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Gerando palavras: método Paulo Freire

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Perceber que a sílaba é uma unidade sonora em que há sempre uma vogal e

que pode conter um ou mais fonemas.

• Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.

• Analisar as palavras em relação à quantidade de letras e sílabas.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 horas ou 02 encontros.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Os alunos precisam distinguir letra, sílaba e palavra.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;

- trabalhos em grupos, duplas...

- debate

- leitura de imagens

- texto impresso;

Desenvolvimento

1º passo:

- A aula deverá iniciar a partir do levantamento do universo vocabular do grupo. Nessa fase ocorrem as interações de aproximação e conhecimento mútuo, bem como a anotação das palavras da linguagem dos membros do grupo, respeitando seu linguajar típico.

- Sugerimos nesta aula, que o professor trabalhe com a temática moradia, em específico a favela, realidade de muitos dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.

2º passo:

- Em seguida, o professor deverá criar situações existenciais características do grupo, neste caso, as condições de moradia em uma favela. Tratam-se de situações inseridas na realidade local, que devem ser discutidas com o intuito de abrir perspectivas para a análise crítica consciente de problemas locais, regionais e nacionais.

- Sugerimos que o trabalho com essa temática seja iniciada com a leitura de imagens, neste caso com o quadro da Tarsila do Amaral (Morro da Favela). Solicitar que os alunos descrevam o quadro, observando aspectos como a estrutura das casas e/ou dos barracos e a etnia das pessoas representadas no quadro.

Morro da favela (Tarsila do Amaral)

http://escapismogenuino.files.wordpress.com/2009/09/morro-da-favela-tarsila-do-amaral.jpg 

- Após a leitura de imagens, os alunos poderão ser convidados a ouvirem a música “Barracão” do grupo “Demônios da Garoa”. O professor deverá fornecer a música em um texto impresso para que os alunos acompanhem  a música.

Música:

BARRACÃO (Demônios da Garoa)

            Vai barracão / Pendurado no morro / me pedindo socorro / A cidade a seus pés / Vai barracão / Tua voz eu escuto/Não te esqueço um minuto/ Porque sei que tu és /Barracão de zinco / Tradição do meu país / Barracão de zinco/ Pobre és tão infeliz....

http://letras.terra.com.br/demonios-da-garoa/187570/

- Com a leitura da música, realizar as seguintes indagações com os alunos:

  • Por que o barracão está pedindo socorro?
  • Por que o barracão tem a cidade a seus pés?
  • As pessoas escutam a voz dos barracões?
  • As pessoas que moram em barracões são infelizes? Por que?

3º passo:

- A partir das indagações mencionadas acima, o professor poderá criar fichas-roteiro que funcionam como roteiro para os debates, as quais deverão servir como subsídios, sem no entanto seguir uma prescrição rígida.

4º passo:

- Após o debate, o professor deverá escolher palavras relacionadas a temática, seguindo os critérios de riqueza fonética, dificuldades fonéticas - numa seqüência gradativa das mais simples para as mais complexas, do comprometimento pragmático da palavra na realidade social, cultural, política do grupo e/ou sua comunidade.

- Com isso, o professor deverá criar fichas de palavras para a decomposição das famílias fonéticas correspondentes às palavras geradoras. A seguir sugerimos o trabalho de decomposição com o exemplo “favela”.

- Apresentar a palavra e sua divisão silábica:

- FAVELA

- FA-VE-LA

-          Em seguida apresentar a Ficha da Descoberta:

-          FA-FE-FI-FO-FU                 VA-VE-VI-VO-VU              LA-LE-LI-LO-LU

-          Com a ficha da descoberta, o professor deverá solicitar que os alunos formem palavras a partir das possíveis combinações silábicas: vela. fala, fivela, entre outras. Essas palavras poderão ser copiadas pelos alunos.

Recursos Educacionais

- Cartaz com o Morro da Favela de Tarsila do Amaral http://escapismogenuino.files.wordpress.com/2009/09/morro-da-favela-tarsila-do-amaral.jpg

- Música Barracão impressa

http://letras.terra.com.br/demonios-da-garoa/187570/

 


Recursos Complementares

Método das palavras geradoras (Paulo Freire)

As palavras geradoras: o processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos. Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e a comunidade, e assim seleciona as palavras que servirão de base para as lições. A quantidade de palavras geradoras pode variar entre 18 a 23 palavras, aproximadamente. Depois de composto o universo das palavras geradoras, apresenta-se elas em cartazes com imagens. Então, nos círculos de cultura inicia-se uma discussão para significá-las na realidade daquela turma.

A silabação: uma vez identificadas, cada palavra geradora passa a ser estudada através da divisão silábica, semelhantemente ao método tradicional. Cada sílaba se desdobra em sua respectiva família silábica, com a mudança da vogal. (i.e., BA-BE-BI-BO-BU)

As palavras novas: o passo seguinte é a formação de palavras novas. Usando as famílias silábicas agora conhecidas, o grupo forma palavras novas.

A conscientização: um ponto fundamental do método é a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.

Sugestão de leitura para o professor:

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade.  Rio de Janeiro, Paz e Terra.

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.

O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Nesta aula o professor deverá avaliar não só a formação de palavras que os alunos conseguirão criar a partir das sílabas, mas, sobretudo, na participação dos alunos durante o debate a respeito da temática sugerida, já que o método das palavras geradoras consiste, principalmente, na formação crítica da realidade dos adultos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
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Opiniões

  • cidelia da silva e silva, Escola Municipal Chico Mendes , Bahia - disse:
    cidelia_silva@hotmail.com.br

    05/01/2015

    Cinco estrelas

    Muito interessante, pois ajuda na aprendizagem do educando, tanto na leitura, escrita e compreensão explorando o cognitivo do mesmo, assim o aluno aprende e não decora.


  • Ana maria miranda, Lápis na Mão , Pernambuco - disse:
    ana_miranda_94@hotmail.com

    31/07/2014

    Quatro estrelas

    Foi ótimo ajudou-me a prepara aulas para minhas alunas do curso de formação de professores Normal Médio


  • celia cristina oliveira lacerda, Escola Estadual Coronel Ramos , Minas Gerais - disse:
    cc.lacerda@yahoo.com.br

    16/08/2010

    Cinco estrelas

    Aula muito boa.Tema bastante relevante.


  • claudia, escola municipal joao XXlll , Pernambuco - disse:
    klaudgq@yahoo.com.br

    25/05/2010

    Cinco estrelas

    estou ensinando a uma turma do eja e adorei esta aula, pois desenvolver a alfabetização através de palavras geradoras torna o aprendizado com sentido e bastante rico.


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