Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Talking about travelling.

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a identificar e produzir um travel brochure.

Duração das atividades
05 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá saber responder perguntas com WH-questions e Would.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1


Motive seus alunos mostrando o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=M3nQChVzZCI  (acesso em 08 de Dezembro de 2009). Este vídeo mostra imagens da cidade de Salvador, no estado da Bahia.
Pergunte aos alunos:
Would you like to visit this place? Why?

Mostre também esse segundo video: http://www.youtube.com/watch?v=HNcXj2nybK4  (acesso em 08 de Dezembro de 2009). Este vídeo mostra imagens da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará.
Pergunte, logo após o vídeo:
Would you like to visit this place? Why?

Incentive os alunos a responderem as perguntas em inglês e a exporem todo o conhecimento prévio deles sobre os locais exibidos nos vídeos. Mesmo que falem adjetivos soltos (beautiful, big, etc.) você deverá anotá-los no quadro.

Observação: Outros vídeos, mostrando diferentes lugares, poderão ser mostrados. Caso necessite utilize os endereços: www.youtube.com.br  ou o recurso de procura de vídeos do endereço: www.google.com.br  (sites acessados em 08 de Dezembro de 2009).

Questione também:

Do you travel a lot? Where do you go? With whom do you go ? Before taking a trip, do you check any kind of advertisement? Why?

(Você viaja muito ? Onde você vai ? Com quem você vai ? Antes de fazer uma viagem, você consulta algum tipo de anúncio ? Por quê ?)

Sugestão: Se algum dos alunos tiver experiência com brochures, peça a ele que relate o que normalmente procura nesse tipo de recurso.

Escreva no quadro a seguinte pergunta:

If you COULD choose, which of the cities above (Salvador or Fortaleza) WOULD YOU choose to visit ?

Aula 2

Mostre aos alunos alguns travel brochures em português. Você consegue estes brochures facilmente em agências de viagens.

Acesse: http://www.franklin.k12.ma.us/~formane/Venus%20brochure.jpg  (acesso em 08 de Dezembro de 2009). Neste site você terá acesso a um travel brochure sobre Vênus.

 
Observação: Este brochure foi feito artesanalmente. É muito interessante. Se achar conveniente trabalhar com materiais diferentes, acesse: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/travelling  (acesso em 08 de Dezembro de 2009) para obter brochures em pdf.
Distribua o texto aos alunos. Logo após, verifique oralmente com os alunos quais as principais características de um travel brochure. Perguntas como as expostas a seguir devem ser respondidas:

Are there maps? photos? diagrams? other illustrations?
What kind of language and vocabulary is used?
How is text presented? paragraphs? bulleted lists?
Are there specific places highlighted? What kind?

Perguntas retiradas de: http://www.readwritethink.org/lessons/lesson_view.asp?id=961 & nbsp;(acesso em 08 de Dezembro de 2009)

Discuta as respostas com os alunos.

Para saber mais a respeito do que um travel brochure deve conter, acesse: http://www.readwritethink.org/lesson_images/lesson961/Things2Include.pdf   (acesso em 08 de Dezembro de 2009).
Assim que as características de um travel brochure forem salientadas, oriente os aprendizes a pesquisarem sobre locais que gostariam de visitar. Divida a sala em grupos para isso. Deixe claro que o local escolhido poderá ser no Brasil ou ext erior.

Sugestão: Dependendo do rendimento da turma, você poderá pedir que cada grupo pesquise dois locais diferentes.

                                                     
Aula 3


Nesta aula os alunos começarão a produção do travel brochure para divulgar o local escolhido por eles.


Retome com os alunos as principais características de um travel brochure.


Etapas da escrita
Pre-writing – os alunos coletam a informação e começam a organizá-la em uma unidade coesiva. Isso inclui leitura, anotações, braisntorming e categorização de informação. É uma maneira de organizar os pensamentos.

Neste momento, os alunos já devem estar munidos com as informações coletadas na pesquisa. Oriente-os a recorrerem, sempre que preciso, ao travel brochure sobre Salvador exposto na aula 2. Dê assistência, quando julgar importante e toda vez que for pedido, em relação à vocabulário.

Incentive-os a procurarem por gravuras e/ou qualquer outro recurso que possa ajudá-los na ilustração do trabalho.

Sugestão: Se achar interessante, traga para dentro da sala jornais e revistas (principalmente as especializadas em viag em) para que os aprendizes possam recortar mapas e gravuras.

Writing – o aluno transfere a informação coletada e organizada para o formato tradicional. Esse estágio permite que eles estabeleçam o curso que o trabalho vai tomar.

