Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS

 

26/01/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar a diversidade da formação populacional da turma.
• Conceituar migração, emigração imigração.
• Analisar convivência dos grupos fixos e migrantes.
• .Conhecer traços culturais de povos que imigraram para o Brasil, valorizando-os enquanto elementos constitutivos do patrimônio cultural da sociedade brasileira

Duração das atividades
Aproximadamente três aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura e Interpretação de tabelas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;
- texto informativo;
- Sala de vídeo e/ou laboratório de informática (conforme cada realidade)
- levantamento de dados;
- tabelas;
- interpretação gravura;

-trabalho interdisciplinar com os professores de matemática e Lingua Portuguesa;

Desenvolvimento

1º passo

- Apresentar o quadro abaixo e solicitar que os alunos o observem. O professor propõe então, a discussão a partir das questões:

-Descreva o local onde se encontram estas pessoas.
-As imagens reproduzidas na tela levam vocês a imaginar o que estas pessoas estão fazendo?
-Como você imagina que elas estão sentindo?
-Esta imagem se refere a que época da história?
-O que orientou você para imaginar que tempo era este?
-Que título você daria a esta obra de arte?


- Em seguida o professor mostra para os alunos o título e as informações sobre o quadro e pede para eles calcularem quantos anos se passaram.

- O professor explora a cena chamando a atenção dos alunos para o que o artista quis mostrar, a tristeza no semblante das pessoas, a mãe amamentando a criança, a desolação expressa pela senhora com a mão no queixo, a presença de crianças, a jovem grávida etc..., envolvendo os alunos na interpretação da cena, deixando-os falarem o que descobriram.


Quadro de Angiolo Tomasi, de 1896, retratando a partida dos imigrantes da Itália. Original na Galeria Nazionale di
Arte Moderna, em Roma.

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.curitiba-parana.net/fotos/imigrantes.jpg&imgrefurl=http://www.curitiba-parana.net/italianos.htm&usg=__ICO1zu01T9pr7QZ0rbYqyhoa6DY=&h=245&w=430&sz=33&hl=pt-BR&start=16&tbnid=omztNxVxzQOWKM:&tbnh=72&tbnw=126&prev=/images%3Fq%3Dimigra%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bno%2Bbrasil%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN


2º passo

- Pedir aos alunos para relatarem se algum deles teve que deixar sua terra natal e como foi esta experiência, discutindo os diferentes motivos que levam uma pessoa a sair de sua terra natal e buscar outro lugar para morar.

3º passo

- O professor faz uma introdução ao tema lançando algumas questões para verificar o que os alunos já sabem sobre o tema:
-O que é imigrar?
-Que sentimento a pessoa que deixa seu lugar de origem experimenta?

4º passo

O professor apresenta o texto e desenvolve com o professor de Língua Portuguesa,um trabalho interdisciplinar:

-Leitura oral do professor.

-Leitura dos alunos  das partes do texto.

                                                                         MIGRAÇÕES

Denomina-se migr ação todos os movimentos de pessoas de um país a outro, ou dum lugar geográfico a outro dentro dum mesmo país, com mudança de residência. No primeiro caso trata-se de migração internacional e, no segundo, de migração interna. Chama-se emigração o movimento de saída de pessoas de uma determinada área geográfica, seja dum país a outro ou dentro das divisões administrativas duma nação, e imigração o movimento de chegada para a mesma. Denomina-se emigrante a pessoa que sai duma área geográfica específica e imigrante a pessoa que chega à mesma. Um mesmo indivíduo  é emigrante se considerado com referência ao lugar de saída e imigrante do ponto de vista do lugar de chegada.


http://www.ine.gov.mz/censos_dir/recenseamento_geral/estudos_analise/migra


5º passo
- Após  o trabalho de interpretação,o professor propõe que os alunos falem o que entenderam, do texto.
- O professor vai, coletivamente retomando cada uma das partes do texto procurando clarear para os alunos os conceitos de:
-Migração internacional:
-Migração interna:
- O professor escreva no quadro as palavras:
• Migração
• Emigração
• Imigração
 - O professor questiona se os alunos conhecem algum migrante.

 -O que leva uma pessoa a migrar?

 -Pedir aos alunos para formularem hipóteses que motivam o brasileiro a emigrar.
- O professor fecha a discussão retomando os significados de cada um desses conceitos.

6º passo
- O professor sugere a seguinte brincadeira: Imagine que você é um Emigrante ou um Imigrante para completar oralmente as lacunas:
(Usando o nome dos alunos ele insinua:)
Jorge mora em Belo Horizonte.
Ele sonha em morar nos Estados Unidos onde ele espera se dar bem na vida.
Ele despede de seus amigos comunicando que vai ______________ para os Estados Unidos.
Quando Jorge chega à “Big Apple” e encontra um velho amigo que também emigrou para os Estados Unidos e o apresenta para seus novos amigos. Este é o Jorge, meu amigo brasileiro.Ele _____________ há poucos dias para tentar a vida aqui.


