20/02/2009
Mary Grace Martins (orientação)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Organize seus alunos em duplas na sala de informática e apresente-lhes a atividade 1 do Módulo Medidas e Ordem de Grandezas, disponível no Portal do Professor.
Para introduzir a atividade estimule-os a pensar sobre a infinidade de formas que existem a nossa volta, independente de serem facilmente visíveis para nós. Proponha, então, que as duplas descubram o que as imagens representam.
Peça que as duplas anotem suas hipóteses para verificarem posteriormente. Ao conferirem as respostas verão que correspondem a imagens microscópicas, ampliadas muitas vezes .
Discutam a ampliação realizada nas imagens e o conceito de escala, semelhança e proporção.
“O conceito de semelhança está presente no estudo de escalas, plantas, mapas,
ampliações de fotos, fotocópias como também quando se verifica, por exemplo, se as
medidas das partes do corpo humano se mantêm proporcionais entre um representante jovem e um representante adulto.”
Fonte:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf
Na aula seguinte peça que seus alunos tragam guias da cidade e mapas em que haja indicações do uso de escalas. Em duplas, explorem essas informações nas fontes que trouxerem, lendo as legendas. Certifique-se, durante as discussões, que os alunos compreenderam a proporção de redução.
Proponha que os alunos pensem em uma representação de espaços da escola utilizando escalas. Sugira que comecem utilizando papel quadriculado e apliquem uma escala 1:100 (um para cem), por ser mais simples: cada centímetro do papel equivale a 100 centímetros da sala (1 metro). Depois devem experimentar outras escalas.
Proponha uma exposição das representações para que os demais reconheçam o espaço da escola escolhido pela dupla.
Nome | Tipo |
---|---|
Medidas e ordens de grandezas | Animação/simulação |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!