Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cultura e Arte em Mato Grosso do Sul

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Soares
imagem do usuário

NOVA ALVORADA DO SUL - MS EM LEONOR DE SOUZA ARAUJO - POLO

Maria Aparecida Salineiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Aprender a explorar as diversas ferramentas tecnológicas e mídias digitais;
• Identificar, observar e analisar as diversas manifestações artísticas e culturais de Mato Grosso do Sul;
• Respeitar e apreciar as produções artísticas das várias culturas e etnias presentes em Mato Grosso do Sul;
• Conhecer e valorizar o valor histórico e sociocultural dos museus regionais;
• Incentivar a troca de experiências, o trabalho em grupo, pesquisa de campo, a criatividade, a estética e a sociabilidade.

Duração das atividades
Para realização desta atividade utilizaremos 10 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diálogo com os alunos sobre a importância de um bom relacionamento entre: professor/aluno/escola e também referente aos objetivos/metodologia do plano de aula, estabelecendo assim um contrato didático, podendo até mesmo durante a conversa alterar a metodologia do plano, e em seguida averiguar o que o aluno já conhece sobre a Arte e Cultura em Mato Grosso do Sul.

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa
Diálogo com os alunos sobre a importância de um bom relacionamento entre: professor/aluno/escola, estabelecendo um contrato didático e em seguida averiguar o que sabem a cerca da Arte e Cultura Sul-mato-grossense, registro na lousa (favorecer a oralidade e livre expressão).


2ª etapa
Dividir os alunos da sala de aula em duplas, sendo que cada dupla terá um tema para pesquisar, sendo que a pesquisa o levará a estruturar em slides uma apresentação e depois para finalizar os mesmo terão que realizar uma exposição do assunto na forma de seminário, o professor deverá ter pré-definido os temas (artes plásticas, literatura, povos e cultura indígena, teatro, lendas, artesanato, culinária, música, danças, roupas típicas, festas, patrimônio material/imaterial e/ou outros), ou seja, o que deseja trabalhar com os alunos, para entrega dos temas realizar um sorteio, em seguida orientar os alunos a pesquisar em diferentes fontes, como: jornais, livros, revistas, panfletos, internet e griôs (conhecimento oral dos antigos).


3ª etapa
Levar os alunos para a Sala de Tecnologia, procurar deixar as duplas juntas, visando ensina-los a usar o programa Power Point, por meio de atividades práticas e teóricas, utilizar data show para apresentar as ferramentas e resultados possíveis por meio do programa, deixar os alunos praticarem.


4ª etapa
Visita técnica a vários Museus da capital Campo Grande, visando captar imagens, vídeos, textos e outros materiais para somar no trabalho de estruturação dos slides para apresentação, uso de filmadora e câmera digital, ônibus de passeio e alimentos. (agendamento antecipado dos locais de visitação)


5ª etapa
Finalização da pesquisa, levantamento final dos textos, imagens, músicas e vídeos por meio da internet, cd, scanner, pen drive, câmera fotografia, filmadora e outros meios; e estruturação dos slides no programa Power Point, podendo incluir textos, imagens, músicas e vídeos, livre criatividade.


6ª etapa
Seminário - apresentação das duplas sobre o tema pesquisado em sala de aula, utilizar o nootebook, data show e caixa de som amplificada para apresentação, sendo que cada uma das duplas avaliará os slides e a apresentação de uma outra dupla, não podendo nenhuma dupla repetir-se como avaliador, podendo dar notas de 05 a 10 pontos;

Recursos Complementares

http://pt.wikipedia.org/wiki/Almir_Sater
http://pt.wikipedia.org/wiki/Helena_Meirelles
http://www.ceramicanorio.com/artepopular/ceramicaterena/ceramicaterena.htm
http://pib.socioambiental.org/pt/povo/kadiweu
http://www.humbertoespindola.com.br/
http://www.anaruas.com.br/welcome.php
http://www.evandroprado.com.br/
http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2461&cd_idioma=28555&cd_item=1
http://claudia.camposs.free.fr/os%20meus%20proprios%20bugres/Conceicao%20dos%20Bugres/a%20artista.htm
http://www.overmundo.com.br/overblog/mariano-multiplicador-de-bugres-da-conceicao
http://www.pantanalms.tur.br/folclore2.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_de_Mato_Grosso_do_Sul

Avaliação

A avaliação será realizada a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, sendo contínuo durante toda a realização das aulas, utilizando para isso diversos instrumentos de registro escrito e oral, acompanhando desta forma o desempenho individual e coletivo, além de procurar fomentar a auto-avaliação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.