20/01/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
O aluno poderá perceber e experimentar:
Não é necessário conhecimento anterior.
1º Momento –
Levanar junto aos alunos, quais tipos de manifestação da cultura eles conhecem. Apontar como algumas dessas manifestações somente ocorrem em locais específicos (regiões ou países), pois somente ali tem significados próprio. Elencar junto aos alunos algumas dessas manifestações.
Verificar quais dessas manifestações conhecem no campo da dança.
Apontar que algumas manifestações se espalham ou ficam conhecidas em outras regiões, ganhando significados próprios, ou marcando a presença de pessoas que para ali emigraram e levaram consigo um pouco dessa cultura. Em seguida. Apontar se conhecem a América Central e propor tabalhar com um ritmo dessa região.
Explanar sobre a Salsa e Chá-chá-chá:
A SALSA surgiu em meados dos anos 60, a partir do “son” cubano, que nasceu nos campos do oriente da ilha, na região de Santiago de Cuba, na segunda metade do século XVIII, e teve como antecedentes a influência hispânica, francesa e africana. O "son" foi se mesclando com a rumba, o mambo, o chá-chá-chá e outros ritmos típicos cubanos, e sofrendo influências do merengue da República Dominicana, do jazz e do rock americano, da cumbia colombiana,do reggae jamaicano e até do nosso samba. A palavra “salsa”, em espanhol, significa molho, uma mistura de temperos que dá sabor à comida. A salsa de hoje é isto, uma mistura de ritmos e sonoridades que dá sabor à música, que resultou da inqu ietude criadora de m úsicos de diversas latitudes.
O Chá-chá-chá é derivado do Danzon cubano, que seguiu ao mambo. O nome foi inspirado no barulho feito pelos dançarinos nas pistas de dança (as marcações são facilmente identificadas nas músicas). Tornou-se popular no mundo com as formações das Big Bands, onde teve o predomínio de instrumentos de sopro.
(No site que é recomendado em recursos complementares você encontra músicas para download e mais informações sobre a Salsa e o Chá-chá-chá).
Atividade 01: Vivenciando o básico (Salsa)
&nbs p; O básico da salsa é muito importante, pois a dança é repleta de giros mui to semelhantes aos feitos no nosso “forró universitário” e o soltinho/rock americano, nesse sentido, a marcação feita durante o básico acompanha a maioria dos giros e passos da salsa fazendo com que a estrutura do básico ganhe atenção no aprendizado. Esse básico é composto de 03 tempos e uma pausa que normalmente é substituída por uma forte marcação com o pé. Tal marcação é muito pessoal, variando de um simples bater o pé no chão a um rápido “chute” para frente. Vamos então a sua técnica:
Deixar que os alunos vivenciem o movimento sem música e depois com música separadamente em velocidades de marcação diferentes (músicas lentas e rápidas).
OBS: O vídeo que mostra os movimentos ensinados pode ser encontrado no endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=7I7ClR5WBLg
Logo no início do vídeo, podemos observar um forma de caminhar com a estrutura do básico, em seguida o casal mostra dançando o básico e diferentes tipos de giros dentro da estrutura do mesmo.
Atividade 02: Associando básico e giros na salsa
Usando como referência a estrutura do básico, pedir para que os alunos construam como atividade final, formas de movimentar-se e de girar durante o dançar a salsa (girando o próprio corpo e/ou o parceiro) tentando não sair da marcação ensinada (03 tempos e 01 marcação/pausa).
Atividade 03: Vivenci ando o básico (Chá-ch á-chá)
O básico do Chá-chá-chá segue a idéia da salsa. O Ritmo também é repleto de giros e a estrutura do seu básico serve de referência para marcação das pernas durante os giros e passos. O ritmo tem 05 tempos e em uma das possibilidades de se dança-lo, os parceiros evoluem nos passos como se estivessem em uma disputa: o cavalheiro faz uma seqüência de passos, e ao retornar ao básico, a dama deve copiar a exata seqüência que o cavalheiro acabou de desenvolver. Depois de realizada a repetição, os papéis se invertem e é a dama quem faz a seqüência para o cavalheiro (assim sucessivamente). Vamos então a sua técnica:
Deixar que os alunos vivenciem o movimento sem música e depois com música separadamente em velocidades de marcação diferentes (músicas lentas e rápidas).
OBS: O vídeo que mostra os movimentos ensinados pode ser encontrado no endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=phpzBmCdkZc
No vídeo podemos observar, além do básico, diferentes tipos de giros e passos de evolução dentro da estrutura do mesmo.
Atividade 04: Associando básico e giros no chá-chá-chá
Usando como referência a estrutura do básico, pedir para que os alunos construam como atividade final, formas de movimentar-se e de girar durante o dançar o chá-chá-chá (girando o próprio corpo e/ou o parceiro) tentando não sair da marcação ensinada (05 tempos).
Uma outra idéia é construir uma série de movimentos, dentro da estrutura do básico, e dançar nos moldes da “disputa” já citada na introdução da atividade 03.
Verificar se a turma compreendeu como a cultura se manifesta por regiões e marcam suas características, levando ao reconhecimento de um povo.
Reconhecer a dança (Salsa e Chá-chá-chá) como uma manifestação culturallda América Central .
Discutir com a turma quais as impressões acerca de movimentosrealizados. Verificar se apontam aspetos específicos desses ritmos e danças.Existem relações entre os movimentos e ritmo desses dois ritmos (quais)? Quais são os elementos que dificultam o movimentar-se dentro dos ritmos? Foi difícil produzir movimentos dentro das estruturas dos básicos trabalhados? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades e dos ritmos em questão?
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