Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Medidas e escalas

 

20/02/2009

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer e utilizar os conceitos de medida, escala e proporção. Trabalhar em duplas produtivamente.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para ampliar as possibilidades de intervenção durante o processo, levante o que os alunos já sabem sobre escala.
Estratégias e recursos da aula


Organize seus alunos em duplas na sala de informática e apresente-lhes a atividade 1 do Módulo Medidas e Ordem de Grandezas, disponível no Portal do Professor.

 

Para introduzir a atividade estimule-os a pensar sobre a infinidade de formas que existem a nossa volta, independente de serem facilmente visíveis para nós. Proponha, então, que as duplas descubram o que as imagens representam.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1513/imagens/imagem_rived.jpg

Peça que as duplas anotem suas hipóteses para verificarem posteriormente. Ao conferirem as respostas verão que correspondem a imagens microscópicas, ampliadas muitas vezes .

Discutam a ampliação realizada nas imagens e o conceito de escala, semelhança e proporção.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1513/imagens/rived2.jpg

“O conceito de semelhança está presente no estudo de escalas, plantas, mapas,
ampliações de fotos, fotocópias como também quando se verifica, por exemplo, se as
medidas das partes do corpo humano se mantêm proporcionais entre um representante jovem e um representante adulto.”
Fonte:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf


Na aula seguinte peça que seus alunos tragam guias da cidade e mapas em que haja indicações do uso de escalas. Em duplas, explorem essas informações nas fontes que trouxerem, lendo as legendas. Certifique-se, durante as discussões, que os alunos compreenderam a proporção de redução.

Proponha que os alunos pensem em uma representação de espaços da escola utilizando escalas. Sugira que comecem utilizando papel quadriculado e apliquem uma escala 1:100 (um para cem), por ser mais simples: cada centímetro do papel equivale a 100 centímetros da sala (1 metro). Depois devem experimentar outras escalas.
 

Proponha uma exposição das representações para que os demais reconheçam o espaço da escola escolhido pela dupla.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Medidas e ordens de grandezas Animação/simulação
Avaliação
Observe durante o processo a utilização do conceito de escala e promova a auto avaliação do aluno: o que aprendi? Como foi o trabalho em equipe? O que não sei? O que precisamos melhorar no trabalho em equipe?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.