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Diversidade cultural e dança – O tempero da América Central- Salsa e Chá-chá chá

 

20/01/2010

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá perceber e experimentar:

  • Reconhecer a diversidae cultural na América Central manifestada pelo ritmo e pela dança regional;
  • A referência, sincronia e o comando para se dançar a dois nesses ritmos;
  • Passos básicos dos ritmos: Salsa e Chá-chá-chá (Dança de salão);
Duração das atividades
100 minutos. 02 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento anterior.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento –

Levanar junto aos alunos, quais tipos de manifestação da cultura eles conhecem. Apontar como algumas dessas manifestações somente ocorrem em locais específicos (regiões ou países), pois somente ali tem significados próprio. Elencar junto aos alunos algumas dessas manifestações.

Verificar quais dessas manifestações conhecem no campo da dança. 

Apontar que algumas manifestações se espalham ou ficam conhecidas em outras regiões, ganhando significados próprios, ou marcando a presença de pessoas que para ali emigraram e levaram consigo um pouco dessa cultura. Em seguida. Apontar se conhecem a América Central e propor tabalhar com um ritmo dessa região. 

Explanar sobre a Salsa e Chá-chá-chá:

            A SALSA surgiu em meados dos anos 60, a partir do “son” cubano, que nasceu nos campos do oriente da ilha, na região de Santiago de Cuba, na segunda metade do século XVIII, e teve como antecedentes a influência hispânica, francesa e africana. O "son" foi se mesclando com a rumba, o mambo, o chá-chá-chá e outros ritmos típicos cubanos, e sofrendo influências do merengue da República Dominicana, do jazz e do rock americano, da cumbia colombiana,do reggae jamaicano e até do nosso samba. A palavra “salsa”, em espanhol, significa molho, uma mistura de temperos que dá sabor à comida. A salsa de hoje é isto, uma mistura de ritmos e sonoridades que dá sabor à música, que resultou da inqu ietude criadora de m úsicos de diversas latitudes.

            O Chá-chá-chá é derivado do Danzon cubano, que seguiu ao mambo. O nome foi inspirado no barulho feito pelos dançarinos nas pistas de dança (as marcações são facilmente identificadas nas músicas). Tornou-se popular no mundo com as formações das Big Bands, onde teve o predomínio de instrumentos de sopro.

 (No site que é recomendado em recursos complementares você encontra músicas para download e mais informações sobre a Salsa e o Chá-chá-chá).

Atividade 01: Vivenciando o básico (Salsa)

         &nbs p;  O básico da salsa é muito importante, pois a dança é repleta de giros mui to semelhantes aos feitos no nosso “forró universitário” e o soltinho/rock americano, nesse sentido, a marcação feita durante o básico acompanha a maioria dos giros e passos da salsa fazendo com que a estrutura do básico ganhe atenção no aprendizado. Esse básico é composto de 03 tempos e uma pausa que normalmente é substituída por uma forte marcação com o pé. Tal marcação é muito pessoal, variando de um simples bater o pé no chão a um rápido “chute” para frente. Vamos então a sua técnica:

  • Técnica – Pés unidos, o movimento das pernas se inicia com um ligeiro abrir de pernas para o lado esquerdo (com a perna esquerda que marca o tempo um para o lado), em seguida a perna direita se junta à esquerda marcando o tempo dois (pernas unidas novamente) e finalmente o tempo três é marcado semelhante ao um, ou seja, abrindo a perna esquerda para o lado. A “pausa” ou “marcação” é feita juntando-se as pernas novamente (nesse caso marcado com o pé direito). O pé que faz a marcação é responsável por iniciar uma nova seqüência para o lado oposto (marca o próximo tempo um). Originalmente o passo é feito de um lado para o outro.

Deixar que os alunos vivenciem o movimento sem música e depois com música separadamente em velocidades de marcação diferentes (músicas lentas e rápidas).

  • Após experimentar separadamente incentivar a vivência em pares levando em consideração os pontos trabalhados em outros ritmos:
    • O posicionamento inicial de “damas” e “cavalheiros” é o seguinte: Cavalheiros – mão direita no centro das costas da dama (espalmada) e mão esquerda segurando a mão direita da dama na altura do seu ombro entre o casal. Damas – Mão esquerda apoiada no ombro do cavalheiro e mão direita na mão esquerda do mesmo. Ambos com os pés unidos. No caso específico da salsa logo após iniciar a dança o casal pode se separar em uma posição semelhante à feita no rock para que os giros de braços sejam realizados.
    • Como o movimento a dois é espelhado, foi convencionado que a forma de se iniciar o passo para “damas” e “cavalheiros” fossem opostas. Damas iniciam com a direita para o lado direito e cavalheiros iniciam com a esquerda para o lado esquerdo. O comando está diretamente ligado a esse início, ou seja, cavalheiro empurra a dama com o braço para o seu lado esquerdo/ direito da dama.

