20/01/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
O aluno poderá perceber e experimentar:
Recomendamos que anteriormente experimente atividades que contenham elementos que envolvam o movimento ritmado, a cadência dentro das músicas e a vivência (individual) na dança dentro de ritmos diversos.
1º Momento
– Iniciar a aula comentando sobre como as manifestaçòes culturais identificam o país ou região. Dar exemplos como: se ouvirmos um samba de que país estaríamos falando? e se ouvirmos um tango, de que país estaríamos falando?
- também citar que nos movimentos estas manifestações estão presentes. Se víssemos imagens sem som de alguém dançado samba ou tango, saberíamos fazer a mesma relação do som.
- estas manifestações tem sentido e significados próprios nas regiões em que elas tornam-se tradições, ou cultura daquele povo. Por isso, as vezes não tem sentido ir ao Rio de Janeiro dançar tango ou ir Buenos Aires dançar samba.
Em seguida, fazer uma breve explanação acerca do ritmo Tango:
Nascido na Argentina é um ritmo ardente, sensual, exige concentração e persistência. O tango de salão (salões de baile) não tem saltos, nem movimentos espalhafatosos, distancia-se, portanto, do tango-show, mais conhecido e apreciado pelos leigos. O tango de salão não é combinado, cabe ao parceiro conduzir sua dama, obtendo do mesmo acompanhamento harmonioso, em outras palavras, não há necessidade de se combinar previamente seqüências e "sinais" para figurações. O tango de salão está ligado ao lazer, ao sentimento de se ouvir e interpretar a música e, enfim, à arte de exprimi-los. Caracteriza-se por movimentos geométricos, passos geralmente longos (06 a 08 tempos) e variações no ritmo.
(No site que é recomendado em recursos complementares você encontra músicas para download e mais informações sobre o Tango).
Atividade 01: Marcando os passos na música
O passo básico do tango possui 08 tempos divididos em 03 grupos que são marcados da seguinte forma:
Com base nessa informação propor a seguinte atividade:
Atividade 02: Ligando a marcação ao passo básico
Ø Passos do “cavalheiro” e da “dama” são bem diferentes por isso serão descritos separadamente:
Técnica – Cavalheiros - Pés unidos, o movimento das pernas se inicia com direita para trás, esquerda se junta à direita e abre para a esquerda (movimento em L), pausa, direita se junta à esquerda e passa à frente (também em L), esquerda vai à frente passando à direita, e direita se junta à esquerda, pausa. Finalizando o passo perna esquerda sai em L pisando entre as pernas da dama, direita abre paralelamente à esquerda e esquerda fecha junto à direita.
Damas - Pés unidos, o movimento das pernas se inicia com esquerda vai à frente, direita se junta à esquerda e abre para a direita (movimento em L), pausa, esquerda se junta à direita e passa dando um passo atrás (também em L), direita vai atrás passando à esquerda, e esquerda vai atrás se juntando à direita, porém cruzando sobre ela, pausa. Finalizando o passo perna direita (que está atrás da esquerda) sai em L pisando atrás, esquerda abre paralelamente à direita e direita fecha junto à esquerda.
Atividade 03: Experimentando novos movimentos
O básico do tango possui diversas variações que nada mais são que o próprio passo sem a marcação de alguns dos tempos ou com pequenas modificações (feito com 05, 06, 07 tempos). Com base nessa informação, pedir para que os alunos construam como atividade final, outras formas de executar o básico, modificando-o sem perder de visto o ritmo das passadas.
OBS: O vídeo que mostra os movimentos ensinados pode ser encontrado no endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=ldeQb-7I_7A
Logo no início do vídeo, podemos observar um passo que pode ser usado como enriquecimento dessa aula (“Meia Lua”). Mais no final do vídeo os dançarinos fazem revezadamente os passos meia lua e b ásico descrito anteriormente nessa aula.
http://www.portaldadanca.com/home.aspx
(Textos, vídeos e músicas).
Discutir com a turma aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: Quais contribuições a dança "tango" pode trazer para outros tipos de dança? Existe alguma relação do tango com outros ritmos que também podem ser dançadps a dois? Quais as impressões acerca de movimentos feitos em uma estrutura tão marcada e extensa como no tango? A oscilação da velocidade durante as passadas tornou o ritmo mais difícil? Quais são os elementos que dificultam o movimentar-se dentro do ritmo? Foi difícil produzir movimentos modificando uma estrutura já existente? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades e do ritmo em questão?
Verificar nas conversas, se compreendem o sentido da diversidade cultural manifestada por meio do tango, que caracteriza a "Argentina" de modo que possam fazer relações com outras formas de manifestação cultural.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!