Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


INTEGRAÇÃO GRUPAL: “TRANÇANDO EXPERIÊNCIAS”

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Reconhecer que a integração grupal é favorecida quando as pessoas expressam sentimentos, facilidades e dificuldades inerentes ao convívio interpessoal.
2. Analisar a sua forma de participação e a dos colegas em atividades grupais.
3. Encontrar um ritmo grupal comum que propicia a sensação de pertencer a um grupo de forma harmoniosa

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

                   
1º Momento: Dinâmica: “Trançando barbantes”

 O professor solicitará aos alunos que se organizem em círculo. Em seguida, entregará o rolo de barbante para um dos participantes esclarecendo que ele irá prender uma das pontas do barbante em seu pé e escolher um colega para entregar o rolo, que deverá ser passado pelo chão, esticando o barbante e dizendo algo segundo algum critério específico (Professor, você poderá propor um critério, conforme sua avaliação das necessidades do grupo como, por exemplo: agradecer uma ação solidária: eu jogo para X porque me ajudou na atividade de matemática; dizer algo que agrada: eu jogo para Y porque me dá atenção, conversa comigo; identificar alguma semelhança: eu jogo para Z porque a gente é muito alegre...)
O jogo continua até que todos da roda tenham o barbante preso em seu pé. Nenhum aluno poderá receber o barbante mais de uma vez.
Depois de montada a trama de barbantes, o professor solicitará que cada um, ao mesmo tempo, pegue a ponta que está presa no pé e segure-a firmemente pela mão. A um sinal seu, a roda deverá girar, sem desmanchar as figuras que foram formadas. Para que essa movimentação tenha êxito e a cadeia não seja embaraçada ou rompida, é necessário o controle corporal de cada participante e a sintonia do grupo, para que encontrem um ritmo comum.
Professor, interrompa algumas vezes o movimento e analise com o grupo sua forma de participação (atenção, olhar para a roda, acompanhar o ritmo do grupo, segurar firme o barbante etc.). É fundamental que os alunos identifiquem as dificuldades e se proponham a superá-las, a fim de conseguir um movimento com ritmo comum a todos os componentes, o que proporciona a sensação de pertencer a um grupo.
Para terminar a atividade, os alunos deverão enrolar o barbante, desfazendo o trançado, do último para o primeiro. Em seguida, o professor abrirá espaço para que expressem como se sentiram ao dar e receber o barbante, ao buscar o ritmo grupal, ao construir e desfazer o trançado, ao falar de suas dificuldades e as do grupo na realização da atividade (Professor, neste momento, é importante reafirmar que a convivência é fortalecida quando podemos expressar nossos sentimentos, desejos, interesses, facilidades e dificuldades).


2º Momento: Dando continuidade, o professor convidará os alunos para assistir ao vídeo “Trabalho em equipe I”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=kzMMGYwtB3k&feature=related

tRABALHO EM EQUIPE

Na sequência, o professor solicitará aos alunos que estabeleçam relações entre a atividade anterior “Trançando barbantes” e o vídeo apresentado “Trabalho em equipe I”, comentando-as. Se necessário, o professor poderá enriquecer esta discussão pontuando que a integração grupal favorece o respeito aos diferentes ritmos pessoais e a busca de um ritmo grupal harmônico, a identificação das semelhanças e das diferenças entre eles, a percepção das dificuldades que podem ter para se sentirem identificados com os outros e o sentimento de pertencer a um grupo.

3º Momento: Os alunos divididos em pequenos grupos deverão relembrar situações vividas no contexto escolar que favoreceram a integração grupal e outras que não possibilitaram ao grupo trabalhar de forma integrada. Dentre as situações relembradas, cada grupo deverá escolher uma delas para representá-la por meio de dramatização.

4º Momento: Após a apre sentação de cada grupo, o professor e os alunos deverão discutir a importância de uma análise constante quanto à forma de participação de cada um e do grupo como um todo, nas atividades coletivas.

Recursos Complementares

Professor, para enriquecimento das discussões relativas à temática proposta, você poderá acessar o sítio http://www.youtube.com/watch?v=MGJRiU2i4HQ onde encontrará o vídeo intitulado “O Vôo dos Gansos” .

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.


Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas.


Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos na atividade “Trançando barbantes”, nas discussões e nas dramatizações. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Verificar se os alunos foram capazes de: reconhecer que a integração grupal é favorecida pela expressão dos sentimentos, das facilidades e dificuldades inerentes ao convívio social; analisar a sua participação e a dos colegas em atividades grupais; encontrar um ritmo grupal comum, harmônico.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • seif, Moçambique - disse:
    m_saif952@hotmail.com

    12/08/2012

    Três estrelas

    podiam ser mais objectivos, e nao disseram a importancia da interacao grupal.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.