7º passo
- O professor propõe a turma investigar sobre como a turma é caracterizada em relação à imigração e para isso questiona:
-Você sempre viveu nesta localidade?
-Quem veio de outra localidade?
-Qual o motivo da mudança?
-Você observou alguns costumes aqui diferentes dos costumes da região de onde você vivia?
O professor combina com os alunos como pode ser feito este levantamento e como contabilizar as informações.


8º passo
- De posse dos dados da pesquisa na sala  montar a tabela com o registro dos dados anotados:

                                    Perfil Da Turma De Acordo Com As Origens                                                 

Originários da Localidade            Migração interna          Migração Externa                Motivo Costumes



- O professor caracteriza a turma com relação à procedência dos alunos incentivando os alunos a fazerem observações.

9º passo
- O professor apresenta a tabela abaixo e propõe a sua interpretação:
-Que título tem esta tabela?
-Que informações t eremos quando observamos a tabela?
-Quantos alemães migraram para o Brasil no período de 1884 a 1959?
-Neste período (1884 a 1959) quem mais imigrou para o Brasil?
-Quando teve início a imigração dos japoneses para o Brasil?
-Observe o período que vai de 1933 à 1944.O que vo cê observa nesta coluna?
Se os alunos não conseguirem chegar a conclusão o professor fala sobre a 2ª Guerra Mundial.
-F ormule uma hipótese par a justificar a não ex istência de imigrantes para o Brasil.
O professor incentiva os alunos a fazerem descobertas sobre as informações contidas na tabela.

                                  Imigração para o Brasil, por nacionalidade e períodos


Nacionalidade                                                      Período Total 
                      1884-1893 1894-1903 1904-1913 1914-1923 1924-1933 1934-1944 1945-1949 1950-1954 1955-1959  total


Alemães          22.778       6.698         33.859       29.339      61.723       N/D          5.188         12.204      4.633     176.422


Espanhóis        113.116     102.142      224.672     94.779      52.405       N/D          4.092         53.357      38.819   683.382


Italianos          510.533     537.784      196.521     86.320      70.177        N/D      15.312          59.785     31.263   1507.695


Japoneses         -                 -             11.868       20.398       110.191      N/D          12            5.447        28.819  188.723


Portugueses     170.621     155.542      384.672     201.252      233.650     N/D       26.268        123.082   96.811   1391.898


Sírios e       &n bsp;    96              7.124          45.803       20.400   & nbsp;  20.400       N/D       N/A           N/A    &nb sp;   &nb sp;   N/A  & nbsp;    189.727 

libanese

Outros              6 6.524      42.820        109.222      51.49     164.586       N/D         29.552    84.851       47.599   596.647


Total                979.572      852.11      1006.617       503.981      713.132   N/D     92.412     338.726    247.944   4734.494

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil

10ºpasso
- O professor faz uma avaliação sobre o tema discutido:
-O que aprenderam?
-O que acharam de mais importante?
- Como percebem a convivência diante da nova situação criada pela migração? Existe convivência? Existe preconceito?
- Que sentimentos afloram diante da nova situação quando grupos de diferentes etnias, com costumes e hábitos diferentes se relacionam?

11ºpasso
- O professor propõe que a turma faça um trabalho em grupos, realizando um debate, com o objetivo de defender idéias em relação ao assunto.
-Coletivamente planejam o trabalho e as apresentações
- Os alunos discutem e se organizam para defenderem seus posicionamentos.
-O professor disponibiliza material para confecção de cartazes e material de consulta disponível nos recursos educacionais.
- Apresentação dos grupos e comentários finais do professor.

Recursos Educacionais

Fonte da pintura usada na aula:
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.curitiba-parana.net/fotos/imigrantes.jpg&imgrefurl=http://www.curitiba-parana.net/italianos.htm&usg=__ICO1zu01T9pr7QZ0rbYqyhoa6DY=&h=245&w=430&sz=33&hl=pt-BR&start=16&tbnid=omztNxVxzQOWKM:&tbnh=72&tbnw=126&prev=/images%3Fq%3Dimigra%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bno%2Bbrasil%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN

Fonte do texto utilizado na aula:
http://www.ine.gov.mz/censos_dir/recenseamento_geral/estudos_analise/migra
Fonte da tabela:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil
Dados para pesquisa dos alunos:
http ://revistaescola.abril.uol.com.br/geografia/pratica-pedagogica/gente-chega-gente-sai-488822.shtml

Gente que chega, gente que sai.
http://www.cemcrei.org.br/os_fluxos%20migratorios_no_brasil.doc

http://revistaes cola.abril.com.br/geografia/fundamentos/quando-imigrante-tem-direito-permanecer-brasil-503732.shtml

http://www.suapesquisa.com/historia/imigracao/

http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+71-80/Passo+a+Passo+78/O+que+%C3%A9+migra%C3%A7%C3%A3o.htm

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como o preenchimento do quadro, a leitura da tabela, a realização do debate, bem como as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.