Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Datas comemorativas: Valentine´s Day

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
CRISLIANE PATRICIA DA SILVA
imagem do usuário

NAVIRAI - MS EE PRES MEDICI

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer essa data romântica e como é comemorada em alguns países; entender a origem do Valentine´s Day ( Dia dos Namorados ); identificar as diferenças na forma de comemoração do Valentine´s Day entre o Brasil e os Estados Unidos; verificar os principais símbolos desta da data.
Duração das atividades
Todo o mês de Maio é Junho até o dia 12 .
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O ideal é que os alunos tenham conhecimentos básicos de como montar uma apresentação no Windows Movie Maker. É importante também que esse aplicativo já esteja em todas as máquinas da STE e que estejam funcionando perfeitamente para que nenhum aluno fique prejudicado durante a realização da atividade. A sugestão aqui é que o professor trabalhe com os alunos alguma atividade simples no Movie Maker para qque eles posam conhecer e aprender como utilizá-lo.

Caso nã seja póssivel utilizar o Movie Maker, o professor poderá utilizar o aplicativo Power Point.

Estratégias e recursos da aula

Como o Valentine´s Day é comemorado no dia 14 de Fevereiro e coincide com o inicio do ano letivo, sugiro trabalhar esta aula no dia 12 de Junho.

http://www.bartelme.at/material/news/HappyValentinesDay.png acessado dia 10/12/2009 

1ª aula: Inicie a aula mostrando algumas figuras e perguntando, em inglês, que data elas representam. Se for necessário faça um treino antes para que a turma possa responder de forma clara e correta sempre observando a pronúncia das palavras.
Mostre a primeira imagem e pergunte:
What day is this?
Os alunos responderão:
It´s ......... day.
FIGURA 1

http://d.emule.com/fondo-papa-noel-merry-christmas/fondo-papa-noel-merry-christmas.jpg acessado em 10/12/2009 


It´s Christmas day

FIGURA 2

http://betopierrogastronomia.files.wordpress.com/2009/07/mae021.jpg  acessado em 10/12/2009


It´s Mother´s day


FIGURA 3

http://www.centrobarrosao.com/radiomontalegre/escrita/images/publicidade/109ii_pai.jpg  acessado em 10/12/2009


It´s Father´s day


FIGURA 4

http://www.zwani.com/graphics/thanksgiving/images/1happy-thanksgiving.gif  acessado em 10/12/2009

It´s Thanksgiving day

FIGURA 5

http://www.everythingeaster.com/images/easter_bunny.jpg acessado em 10/12/2009

 
It´s Easter day


FIGURA 6

http://www.brasiliraq.com.br/cms/_img/conteudo/Independencia_RMoreaux.jpg  acessado em 10/12/2009

It´s Independence day


FIGURA 7

http://yellow-net.com/courtyard-restaurant-yorkville/valentines-day.jpg acessado em 10/12/2009

 
It´s Valentines day


Neste momento, perguntar aos alunos quando é comemorado o dia dos namorados. Em seguida perguntar quando é comemorado nos EUA.
Em seguida, iniciar a apresentação em power point abordando o Valentine´s day: a sua origem, a forma como é comemorado em alguns paises, os principais símbolos do amor e outras curiosidades.

Imagem do vídeo

http://docs.google.com/present/view?id=dhjvnrwd_673hnfvbgrwacessado em 10/12/2009

O professor fará algumas contribuições durante a apresentação e ao mesmo tempo poderá tirar dúvidas dos alunos.
Em seguida perguntar aos alunos:
O que eles entendem por amor?
Vocês fariam loucuras de amor?
Vocês fariam um sacrifício por amor?
Essas perguntas servirão de preparação para o vídeo que será passado para os alunos. Um vídeo romântico e emocionante.

Imagem do vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=yk3WPPcUrUk&feature=related acessado em 10/12/2009

 
Caso o professor não queira passar este vídeo, ele poderá escolher outros vídeos no Youtube.
Também poderá pular esta etapa sem perder a essência da aula.
Assim que passar o vídeo, deixe que os alunos comentem o que eles acabaram de assistir.
Após os comentários, apresentar o projeto que será desenvolvido nos meses de Maio a Junho.


