Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brasil-cada canto, um encanto!

 

26/01/2009

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer os encantos da fauna e flora brasileira. Despertar para o cuidado com nossa fauna e flora. Identificar todos os estados do Brasil Produzir um guia turístico.
Duração das atividades
1 semestre
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Levantar o que os alunos conhecem sobre a riqueza natural do Brasil;
Estratégias e recursos da aula


Seqüência Didática

A proposta desta seqüência de atividades é possibilitar ao aluno vivenciar um outro papel, ou seja, um redator de guia turístico do Brasil. Para tal o desafio será dará em grupo no qual cada trio irá ficar com um estado do Brasil e apresentar suas belezas, cultura, etc.

Para iniciar o projeto há no Portal do professor, um jogo bem lúdico sobre a localização dos estados.

Quebra-cabeça do Brasil
 



1º Etapa- Os alunos devem explorar o jogo até que tenham estabelecido uma relação espacial dos estados.

2ª Etapa: O professor deve orientar a formação dos trios, lembrando a todos sobre a necessidade de parceria e envolvimento de todos.

3ª Etapa: Discutir com os trios sobre quais elementos básicos deverão constar no guia .
Por exemplo-
Nome do Estado
Histórico:
Localização:
Habitantes:
Belezas da Terra:
Delícias do lugar:
Não deixe de ver:
Hospedagem:

Essa é uma fase de construção, para tal consulte diversos periódicos e sites para dar repertório aos alunos. A navegação na web pode trazer várias dicas inclusive sobre lay-out , como as informações estão dispostas, etc.

4ª Etapa- Definido os eixos de pesquisa e os trios, faça um sorteio dos estados ou se os alunos conseguirem chegar a um consenso com certeza será muito melhor.

5ª Etapa- Definição de qual programa utilizarão para compor o guia. Ele pode ser feito em editor  de texto, em Programa de Apresentação ou até mesmo em um software de autoria.

O importante é que as informações sejam consistentes e fruto de muita pesquisa e elaboração. O software escolhido pode ser o que os alunos sentirem maior segurança ou possam aprender a utilizar consultando tutoriais disponíveis na Web. No www.youtube.com há vários tutoriais em vídeo.


6ª Etapa- Faça um cronograma das apresentações de cada trio, oriente cada seminário e incentive-os a criarem ambientes estilizados que remetam ao Estado estudado.

7ª Etapa- Convidem a comunidade e/ou alunos de outras turmas para conhecerem as produções e comentarem.

Dica: uma sugestão é construir as expectativas que serão utilizads na avaliação, logo após a apresentação da proposta. Depois os alunos comparam estas expectativas com os resultados alcançados.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Quebra-cabeça do Brasil Mapa
Recursos Complementares
http://www.abresi.com.br/htmls/brasil_foco.htm http://www.braziltour.com/site/br/home/index.php http://oglobo.globo.com/participe/mat/2008/07/25/leitores_fotografam_as_belezas_naturais_do_pais-547418207.asp http://www.cidadesdobrasil.com.br/cgi-cn/indice.cgi?cl=099105100097100101098114&cod=14 http://www.ibge.gov.br/7a12/sobre_ibge/default.php?id_tema_menu=8&id_tema_submenu=17 http://www.turismo.gov.br/
Avaliação
Faça uma co-avaliação com o trio levando em consideração: 1- Trabalho em equipe 2- Resultado final 3- Lay-out do guia 4- Conteúdo do guia 5- Criatividade Peça que cada aluno comente quais eram suas expectativas e os resultados alcançados com relação a cada item da avaliação e o que poderiam fazer para melhorar.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Antonio de Jesus ozorio, E E E M DR TANCREDO DE A NEVES , Pará - disse:
    jesuozorio13@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A sugestão de aula é bastante interessante.A professora organizou numa linguagem de forma bastante clara aproveitando o conhecimento dos alunos.O quebra cabeça é bastante apropriado para o tema,também realizar e dividir a divisão das tarefas de democraticaé muito importante para habituar oa alunos nesse processo de respeito e cidadania.Tomo a liberdade de fazer uma critica ao tempo um semestre é muito longo para desenvolver as atividades.Aconselho 2 bimestre. O uso do proprio mapa é uma boa.


  • Walber Fernandes Gurgel Filho, EEFM TELINA MATOS PIRES , Ceará - disse:
    walbergurgel@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uma boa aula. Possibilita ao aluno ter uma melhor compreensão da fauna e da flora brasileira e cria no aluno uma consciência ecológica, ou seja, devemos cuidar dos nossos recursos para que eles sirvam à nossas gerações futuras.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.