22/12/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy, Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Estas aulas visam proporcionar uma reflexão sobre as comemorações dos 20 anos de queda do Muro que separou a Alemanha em duas partes, a ocidental e a oriental.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;
- Língua escrita (elaboração de um texto informativo);
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula
- Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Explique para os alunos que no dia 09 de novembro de 2009 se comemorou 20 anos da queda do Muro de Berlim.
Para os alunos do Ensino Médio, e dependendo da realidade local, o professor poderá pedir que eles façam uma pequena entrevista com as pessoas mais velhas da casa, de sua vizinhança, trabalho etc., perguntando se elas lembram da época em que o muro estava em pé e do dia da derrubada do referido muro (Fig. 1). Os alunos poderão levar um questionário pequeno para casa com questões a serem feitas para as pessoas da família.
Figura 1 – Imagem do dia em que o Muro de Berlim foi derrubado.
Disponível em: http://www.cscomunicarte.com.ar/wp-content/2009/11/berlin-wall1.jpg. Acessado em: 04 de dez. 2009.
Para os alunos da modalidade EJA a motivação poderá ser um debate com eles mesmos, dependendo da realidade e idade dos alunos, respondendo as questões levantadas anteriormente. De qualquer forma, sugerimos que o professor conduza um debate sobre o muro de Berlim, apresentando algumas informações sobre o acontecimento, isto é, a história que motivou a construção e a posterior derrubada do muro.
Sugestão: O professor poderá utilizar o próprio recurso disponível nesta aula para preparar esta parte da atividade.
Atividade 1
Depois do debate, no laboratório de informática, disponibilize o recurso “20 anos sem o muro de Berlim” disponível no site do jornal O Globo (Fig.2).
Recurso:
http://oglobo.globo.com/mundo/murodeberlim/
Figura 2 – Imagem do recurso que traz dados e informações sobre Muro de Berlim. Acessado em: 11 nov. 2009.
O recurso é um portal, desenvolvido pelo jornal O Globo, em que constam informações da história da construção do muro, os acontecimentos políticos que o envolveram, as histórias das famílias separadas por eles, vídeos, informações literárias, histórias das tentativas de transpô-lo, além de informações sobre a Berlim unificada.
O professor poderá orientar que os alunos explorem o recurso em duplas, começando pelo o trecho que trata da história do Muro (Fig. 3).
Figura 3 – Imagem do trecho do recurso que conta a história do Muro, sua construção e queda. Disponível em: http://oglobo.globo.com/mundo/murodeberlim/. Acessado em: 11 nov. 2009.
O professor poderá reservar um bom tempo da aula, cerca de meia hora ou mais, para a exploração do recurso, já que o portal tem um número relevante de informações e os alunos poderão explorá-lo livremente. Alguns pontos do recurso também contém vídeos (Fig. 4), que os alunos poderão assistir no próprio computador ou ainda o professor poderá baixar em DVD e apresentar para toda a turma na sala de vídeo.
Sugestão: O professor poderá apresentar para toda a turma o vídeo “O Muro nas paradas de sucesso”, disponível no link “Música e Cinema”, que é um vídeo que conta como a história do Muro de Berlim influênciou uma geração inteira de músicos.
Figura 4 – Imagem do vídeo "O muro nas paradas de sucesso". Disponível em: http://oglobo.globo.com/mundo/murodeberlim/. Acessado em: 11 nov. 2009.
Atividade 2
Neste momento, o professor deverá sugerir que os alunos formem grupos, de quatro alunos, e discutam entre si as informações pesquisadas no recurso. O professor poderá sugerir que cada grupo selecione um item do recurso para pesquisar mais profundamente (Fig. 5). As informações pesquisadas em cada intem, conforme lista apresentada a seguir, poderá ser complementada com pesquisas em livros, jornais e outros re cursos que tratam do tema para contribuir na produção dos textos dos alunos.
Lista de itens a ser distribuídos entre os grupos:
Conhecendo a história
As grandes travessias
Da construção a queda
De Berlim para o Brasi l
Entre vistas
Música e Cinema
Literatura
Turismo
Figura 5 – Imagem dos itens disponíveis para a pesquisa.
Após as pesquisas e o contato com outras fontes de consulta, os grupos deverão organizar um texto informativo sobre o que foi lido no item escolhido - o texto informativo deverá responder necessariamente à algumas questões:
Oriente os alunos a responder no texto à estas questões e, para motivar a turma, sugira que este texto final se transforme em uma apresentação para o restante da turma em um formato de reportagem televisiva (Fig. 6). Cada grupo apresentará os dados da sua pesquisa em formato de uma reportagem de televisão, explicando o conteúdo do item escolhido e lendo o texto produzido.
Figura 6 – Imagem de alunos apresentando um telejornal produzido na escola. Disponível em: http://www.santoinacio-rio.com.br/Jornal-Judaico-%286%29.jpg. Acessado em 04 dez. 2009.
A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma sobre os acontecimentos que ocasionaram tanto a construção quanto a queda do Muro de Berlim, assim como, perceber se eles compreendem a importância histórica de se comemorar a data ainda hoje. O professor deverá ainda avaliar o envolvimento dos grupos com as atividades propostas de pesquisa, produção dos textos e apresentação dos resultados. É importante observar também a capacidade de análise crítica dos alunos em relação ao conteúdo jornalístico pesquisado.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/09/2010
Quatro estrelasótima sugestão!!
24/03/2010
Cinco estrelasAula completa e didática. Excelente