O PROJETO
- Valentine’s present
Criar uma apresentação em slides com mensagens, fotos, imagens e música para presentear quem se ama.
- Painel do Amor e da Amizade
Montar um painel no mural da escola sobre o Valentine’s Day
- Valentine’s Card
Confecção de cartões com mensagens em Inglês e Português.
- Valentine’s Day nas redes sociais
Escrever mensagens e frases de amor e de amizade no Orkut, facebook e etc de quem se ama.

- VALENTINE’S PRESENT

http://regispires.files.wordpress.com/2008/12/presente.jpg acessado em 10/12/2009

Como o projeto levará mais de um mês para ser executado, não esqueça de agendar com antecedência as aulas na STE. O planejamento é o sucesso da atividade.
Pedir aos alunos que tragam para esta aula fotos de quem vai se homenagear e a música preferida gravados na pen drive ou CD.
Para esta atividade serão necessários de 3 a 4 aulas.
Antes de iniciar o trabalho explique aos alunos o que eles farão. O professor poderá passar um vídeo para que os alunos se inspirem para realizar o trabalho e não tenham dúvidas do que eles irão produzir.
No Youtube há vários vídeos. Eu sugiro este:

 

Imagem do vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=HR9NGJWdV4s acessado em 10/12/2009

 
 Agora, “mãos a obra”. Peça aos alunos que pesquisem por imagens, frases e mensagens em inglês e português e salvem no computador. Peça também que eles salvem no computador as fotos e a música que trouxeram. Os alunos produzirão seus videos no windows movie maker.

O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. É um programa simples e de fácil utilização, o que permite que pessoas sem muita experiência em informática possa adicionar efeitos de transição, textos personalizados e áudio nos seus filmes.

 

Professor, para que o trabalho seja realizado com sucesso e que todos os alunos consigam produzir suas apresentações é necessário que você já domine um pouco o aplicativo. Sugiro também que utilize o data show para que todos acompanhem e não se percam no meio do trabalho.
Pedir aos alunos para abrirem o Movie Maker e iniciar a produção de suas apresentações. Assim que terminarem pedir para que salvem o projeto no computador. O trabalho deverá ser corrigido pelo professor ante de ser gravado num CD. Por isso o professor poderá, com um pen drive, salvar todos os trabalhos que já estarão nos computadores ou pode enviá-los para seu &nb sp;e-mail para&nbs p;a correção. caso a turma seja pequena, ele poderá fazer na sala mesmo juntamente com o aluno. Após as correções levar os alunos a STE, informá-los quais são os problemas para que possam ser corrigidos e ai sim serem gravados em CD.
Os CD com as apresentações serão dados de presente. Por isso os alunos deverão embalá-los para presente. Em parceria com o professor de Artes, eles poderão confeccionar suas próprias embalagens usando a criatividade valorizando ainda mais o presente.


- PAINEL DO AMOR E DA AMIZADE

http://www.matozinhos.mg.gov.br/fotos/100_1556.JPG acessado em 10/12/2009


Esta atividade poderá ser realizada em parceria com o professor de Artes. Para esta atividade reserve duas aulas.
Os alunos montarão um painel sobre o Valentine's Day no mural da escola. No painel os alunos deverão colocar corações, flores, mensagens e frases em Inglês e Português.
Incentivar os alunos nesse momento a criarem suas próprias frases e mensagens. Pedir também que façam traduções de algumas que eles acham bonitas. Peça para que eles utilizem o dicionário e os tradutores online. Mas lembre-se que toda tradução deve ser corrigida antes de ser fixada no painel.
O espaço para o painel deverá ser grande. Caso o mural da escola seja pequeno utilize um outro espaço autorizado previamente pelo diretor de sua escola.