Nesta parte do processo da escrita, retorne quantas vezes julgar necessário aos tópicos relacionados em: http://www.readwritethink.org/lesson_images/lesson961/Things2Include.pdf  (acesso em 08 de Dezembro de 2009) para que não haja equívocos na escrita dos trabalhos.

Sugestão: Autorize, caso julgue importante, o uso de dicionários bilíngües neste momento do processo. Se houver oportunidade de acesso ao laboratório, verifique o dicionário recomendado em Recursos Complementares.

DICA IMPORTANTE: O Officce fornece alguns templates para criação de brochures, acesse: http://office.microsoft.com/pt-pt/templates/TC010517212070.aspx?CategoryID=CT101043032070  (acesse 08 de Dezembro de 2009)

Observação: Caso haja necessidade, determine um tempo maior para os alunos terminarem essa fase da escrita.

Aula 4

Revising – ou editing. É o processo menos favorito para “escritores”, especialmente para iniciantes. A revisão implica em editar, apagar, reorganizar e substituir palavras, frases e até mesmo parágrafos inteiros para que a produção escrita represente mais precisamente suas idéias. É um processo contínuo, que progride junto com o texto.

Observação: Deverá haver uma apresentação prévia do que já foi produzido até então. Assim, você e o restante da turma, em conjunto, poderão avaliar os erros cometidos por cada um e sugerir modificações no corpo do texto.

< /p>

Proofreading – é o momento de verificar os erros cometidos. Os próp rios alunos revisam seu texto e analisam gramática, pontuação e ortografia.

Sugestão: Este momento é bastante enriquecedor se for trabalhado com o grupo. Os membros de cada grupo deverão ser incentivados a colaborarem com a produção final do travel brochure.

Sugestão de trabalho interdisciplinar: Trabalhe em conjunto com o profissional de Geografia de sua escola. Este poderá ajudar os alunos a consolidarem o conhecimento adquirido sobre os locais pesquisados.

Aula 5


Nesta aula você deverá promover uma ‘concorrência entre agências de viagem’. Cada grupo, deverá ser uma agência e por isso, deverá ter nome, logotipo, telefones, etc. Isso deve ser lembr ado antes
Convide outros profissionais da escola e outros estudantes para apreciarem a “concorrência”. Explique aos visitantes que eles terão que esco lher, entre os destinos pré-determinados, apenas um. Aquele grupo que conseguir mais clientes, terá o seu travel brochure exposto para a escola inteira apreciar.

Recursos Complementares
Avaliação

Esta avaliação será feita através de rúbricas. Por isso, para informações sobre este tipo de avaliação, observe os seguintes endereços:

http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/007tcf5.pdf  (acesso em 08 de Dezembro de 2009). Este texto, bastante didático, nos ensina e auxilia na construção e utilização de RÚBRICAS para avaliação. Note que este modo de avaliar, permite ao professor dar feedbacks mais abrangentes. Acesse também: http://aprendente.blogspot.com/2005/04/avaliao-em-webquests.html  (acesso em 08 de Dezembro de 2009) para mais informações sobre RÚBRICAS no processo avaliativo.

Avalie a produção escrita dos alunos. Observe a criatividade e o empenho dos alunos na formulação do travel brochure. Para uma avaliação mais detalhada siga o seguinte roteiro:


Organização:
4- O brochure tem excelente formatação e a informação está muito bem organizada.
3- O brochure tem formatação apropriada e a informação está muito oragnizada.
2- O brochure tem algumas informações organizadas e pouca formatação.
1- O formato e as informações contidas no brochure estão confusas para o leitor.


Idéias:
4- O brochure mostra apropriadamente e efetivamente informações relevantes aos leitores.
3- O brochure mostra apropriadamente informações relevates aos leitores.
2- O brochure mostra informações irrelevantes ou de maneira inapropriada aos leitores.
1- O brochure mostra informações irrelevantes e de maneira inapropriada aos leitores.


Pontuação e escrita:
4- Todas as sentenças estão completas. Letras maiúsculas e pontuações estão corretas.
3- A maior parte da escrita foi feita com sentenças completas. Letras maiúsculas e pontuação estão corretas.
2- Uma parte da escrita foi feita com sentenças completas. Algumas letras maiúsculas e pontuação estão corretas.
1- A maior parte do trabalho foi feita com sentenças incompletas. Letras maiúsculas foram colocadas inadequadamente e erros de pontuação estão presentes em todo o trabalho.


Ilustração:
4- As ilustrações (fotos, figuras, gráficos e mapas) estão condizentes com o texto.
3- Algumas ilustrações não condizem com o texto.
2- Poucas ilustrações condizem com o texto.
1- As ilustrações não condizem com o texto.

Adaptado: http://www.readwritethink.org/lesson_images/lesson961/Rubric.pdf   (acesso em 08 de Dezembro de 2009)

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.