Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


IMAGEM DE SI E DO OUTRO: RESGATE DA FORÇA DO HERÓI!

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias; Marta Regina Alves Pereira; Lucianna Ribeiro de Lima; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes;

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Ampliar a percepção de si e dos colegas, resgatando o herói interior e aquele que emerge do grupo.
2. Descobrir a sua força heróica, em ações individuais e coletivas.
3. Construir e refletir sobre o “herói” da turma, fortalecendo as relações de troca, de confiança e de cumplicidade no grupo.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá ter trabalhado com os alunos, conceitos e exemplos referentes a mitos. Para isto, poderá também utilizar como recurso a aula intitulada “Mitos fazem parte das Relações Interpessoais”.

Estratégias e recursos da aula
Comentários para o professor

Segundo Pearson (1995), “as histórias a respeito de heróis são profundas e eternas. Elas ligam os nossos próprios anseios, desgostos e paixões às experiências dos que viviam antes de nós, de modo que podemos aprender algo a respeito da essência do significado de ser humano...”. Desse modo, a proposta desta aula é a busca do diálogo com o herói interior e o do grupo, o que possibilita fazer descobertas a respeito de si próprio e do outro, favorecendo o desenvolvimento pessoal e fortalecendo as relações e trocas grupais.

Momentos da aula:

1º Momento: O professor inicia a aula convidando os alunos a buscar uma posição confortável para a realização de uma atividade de sensibilização. Entrega a cada aluno folha sulfite, lápis colorido, giz de cera, e pede para colocar estes materiais ao seu lado. Em seguida, começa a atividade dizendo: Agora vamos fazer uma “viagem imaginária”. Cada um deverá fechar os olhos e prestar atenção em sua respiração: Está tranqüila? Acelerada? (Pausa)...
Agora volte a atenção para o seu corpo. Imagine que ele está bem solto, relaxado... Solte sua imaginação.... (Pausa).
Imagine que você recebeu o dom de voar... (Pausa)... Voe livremente... (Pausa)... Olhe ao seu redor, como se estivesse vendo tudo pela primeira vez... (Pausa)...
Imagine que você conseguiu atingir, com seu vôo, uma grande distância (Pausa) ... Você está viajando pelo tempo, esperando encontrar algum lugar...(Pausa)...
Devagar, você olha tudo e reconhece um lugar... (Pausa)... Baixa lentamente seu vôo para observar melhor e sente vontade de ir até lá... (Pausa)... Vê um caminho. Decide ir por ele... (Pausa)... Como ele é? Como você se sente neste momento?...(Pausa)...
De repente, uma surpresa!... Algo inesperado acontece e você fica numa situação difícil, não sabe o que fazer... (Pausa)... Você gostaria de ter alguém que pudesse ajudá-lo? Concentre-se. Chame este alguém... (Pausa)...
Sua ajuda está chegando... Quem é essa pessoa? Como ela é? De onde vem?...(Pausa)...
Essa pessoa o está ajudando, salvando-o dessa situação difícil... Como ela o ajuda? (Pausa)...Ela lhe dá força? Vocês se comunicam? De que forma isso acontece? A comunicação é fácil ou difícil?...(Pausa)...
Está chegando a hora da despedida... Vocês têm que ir embora... ( Pausa)...Que tal dizer-lhe algo sobre esse encontro?...(Pausa)... Agora, despeça-se de seu personagem...
Lentamente, distancie-se desse lugar... (Pausa)... Preste atenção em sua respiração, em seu corpo, mexa-o suavemente... Aos poucos, vá espreguiçando, esticando os braços, as pernas, abrindo os olhos e voltando para este espaço, a sala de aula.
Agora, utilizando o material que está ao seu lado, desenhe o personagem que você encontrou e que o ajudou, que o salvou de uma situação difícil como um herói. Pode desenhar do jeito que quiser, usando cores, formas, traços...

3º Momento: Alunos sentados em roda. O professor deverá solicitar que compartilhem os sentimentos em relação à viagem imaginária e socializem os personagens criados por eles. Além disso, deverá motivá-los a perceber e a comentar sobre semelhanças e diferenças entre as produções.

4º Momento: O professor apresenta o vídeo “Grandes heróis – Marvel e DC”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=2g1nzC2INEs&NR=1

gRANDES HERÓIS

Após assistir ao vídeo, solicitar aos alunos que identifiquem pontos em comum entre o seu herói e os heróis apresentados no vídeo (e de outros heróis que se lembrarem). Na sequência, o professor deverá lançar questões como: Para vocês, o que é um herói? Quais as suas características? Vocês já se sentiram como um herói? Em que situações? O que fizeram? (Professor, poderão ser considerados atos heróicos aqueles que expressam coragem, solidariedade, cooperação, troca de conhecimentos e outros).

5º Momento: Dando prosseguimento, o professor propõe aos alunos a construção de um único herói da turma, sendo que cada um deverá dar um pouco da sua força interior, heróica a esse personagem (Por exemplo: eu sou bom em raciocínio matemático, então eu dou um pouco desta capacidade para ele...). Para esta produção criativa, poderão utilizar materiais diversos como: sucatas, papéis variados, jornais, revistas, tintas, pincéis, lápis de cor, giz de cera, tesoura, cola, etc. (Professor, nesse momento é importante observar o funcionamento do grupo: se planejam, se trocam idéias em relação a como construir o herói, se aceitam a idéia do outro, se cooperam uns com os outros, se percebem as suas forças heróicas...). Após a construção do herói pelo grupo, solicitar que comentem a respeito do processo vivido por eles e sobre o herói criado pela turma. Em seguida, deverão escolher um nome para ele e escrever histórias sobre as aventuras do personagem criado (As histórias poderão ser produzidas em duplas, em pequenos grupos ou coletivamente). Professor e alunos deverão organizar um livro contendo as histórias referentes às aventuras do herói da turma, ilustrando-as. Posteriormente, o livro e o herói criados pelos alunos, poderão ser apresentados aos colegas de outras turmas.

Recursos Complementares

Como recurso enriquecedor para a aula, o professor poderá utilizar o vídeo “Mito do Herói”(01), acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=VUU4SZlii8Q

Referência Bibliográfica:
PEARSON, C. O despertar do herói. São Paulo: Pensamento, 1995.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula.

Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos na atividade de sensibilização, nas discussões, no momento de construção do herói da turma, de produção das histórias e organização do livro. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Verificar se os alunos foram capazes de: reconhecer a sua força heróica e a do grupo em ações individuais e coletivas; construir o herói da turma e produzir textos relativos às suas aventuras, com coerência e criatividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.