15/12/2009
Fátima Rezende Naves Dias; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
1. Perceber que os diferentes jeitos de ser de cada um enriquecem as relações interpessoais.
2. Reconhecer as suas próprias potencialidades nas diversas situações cotidianas.
3. Refletir sobre suas dificuldades e propor alternativas de mudanças.
Comentários para o professor
Cada ser é único, mas vive em sociedade, o que implica em conviver com as diferenças. Para isto é necessário conhecer e aceitar a si mesmo e ao outro, de maneira respeitosa. Respeitar as diferenças significa ser flexível e buscar compreender pontos de vista e jeitos de ser diferentes dos nossos, lidando com os conflitos inerentes ao convívio social, como forma de fortalecer as relações interpessoais.
Momentos da aula:
1º Momento: Para iniciar a aula, o professor deverá apresentar a letra e o vídeo referente à música “ERRAR É HUMANO”, acessando o sítio http://letras.terra.com.br/toquinho/87230/
A letra da música poderá ser digitada e entregue a cada aluno.
Ao término do vídeo, o professor deverá abrir espaço para que os alunos expressem o que acharam e sentiram ao assistir ao vídeo. Posteriormente, enriquecer o debate lançando questões tais como: A gente pode aprender com o erro? Como? Todo mundo faz as coisas do mesmo jeito? Cada um tem um jeito próprio de aprender? Para aprender, é bom contar com a ajuda de outras pessoas? Por quê? Vocês já vivenciaram alguma situação parecida com as que foram mostradas no vídeo? Como se sentiram? O que fizeram?
2º Momento: O professor convidará os alunos a assistirem ao vídeo: “Tudo bem ser diferente”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=DgrFIgvF7KU&feature=related
Dando continuidade, o professor solicitará aos alunos que voltem à atenção para si, que pensem no seu jeito de ser, de aprender e de se relacionar com as pessoas, na escola, em casa e em outros espaços sociais, tentando identificar as suas potencialidades e dificuldades. Em seguida, cada aluno deverá fazer uma montagem representando, em uma folha, situações relativas às suas facilidades e em outra folha, aquelas situações que representam as suas dificuldades. Em uma terceira folha, deverão responder à seguinte questão: Em relação às suas dificuldades, o que você pode fazer para melhorar? Para isto, o professor deverá disponibilizar aos alunos: folhas sulfite, revistas diversas, tesoura, cola, canetas hidrocor, lápis de cera (Professor, comentar com os alunos que a música “Errar é Humano” e as situações apresentadas no vídeo “Tudo bem ser diferente” também podem ser referências para ajudá-los a lembrar e a identificar suas facilidades e dificuldades em diferentes situações sociais).
3º Momento: Os alunos deverão socializar as suas produções e perceber, em relação às produções dos colegas, as semelhanças e diferenças entre as facilidades e dificuldades identificadas por eles (Professor, nesse momento é essencial reafirmar a importância do respeito à fala do outro, às opiniões divergentes e aos diferentes jeitos de ser de cada um, que con tribuem para o fortalecimento das relações grupais).
4º Momento: Para finalizar, o professor poderá solicitar aos alunos que sintetizem, coletivamente, as dificuldades comuns ao grupo e as respectivas ações de mudanças, que serão registradas e retomadas sempre que necessário.
Professor, para enriquecer as discussões e as produções dos alunos, você poderá apresentar o vídeo “Diversidade – convivendo com as diferenças”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=N49XsfW4zsE&feature=related
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação nos diferentes momentos da aula.
Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nos debates e na representação de suas potencialidades e dificuldades. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Verificar em relação aos alunos a capacidade de compreender que as diferenças enriquecem as relações grupais, identificar as próprias facilidades e dificuldades e propor ações a serem tomadas em relação às suas dificuldades.
Cinco estrelas 1 classificações
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11/04/2013
Cinco estrelasGlaucia, parabéns!Muito bom esse material. Beijocas