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RESPEITO ÀS DIFERENÇAS: SER DO SEU JEITO NÃO É VERGONHA, NÃO!

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Perceber que os diferentes jeitos de ser de cada um enriquecem as relações interpessoais.
2. Reconhecer as suas próprias potencialidades nas diversas situações cotidianas.
3. Refletir sobre suas dificuldades e propor alternativas de mudanças.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor

Cada ser é único, mas vive em sociedade, o que implica em conviver com as diferenças. Para isto é necessário conhecer e aceitar a si mesmo e ao outro, de maneira respeitosa. Respeitar as diferenças significa ser flexível e buscar compreender pontos de vista e jeitos de ser diferentes dos nossos, lidando com os conflitos inerentes ao convívio social, como forma de fortalecer as relações interpessoais.

Momentos da aula:


1º Momento: Para iniciar a aula, o professor deverá apresentar a letra e o vídeo referente à música “ERRAR É HUMANO”, acessando o sítio http://letras.terra.com.br/toquinho/87230/

A letra da música poderá ser digitada e entregue a cada aluno.

ERRAR É HUMANO

Ao término do vídeo, o professor deverá abrir espaço para que os alunos expressem o que acharam e sentiram ao assistir ao vídeo. Posteriormente, enriquecer o debate lançando questões tais como: A gente pode aprender com o erro? Como? Todo mundo faz as coisas do mesmo jeito? Cada um tem um jeito próprio de aprender? Para aprender, é bom contar com a ajuda de outras pessoas? Por quê? Vocês já vivenciaram alguma situação parecida com as que foram mostradas no vídeo? Como se sentiram? O que fizeram?


2º Momento: O professor convidará os alunos a assistirem ao vídeo: “Tudo bem ser diferente”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=DgrFIgvF7KU&feature=related

tUDO BEM SER DIFERENTE

Dando continuidade, o professor solicitará aos alunos que voltem à atenção para si, que pensem no seu jeito de ser, de aprender e de se relacionar com as pessoas, na escola, em casa e em outros espaços sociais, tentando identificar as suas potencialidades e dificuldades. Em seguida, cada aluno deverá fazer uma montagem representando, em uma folha, situações relativas às suas facilidades e em outra folha, aquelas situações que representam as suas dificuldades. Em uma terceira folha, deverão responder à seguinte questão: Em relação às suas dificuldades, o que você pode fazer para melhorar? Para isto, o professor deverá disponibilizar aos alunos: folhas sulfite, revistas diversas, tesoura, cola, canetas hidrocor, lápis de cera (Professor, comentar com os alunos que a música “Errar é Humano” e as situações apresentadas no vídeo “Tudo bem ser diferente” também podem ser referências para ajudá-los a lembrar e a identificar suas facilidades e dificuldades em diferentes situações sociais).


3º Momento: Os alunos deverão socializar as suas produções e perceber, em relação às produções dos colegas, as semelhanças e diferenças entre as facilidades e dificuldades identificadas por eles (Professor, nesse momento é essencial reafirmar a importância do respeito à fala do outro, às opiniões divergentes e aos diferentes jeitos de ser de cada um, que con tribuem para o fortalecimento das relações grupais).

4º Momento: Para finalizar, o professor poderá solicitar aos alunos que sintetizem, coletivamente, as dificuldades comuns ao grupo e as respectivas ações de mudanças, que serão registradas e retomadas sempre que necessário.

Recursos Complementares

Professor, para enriquecer as discussões e as produções dos alunos, você poderá apresentar o vídeo “Diversidade – convivendo com as diferenças”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=N49XsfW4zsE&feature=related 

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

 
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação nos diferentes momentos da aula.


Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nos debates e na representação de suas potencialidades e dificuldades. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Verificar em relação aos alunos a capacidade de compreender que as diferenças enriquecem as relações grupais, identificar as próprias facilidades e dificuldades e propor ações a serem tomadas em relação às suas dificuldades.

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