OBS: O vídeo que mostra os movimentos ensinados pode ser encontrado no endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=7I7ClR5WBLg

Logo no início do vídeo, podemos observar um forma de caminhar com a estrutura do básico, em seguida o casal mostra dançando o básico e diferentes tipos de giros dentro da estrutura do mesmo.

Atividade 02: Associando básico e giros na salsa

            Usando como referência a estrutura do básico, pedir para que os alunos construam como atividade final, formas de movimentar-se e de girar durante o dançar a salsa (girando o próprio corpo e/ou o parceiro) tentando não sair da marcação ensinada (03 tempos e 01 marcação/pausa).

Atividade 03: Vivenci ando o básico (Chá-ch á-chá)

O básico do Chá-chá-chá segue a idéia da salsa. O Ritmo também é repleto de giros e a estrutura do seu básico serve de referência para marcação das pernas durante os giros e passos. O ritmo tem 05 tempos e em uma das possibilidades de se dança-lo, os parceiros evoluem nos passos como se estivessem em uma disputa: o cavalheiro faz uma seqüência de passos, e ao retornar ao básico, a dama deve copiar a exata seqüência que o cavalheiro acabou de desenvolver. Depois de realizada a repetição, os papéis se invertem e é a dama quem faz a seqüência para o cavalheiro (assim sucessivamente). Vamos então a sua técnica:

  • Técnica – Pés unidos, o movimento das pernas s e inicia com a per na e squerda indo a frente e voltando (em 02 te mpos) ao retornar inic ia-se a seqüência de 03 tempos no mesmo lugar que é a marca do ritmo (como se cantasse o chá-chá-chá, cada um dos pés bate revezadamente no chão, na velocidade do ritmo marcando os 03 tempos) – nesse caso esquerda/direita/esquerda. O passo termina com a direta fazendo o caminho inverso da esquerda, ou seja, vai atrás e volta se juntando para marcar novamente os 03 tempos. A partir daí tudo se repete.

Deixar que os alunos vivenciem o movimento sem música e depois com música separadamente em velocidades de marcação diferentes (músicas lentas e rápidas).

  • Após experimentar separadamente incentivar a vivência em pares levando em consideração os pontos trabalhados em outros ritmos:
    • O posicionamento inicial de “damas” e “cavalheiros” é o seguinte: Cavalheiros – mão direita no centro das costas da dama (espalmada) e mão esquerda segurando a mão direita da dama na altura do seu ombro entre o casal. Damas – Mão esquerda apoiada no ombro do cavalheiro e mão direita na mão esquerda do mesmo. Ambos com os pés unidos. O chá-chá-chá funciona como na salsa logo após iniciar a dança o casal pode se separar em uma posição semelhante à feita no rock para que os giros de braços sejam realizados.
    • Como o movimento a dois é espelhado, foi convencionado que a forma de se iniciar o passo para “damas” e “cavalheiros” fossem opostas. Damas iniciam com a direita para trás e cavalheiros iniciam com a esquerda para frente. O comando está diretamente ligado a esse início, ou seja, cavalheiro empurra a dama com o braço e perna esquerda para trás, em seguida a puxa para dar seqüência ao passo.

OBS: O vídeo que mostra os movimentos ensinados pode ser encontrado no endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=phpzBmCdkZc

No vídeo podemos observar, além do básico, diferentes tipos de giros e passos de evolução dentro da estrutura do mesmo.

Atividade 04: Associando básico e giros no chá-chá-chá

            Usando como referência a estrutura do básico, pedir para que os alunos construam como atividade final, formas de movimentar-se e de girar durante o dançar o chá-chá-chá (girando o próprio corpo e/ou o parceiro) tentando não sair da marcação ensinada (05 tempos).

            Uma outra idéia é construir uma série de movimentos, dentro da estrutura do básico, e dançar nos moldes da “disputa” já citada na introdução da atividade 03.

Recursos Complementares

http://www.portaldadanca.com/home.aspx

(Textos, vídeos e músicas).
Avaliação

Verificar se a turma compreendeu como a cultura se manifesta por regiões e marcam suas características, levando ao reconhecimento de um povo.

Reconhecer a dança (Salsa e Chá-chá-chá) como uma manifestação culturallda América Central .


Discutir com a turma quais as impressões acerca de movimentosrealizados. Verificar se apontam aspetos específicos desses ritmos e danças.Existem relações entre os movimentos e ritmo desses dois ritmos (quais)? Quais são os elementos que dificultam o movimentar-se dentro dos ritmos? Foi difícil produzir movimentos dentro das estruturas dos básicos trabalhados? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades e dos ritmos em questão?

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