografias abaixo:

FOTO 1:

FOTO 2:

FOTO 3:

FOTO 4:

Avaliação

Os alunos serão avaliados durante toda a aplicação da sequência. Mas é recomendável propor uma produção de texto, na qual os alunos vão contar sua rotina, isto é, as atividades que eles realizam no dia-a-dia: o que eles fazem, com que frequencia, o modo com fazem, a localização dos objetos e/ou lugares, etc.

PROFESSOR: Escreva uma lista de advérbios no quadro que poderão ser usados na produção de texto. Depois peça aos alunos que leiam sua produção para toda a classe.

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