- VALENTINE’S CARD

http://life.familyeducation.com/images/Lovecards_H.jpg acessado em 10/12/2009

Esta atividade poderá ser realizada em parceria com o professor de Artes. Reserve duas aulas para a confecção dos cartões e fixar no mural.
Os alunos confeccionarão cartões em papel cartolina dupla face colorido e escreverão mensagens, frases ou recados de amor em Inglês. Determine as medidas para que os cartões saiam do mesmo tamanho. Quanto ao formato deixe os alunos livres para recortarem e criarem seus cartões.
Na sala de aula eles farão seus cartões usando a criatividade e escreverão as frases e mensagens podendo dedicar a alguém em especial.
Assim que estiverem prontos, os cartões deverão ser fixados no Painel da escola. O painel ficará cheio de cartões.
Programe esse dia com seus alunos e faça a relação de materias que serão necessário para a confeccão dos cartões. Verifique na escola se há esses materiais. Caso não haja, pedir aos aluno s para trazerem para a aula.


-VALENTINE’S DAY NAS REDES SOCIAIS

http://flammarion.files.wordpress.com/2009/06/redes_sociais1.jpg acessado em 10/12/2009

Para esta ativi dade sera necessário 1 aula.
Para finalizar o projeto, na semana do Dia dos namorados, os alunos irão para a STE e pesquisarão em sites de mensagens para rede sociais, mensagens românticas.
Algumas sugestões de sites:


http://www.myrecados.com/Mensagens/

http://www.recadosonline.com/

http://www.mensagensmagicas.com/

http://www.musicasevideos.com.br/

http://www.glimboo.com/

http://www.mandamusica.net/rosa-de-saron-sem-voce

 http://www.recadosanimados.com/recadosmusicas.html


Todos os endereços acima foram acessados dia 10//12/2009
Em seguida, os alunos acessarão suas redes sociais ( orkut, facebook, etc...) e deixarão estas mensagens na página de recados de seus amigos, namorados, namoradas, maridos e esposas.

Recursos Complementares

Dicionários de Inglês-Português

Tradutores online

Avaliação

Serão avaliados:

a participação dos alunos em todo o projeto;

a produção do CD, do painel, dos cartões;

a produção e tradução das mensagens e frases para o Inglês.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 5/8 - 62.5%
  • Quatro estrelas 3/8 - 37.5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luciana , Escola Nossa Senhora de Fátima , Paraná - disse:
    nynna_10@hotmail.com

    31/05/2012

    Quatro estrelas

    Adoreiii


  • maria vitoria, ssos , Pernambuco - disse:
    vitoria1_moura@hotmail.com

    26/01/2012

    Cinco estrelas

    parabens que fez este textos


  • Sandra, E.E.Padre J. dos Santos , São Paulo - disse:
    sandgomescosta@yahoo.com.br

    21/03/2011

    Cinco estrelas

    Eu concordo c/ a opinião da prof. qdo ela disse q. infelizmente a realidade da escola pública é outra. Eu trabalho em uma escola pública e n/ tem como elaborar esse projeto. Amei o projeto, mas a realidade é outra.


  • Jaguaracy Conceição, Escola Municipal Eurides Sant'Anna , Bahia - disse:
    jaguaracyc2@gmail.com

    12/04/2010

    Cinco estrelas

    Uma ideia bem bolada e que realmente faz com o corpo discente participe. Todavia, sabemos que nem em toda escola pública é possível um projeto desse tipo. Sou professor de escola pública e a nossa realidade não permite esse tipo de trabalho. Felicito a prrofessora. Jaguaracy


  • Marcos Veríssimo de Lima., Escola Estadual José Juarez e E. E.Leopoldo Dalmolin , Mato Grosso do Sul - disse:
    markverissimo@hotmail.com

    12/04/2010

    Cinco estrelas

    Uma excelente aula!!! Uma ótima didática!! Parabéns Patricia!! Você merece ser reconhecida!!


  • PROFESSOR UILLIAN, Escola Professora Iêda Alves de Oliveira , Bahia - disse:
    uillian_100@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Execelente aula, com criatividade e originalidade.


  • José Ênio, Escola Professor Agripino de Almeida , Pernambuco - disse:
    eniowhite@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei bastante desta aula! Vou vivenciá-las nas turmas de 7ª e 8ª séries. Eles vão adorar!


  • Josiane Silva de Oliveira, Escola Estadual Professor Djalma Batista , Amazonas - disse:
    jomedsan@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Considero ótima sugestão.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.