Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


20 anos de queda de Muro de Berlim: refletindo sobre a história com a ajuda do jornal.

 

22/12/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas visam proporcionar uma reflexão sobre as comemorações dos 20 anos de queda do Muro que separou a Alemanha em duas partes, a ocidental e a oriental.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;

- Língua escrita (elaboração de um texto informativo);

- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Duração das atividades
100 horas (duas aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

- Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Explique para os alunos que no dia 09 de novembro de 2009 se comemorou 20 anos da queda do Muro de Berlim.

Para os alunos do Ensino Médio, e dependendo da realidade local, o professor poderá pedir que eles façam uma pequena entrevista com as pessoas mais velhas da casa, de sua vizinhança, trabalho etc., perguntando se elas lembram da época em que o muro estava em pé e do dia da derrubada do referido muro (Fig. 1). Os alunos poderão levar um questionário pequeno para casa com questões a serem feitas para as pessoas da família.

  • Você sabe o que é o muro de Berlim?
  • Você se lembra de quando ele existia? Como era o mundo?

  • Você se lembra quando o muro caiu? Você viu na televisão ou no jornal a notícia?

undefined

Figura 1 – Imagem do dia em que o Muro de Berlim foi derrubado.

Disponível em: http://www.cscomunicarte.com.ar/wp-content/2009/11/berlin-wall1.jpg. Acessado em: 04 de dez. 2009.

Para os alunos da modalidade EJA a motivação poderá ser um debate com eles mesmos, dependendo da realidade e idade dos alunos, respondendo as questões levantadas anteriormente. De qualquer forma, sugerimos que o professor conduza um debate sobre o muro de Berlim, apresentando algumas informações sobre o acontecimento, isto é, a história que motivou a construção e a posterior derrubada do muro.

Sugestão: O professor poderá utilizar o próprio recurso disponível nesta aula para preparar esta parte da atividade.

Atividade 1

Depois do debate, no laboratório de informática, disponibilize o recurso “20 anos sem o muro de Berlim” disponível no site do jornal O Globo (Fig.2).

Recurso:

http://oglobo.globo.com/mundo/murodeberlim/

Figura 2 – Imagem do recurso que traz dados e informações sobre Muro de Berlim. Acessado em: 11 nov. 2009.

O recurso é um portal, desenvolvido pelo jornal O Globo, em que constam informações da história da construção do muro, os acontecimentos políticos que o envolveram, as histórias das famílias separadas por eles, vídeos, informações literárias, histórias das tentativas de transpô-lo, além de informações sobre a Berlim unificada.

O professor poderá orientar que os alunos explorem o recurso em duplas, começando pelo o trecho que trata da história do Muro (Fig. 3).

Figura 3 – Imagem do trecho do recurso que conta a história do Muro, sua construção e queda. Disponível em: http://oglobo.globo.com/mundo/murodeberlim/. Acessado em: 11 nov. 2009.

O professor poderá reservar um bom tempo da aula, cerca de meia hora ou mais, para a exploração do recurso, já que o portal tem um número relevante de informações e os alunos poderão explorá-lo livremente. Alguns pontos do recurso também contém vídeos (Fig. 4), que os alunos poderão assistir no próprio computador ou ainda o professor poderá baixar em DVD e apresentar para toda a turma na sala de vídeo.

Sugestão: O professor poderá apresentar para toda a turma o vídeo “O Muro nas paradas de sucesso”, disponível no link “Música e Cinema”, que é um vídeo que conta como a história do Muro de Berlim influênciou uma geração inteira de músicos.

undefined

Figura 4 – Imagem do vídeo "O muro nas paradas de sucesso". Disponível em: http://oglobo.globo.com/mundo/murodeberlim/. Acessado em: 11 nov. 2009.

Atividade 2

Neste momento, o professor deverá sugerir que os alunos formem grupos, de quatro alunos, e discutam entre si as informações pesquisadas no recurso. O professor poderá sugerir que cada grupo selecione um item do recurso para pesquisar mais profundamente (Fig. 5). As informações pesquisadas em cada intem, conforme lista apresentada a seguir, poderá ser complementada com pesquisas em livros, jornais e outros re cursos que tratam do tema para contribuir na produção dos textos dos alunos.

Lista de itens a ser distribuídos entre os grupos:

  • Conhecendo a história

  • As grandes travessias

  • Da construção a queda

  • De Berlim para o Brasi l

  • Entre vistas

  • Música e Cinema

  • Literatura

  • Turismo

Figura 5 – Imagem dos itens disponíveis para a pesquisa.

Após as pesquisas e o contato com outras fontes de consulta, os grupos deverão organizar um texto informativo sobre o que foi lido no item escolhido - o texto informativo deverá responder necessariamente à algumas questões:

  • O que aconteceu?
  • Quando?
  • Onde?
  • Como?
  • Porque?

Oriente os alunos a responder no texto à estas questões e, para motivar a turma, sugira que este texto final se transforme em uma apresentação para o restante da turma em um formato de reportagem televisiva (Fig. 6). Cada grupo apresentará os dados da sua pesquisa em formato de uma reportagem de televisão, explicando o conteúdo do item escolhido e lendo o texto produzido.

undefined

Figura 6 – Imagem de alunos apresentando um telejornal produzido na escola. Disponível em: http://www.santoinacio-rio.com.br/Jornal-Judaico-%286%29.jpg. Acessado em 04 dez. 2009.

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma sobre os acontecimentos que ocasionaram tanto a construção quanto a queda do Muro de Berlim, assim como, perceber se eles compreendem a importância histórica de se comemorar a data ainda hoje. O professor deverá ainda avaliar o envolvimento dos grupos com as atividades propostas de pesquisa, produção dos textos e apresentação dos resultados. É importante observar também a capacidade de análise crítica dos alunos em relação ao conteúdo jornalístico pesquisado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.