Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O debate da minissaia: o que está escondido atrás deste?

 

02/02/2010

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas procuram propiciar reflexões sobre os preconceitos existentes na sociedade contemporânea usando como tema uma recente polêmica noticiada na mídia sobre uso de uma minissaia por uma jovem em uma universidade.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Capacidade de efetuar pesquisas em diferentes fontes;
  • Capacidade de analisar criticamente materiais informativos;
  • Língua escrita (elaboração de um texto informativo);
  • Disciplina e organização no trabalho em grupo.
Duração das atividades
100 horas (duas aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
  •  Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.
  •  Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Com os alunos já separados em equipes de quatro pessoas, e no laboratório de informática, o professor poderá apresentar a foto da estilista dos anos 60 Mary Quant (Fig. 1), considerada a criadora da minissaia:

http://steadyoffload.com:8080/WD982NRMCB.aHR0cDovL3d3dy5mYXNoaW9uYnViY

mxlcy5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMDYvMTIvbWFyeV9xdWFudF9taW5pc3NhaWEuanBn....

Figura 1 – Imagem da estilista Mary Quant, com algumas modelos, e sua invenção. Disponível em: http://steadyoffload.com:8080/WD982NRMCB.aHR0cDovL3d3dy5mYXNoaW9uYnViYmxlcy5jb2

0vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMDYvMTIvbWFyeV9xdWFudF9taW5pc3NhaWEuanBn.... Acessado em: 10 dez. 2009.

Depois de mostrar a imagem postada acima, sugira que cada aluno dê sua opinião sobre a imagem. O professor também poderá lançar algumas questões para iniciar e nortear uma discussão:

 

  • Como vocês acham que as pessoas se vestiam nos anos 60?

  • Vocês acham que as mulheres usavam minissaia nessa época?

  • Esta imagem que mostra uma estilista, Mary Quant considerada inventora da minissaia, foi tirada na década de 60. Você acha que elas estão bem vestidas?

  • Vocês acham que a forma de se vestir é uma forma de mostrar uma opinão política?

O professor poderá levantar outras questões dependendo das responstas da turma. O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos reflitam sobre a importancia política e social do uso da minissaia em nossa sociedade.

Em seguida, peça que os alunos leiam um pequeno texto (Fig. 2) que traz um pouco da história desta importante peça do vestuário feminino (disponível abaixo). É importante que o professor providencie cópia deste em número suficiente para os grupos.

undefined

Figura 2 - Imagem do texto que o professor poderá trabalhar sobre a história da miniss aia. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Minissaia& nbsp;Acesso em: 10 dez. 2009.

< /p>

Atividade 1

Após a observação da imagem e a leitura do texto que traz as informações sobre a minissaia, inicie um debate sobre a jovem expulsa da faculdade por usar minissaia, fato amplamente divulgado na mídia nacional e mundial no ano de 2009. Os alunos ainda deverão estar em equipe, porém, o professor poderá estimular a livre expressão de todos os alunos, deixando qu e eles opinem livremente sobre a conduta da jovem e a conduta de seus colegas da universidade. Questione ainda se eles concordam com a expulsão da jovem pela universidade e se eles acham que ela sofreu algum tipo de preconceito. Peça que um aluno de cada equipe liste a opinião de seus integrantes e as organizem em tópicos de opiniões contrárias a conduta da jovem e a favor. Sugerimos que o professor disponibilize cartolinas ou folhas de papel pardo para que os alunos possam anotar a opinião do grupo.

Atividade 2

Neste momento, sugerimos que o professor relembre o caso da jovem espulsa da faculdade por usar minissaia e disponibilize alguns artigos opinativos e reportagens veiculados na Internet (ou mídia eletrônica), sobre assunto. Peça para que os grupos leiam todas as matérias jornalísticas postadas abaixo e sugira que eles reflitam sobre a discussão anterior e o tema das reportagens.

Links das Entrevistas e Reportagens:

http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2009/11/10/minissaia-ou-miniconsciencia-914687185.asp

Figura 2 –Artigo reflete sobre o caso minissaia. Acessado em 21 nov. 2009.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1372274-5602,00-POLICIA+INVESTIGA+AGRESSORES+DE+JOVEM+QUE+FOI+A+AULA+DE+MINISSAIA.html

Figura 3 – Reportagem apresenta a repercursão do caso.

http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2009/11/10/minissaia-da-discordia-914687408.asp

Figura 4 – Artigo questiona o protesto contra a minissaia.

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,mec-cobra-uniban-por-expulsao-de-aluna,463181,0.shtm

Figura 5 – MEC questiona universidade por expulsão de aluna.

Para que a leitura não seja um momento de dispersão sugira que os alunos leiam em voz alta para os demais colegas do grupo e também grifem os trechos que considerarem mais interessantes. Eles ainda poderão responder ao roteiro de perguntas sugerido abaixo:

  • O que aconteceu com a estudante de turismo? E porquê?

  • Quando se passou o caso?

  • Segundo os textos ela sofreu preconceito?

  • Qual é o tipo de preconceito que podemos identificar neste caso?

O professor poderá sugerir, após a leitura do material, que os alunos discutam nos grupos as informações dadas por cada veículo para o mesmo tema e tentem perceber as opiniões que se aproximam e aquelas que se distanciam.

Após as pesquisas, as leituras dos textos e a aplicação do roteiro de leitura, sugira que os grupos se reorganizem em dois grandes grupos para realizar uma atividade final. O primeiro grupo terá que defender a posição da jovem expulsa e o segundo defenderá a posição da universidade.

O professor poderá sugerir que o debate seja em torno de uma reflexão se foi ou não preconceito, ouvir argumentos à favor e contra etc.. procurando intermediar este momento, de forma a fazer com que os alunos pensem sobre o papel social da mulher, como ela é vista, tratada etc...

Como encerramento os alunos deverão produzir um texto refletindo sobre os argumentos contrários e a favor da jovem.

Avaliação

Avaliar a capacidade da turma de associar um fato polêmico, o uso de uma minissaia, ao preconceito de gênero. O professor deverá ainda avaliar o envolvimento dos grupos com as atividades propostas de pesquisa, entrevistas, produção dos textos e apresentação teatral. É importante observar também a capacidade de analise crítica dos alunos em relação ao conteúdo jornalístico pesquisado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.