20/12/2009
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
O aluno deverá refletir sobre a importância dos advérbios nos enunciados.
Habilidades básicas de leitura
Etapa 1:
Comece a aula mostrando aos alunos as duas figuras abaixo.
PROFESSOR: Você pode exibi-las no data-show ou no retroprojetor, se possível, ou ainda levar fotocópias para a turma.
Ao exibir a primeira fotografia, peça aos alunos para descreverem-na:
PROFESSOR: Provavelmente, os alunos dirão que estão vendo uma tartaruga andando.
Em seguida, exiba a segunda fotografia e peça-os para descreverem-na também:
PROFESSOR: Provavelmente, os alunos dirão que estão vendo um tigre / leopardo/ guepardo correndo.
Explique para eles que se trata de um guepardo.
Etapa 2:
Depois, passe no quadro negro as seguintes frases e peça aos alunos para completá-las:
A tartaruga chega a seu destino .........................................
O guepardo chega a seu destino .......................................
Caso os alunos não consigam completar com um advérbio (já que eles ainda não sabem do que se trata esse conceito), leve-os a refletir sobre a maneira pela qual esses diferentes animais correm/caminham. A tartaruga caminha lentamente/vagarozamente; portanto, ela chega a seu destino lentamente. O guepardo, ao contrário, corre velozmente; portanto, ele chega rapidamente a seu destino.
Se os alunos responderem outras palavras, como “rápido” ou “devagar” vá conduzindo-os até chegarem ao assunto da aula: advébios.
Agora, peça aos alunos para compararem as seguintes frases, de modo a compreender a diferença de sentido expresso em:
A tartaruga chegou ao seu destino.
A tartaruga chegou ao seu destino vagarosamente.
PROFESSOR: Neste momento, espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que a segunda frase traz uma informação adicional.
1ª informação: a tartaruga chegou ao seu destino;
2ª informação: ela chegou lentamente.
Leve o alunos a perceberem que a palavra “lentamente” refere-se ao verbo “chegou”, modificando o seu sentido, isto é, indicando o modo como a tartaruga chegou ao seu destino, por isso ela é considerada um advérbio de modo.
Em seguida, leve os alunos a entenderem a ligação que as palavras “diariamente”, “raramente”, “frequentemente” e “nunca” estabelecem com o verbo “acontece”, indicando a sua frequência, motivo pelo qual são denominados advérbios de frequência.
Etapa 3:
Agora, peça aos alunos para observarem as três fotografias abaixo.
Trata-se do pôr-do-sol, de um eclipse, de um dia de chuva e de um dia de neve:
Depois, pergunte aos alunos com que frequência esses fenômenos naturais acontecem em nosso país:
1) Pôr-do-sol: acontece .............................................
Conduza-os a responderem que esse fenômeno acontece diariamente.
2) Eclipse: acontece.................................................
Conduza-os a responderem que esse fenômeno acontece raramente.
3) Chuva: acontece ...............................................
Conduza-os a responderem que esse fenômeno acontece frequentemente.
4) Neve: acontece ................................................
Conduza-os a responderem que esse fenômeno nunca acontece (pelo menos na maior parte do país).
Em seguida, leve os alunos a entenderem a ligação que as palavras “diariamente”, “raramente”, “frequentemente” e “nunca” estabelecem com o verbo “acontece”, indicando a sua freqüência, motivo pelo qual são denominados advérbios de frequência.
Etapa 4:
Agora, peça aos alunos para observarem as três fotografias abaixo.
FOTO 1:
FOTO 2:
FOTO 3:
Em seguida, peça que situem os objetos em relação à árvore:
FOTO 1:
O carro está ............................. da árvore.
FOTO 2:
O carro está ............................. da árvore.
FOTO 3:
A casa está .............................. da árvore.
Espera-se que os alunos respondam:
FOTO 1:
O carro está embaixo da árvore.
FOTO 2:
O carro está em cima da árvore.
FOTO 3:
A casa está em cima da árvore.
Após essa atividade, explique para seus alunos que esses as palavras (“em cima” e “embaixo”) referem-se ao verbo “está”, indicando a localização dos objetos. São, portanto, advérbios de lugar.
Etapa 5:
Agora, peça aos alunos para observarem as três fotografias abaixo:
Em seguida, peça que observem o fluxo de automóveis e respondam:
FOTO 1:
O fluxo de automóveis está ......................... intenso.
FOTO 2:
O fluxo de automóveis está ......................... intenso.
FOTO 3:
O fluxo de automóveis está ......................... intenso.
PROFESSOR:
Conduza-os a responderem utilizando os advérbios de intensidade, como: “muito”, “pouco”, “nada”.
Explique aos alunos que, nesse caso, os advérbios estão se referindo ao adjetivo “intenso”, intensificando-o. Por esse motivo, são denominados advérbios de intensidade.
Etapa 6:
Agora, peça aos alunos para observarem as duas fotografias abaixo:
FOTO 1:
FOTO 2:
FOTO 3:
FOTO 4:
Os alunos serão avaliados durante toda a aplicação da sequência. Mas é recomendável propor uma produção de texto, na qual os alunos vão contar sua rotina, isto é, as atividades que eles realizam no dia-a-dia: o que eles fazem, com que frequencia, o modo com fazem, a localização dos objetos e/ou lugares, etc.
PROFESSOR: Escreva uma lista de advérbios no quadro que poderão ser usados na produção de texto. Depois peça aos alunos que leiam sua produção para toda a classe.
Quatro estrelas 12 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/10/2013
Cinco estrelasMuito criativa, parabéns!
15/04/2013
Cinco estrelasExcelente aula, vou aplicar direitinho com meus alunos, obg.
24/10/2011
Cinco estrelasexcelente aula, seguirei com o modelo, com meus alunos do segundo ano do ensino médio
14/09/2011
Cinco estrelasExcelente aula! Vou usá-la como modelo.
18/02/2011
Cinco estrelasExcelente aula!!!!!
04/12/2010
Quatro estrelasÓtima a ideia de trabalhar advébios!
08/11/2010
Cinco estrelasMuito bem elaborada!
13/09/2010
Quatro estrelasGostei muito, pois deixa claro e de forma simples o que é advébios.
27/08/2010
Quatro estrelasAdorei!
10/05/2010
Cinco estrelasMuito boa!
13/04/2010
Cinco estrelasQue aula maravilhosa!!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula!!!!