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Giving advice

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a produzir o gênero textual: advice columm. Aprenderá também a usar sentenças que ajudam a expressar conselhos: If I were you, Why don’t you? I think you should...

Duração das atividades
05 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer as estratégias de leitura: scanning e skimming.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1


Motive seus alunos perguntando:

When you have a problem, do you ask for advice? For whom? Why?

Caso os alunos não entendam o que é advice, dê exemplos que possam ilustrar tal palavra.

Depois mostre as seguintes figuras aos aprendizes. Pergunte:

What problems are showed in these pictures?
Answers:
Figura 1: Love problem.
Figura 2: Without money.
Figura 3: Sick person.

Figura 1. Problema amoroso.
Fonte: http://www.portaldafamilia.org/images/divorce01.jpg  (acesso em 08 de Dezembro de 2009)

Figura 2: Sem dinheiro.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_I5Ezm3xNF5k/SvRc-j7wJEI/AAAAAAAABHI/5QqxsR2jlKE/s400/POVO_SEM_DINHEIRO.jpg (acesso em 08 de Dezembro de 2009)

Figura 3: Pessoa doente.
Fonte: http://doencas.net/wp-content/uploads/2009/06/doente.jpg (acesso em 08 de Dezembro de 2009)


Sugestão: Outras figuras poderão ser usadas.

Novamente, pergunte aos aprendizes:

If you were them, how would you solve the problems? Dê, como exemplo, as seguintes respostas:
Figura 1: If I were them, I would try t o solve the problem and not argue.
Figura 2: If I were him, I would get a job.
Figura 3: If I were this person, I would look for a doctor.

Divida a sala em duplas. Peça aos alunos que tomem nota de 3 problemas que, na opinião deles, necessitariam de conselhos . Incentive-os a darem no mínimo 2 conselhos para cada um dos problemas.

Corrija no quadro.

Aula 2

Faça as seguintes perguntas aos alunos:

Observação: As perguntas estão em português. Dependendo do nível lingüístico da turma, você poderá perguntar em inglês. O objetivo, neste momento, é que todos os alunos construam o conhecimento a respeito das características do gênero estudado.

a- Você já ouviu falar de Advice Columns? O que são? Onde são encontradas? Quem as escreve? Quem as lê? (recorra às revistas da faixa etária deles para dar exemplos dessas seções)

b- Quais os assuntos, que provavelmente, são encontrados nesse tipo de texto?
c- Que tipos de perguntas você faria se precisasse escrever para essas colunas?

Divida a sala em grupos de 7 (sete) alunos (sugestão das autoras - mude isso se achar conveniente à sua situação). Cada grupo receberá uma advice column. Algumas foram retiradas do site: http://www.dearmrsweb.com/  (acesso em 08 de Dezembro) e postadas como arquivo pdf (para facilitar a impre ssão das mesmas) no endereço: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/advice-columns  (acesso em 08 de Dezembro de 2009). Cada aluno do grupo deverá ter uma cópia do texto.

Observação: O site: http://www.dearmrsweb.com/  (acesso em 08 de Dezembro de 2009) fornece várias outras opções de advice columns.

Eles devem ler o texto recebido. Peça a eles que, na primeira leitura (skimming), identifiquem qual é o problema citado nos mesmos. Você deverá orientá-los na compreensão dos problemas citados. Logo depois, incentive-os a identificarem qual é a solução proposta para cada um dos problemas. Peça-os que tomem nota do problema e solução apresentados nas advice columns.
Neste momento, introduza as sentenças: If I were you, Why don’t you..? e I think you should para ensiná-los como dar conselhos.

Observação: Se achar conveniente, mostre nos textos dados, outras maneiras de dar conselhos (I would, por exemplo).

Assim, os aprendizes deverão formular outros conselhos para os problemas apresentados no texto. Eles deverão tomar nota dos mesmos. Incentive os alunos no uso das expressões anteriormente apresentadas, para dar conselhos.

Cada grupo deverá, posteriormente, apresentar oralmente suas soluções para o restante da sala. Verifique, neste momento, a internalização das expressões para aconselhamentos e promova correções sempre que achar necessário.

Aula 3

Promova uma competição dentro da sala. Continue com os grupos feitos na aula 2. Cada um dos integrantes desses grupos deverá formular problemas e escrevê-los em um pedaço de papel, com identificação. Você, professor, comandará a brincadeira. Cada um dos grupos selecionará um integrante por rodada. Você deverá ler o problema selecionado. O participante que imaginar a solução mais rapidamente deve dizer em voz alta: “I KNOW!” e responder dando a solução para o devido problema. Não esqueça de salientar que todos devem usar as expressões já apresentadas para dar conselhos.

Ganha a competição o grupo que tiver mais participantes na última rodada. Você deve decidir quantas rodadas serão necessárias.

Sugestão: Se achar conveniente, autorize a utilização de dicionários bilíngües durante a gincana.

Aul a 4

Nesta aula os estudantes deverão produzir cartas de aconselhamento (advice columns). Utilize os problemas formulados pelos próprios aprendizes na aula 3. Cuide para que não distribua os problemas para seus devidos “autores”. Cada aluno da turma deverá receber um problema e respondê-lo, escrevendo realmente uma advice column.

Observação: Atente-se para as etapas de escrita. Assim, os alunos terão oportunidades de reconhecer os erros cometidos.

Etapas da escrita

Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, braisntorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próprios alunos revisam seu texto e an alisam gramática, pontuação e ortografia.



Aula 5


Monte uma exposição dos trabalhos feitos pelos alunos. Nesta aula, outros alunos e profissionais da escola terão oportunidade de observar as cartas de aconselhamento.
Os aprendizes de cada grupo deverão fazer cartazes para expor as cartas. Incentive-os a usar figuras que possam ilustrar o problema da carta. A criatividade e empenho dos alunos serão avaliados. Não se esqueça de estabelecer critérios de avaliação antes da realização do trabalho.
Incentive os visitantes da exposição dos trabalhos a fazer perguntas sobre o que está escrito nas cartas.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie as produções orais e escritas das aulas 3,4 e 5. Na aula 3, observe a internalização dos conhecimentos adquiridos através da leitura de advice columns e a capacidade dos aprendizes em reproduzi-los com desenvoltura. Durante a aula 4, avalie a preocupação dos alunos em responder aos problemas adequadamente. Observe a construção escrita dos conselhos (durante todas as etapas de escrita descritas na aula 4) e a variedade do vocabulário proposta pelos aprendizes. Por último, a aula 5 deve ser avaliada principalmente pela criatividade dos aprendizes ao expor as cartas de aconselhamento feitas por eles e a segurança ao responder às perguntas dos visitantes da exposição.

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