26/01/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
• Identificar a diversidade da formação populacional da turma.
• Conceituar migração, emigração imigração.
• Analisar convivência dos grupos fixos e migrantes.
• .Conhecer traços culturais de povos que imigraram para o Brasil, valorizando-os enquanto elementos constitutivos do patrimônio cultural da sociedade brasileira
Leitura e Interpretação de tabelas.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- texto informativo;
- Sala de vídeo e/ou laboratório de informática (conforme cada realidade)
- levantamento de dados;
- tabelas;
- interpretação gravura;
-trabalho interdisciplinar com os professores de matemática e Lingua Portuguesa;
Desenvolvimento
1º passo
- Apresentar o quadro abaixo e solicitar que os alunos o observem. O professor propõe então, a discussão a partir das questões:
-Descreva o local onde se encontram estas pessoas.
-As imagens reproduzidas na tela levam vocês a imaginar o que estas pessoas estão fazendo?
-Como você imagina que elas estão sentindo?
-Esta imagem se refere a que época da história?
-O que orientou você para imaginar que tempo era este?
-Que título você daria a esta obra de arte?
- Em seguida o professor mostra para os alunos o título e as informações sobre o quadro e pede para eles calcularem quantos anos se passaram.
- O professor explora a cena chamando a atenção dos alunos para o que o artista quis mostrar, a tristeza no semblante das pessoas, a mãe amamentando a criança, a desolação expressa pela senhora com a mão no queixo, a presença de crianças, a jovem grávida etc..., envolvendo os alunos na interpretação da cena, deixando-os falarem o que descobriram.
Quadro de Angiolo Tomasi, de 1896, retratando a partida dos imigrantes da Itália. Original na Galeria Nazionale di
Arte Moderna, em Roma.
2º passo
- Pedir aos alunos para relatarem se algum deles teve que deixar sua terra natal e como foi esta experiência, discutindo os diferentes motivos que levam uma pessoa a sair de sua terra natal e buscar outro lugar para morar.
3º passo
- O professor faz uma introdução ao tema lançando algumas questões para verificar o que os alunos já sabem sobre o tema:
-O que é imigrar?
-Que sentimento a pessoa que deixa seu lugar de origem experimenta?
4º passo
O professor apresenta o texto e desenvolve com o professor de Língua Portuguesa,um trabalho interdisciplinar:
-Leitura oral do professor.
-Leitura dos alunos das partes do texto.
MIGRAÇÕES
Denomina-se migr ação todos os movimentos de pessoas de um país a outro, ou dum lugar geográfico a outro dentro dum mesmo país, com mudança de residência. No primeiro caso trata-se de migração internacional e, no segundo, de migração interna. Chama-se emigração o movimento de saída de pessoas de uma determinada área geográfica, seja dum país a outro ou dentro das divisões administrativas duma nação, e imigração o movimento de chegada para a mesma. Denomina-se emigrante a pessoa que sai duma área geográfica específica e imigrante a pessoa que chega à mesma. Um mesmo indivíduo é emigrante se considerado com referência ao lugar de saída e imigrante do ponto de vista do lugar de chegada.
http://www.ine.gov.mz/censos_dir/recenseamento_geral/estudos_analise/migra
5º passo
- Após o trabalho de interpretação,o professor propõe que os alunos falem o que entenderam, do texto.
- O professor vai, coletivamente retomando cada uma das partes do texto procurando clarear para os alunos os conceitos de:
-Migração internacional:
-Migração interna:
- O professor escreva no quadro as palavras:
• Migração
• Emigração
• Imigração
- O professor questiona se os alunos conhecem algum migrante.
-O que leva uma pessoa a migrar?
-Pedir aos alunos para formularem hipóteses que motivam o brasileiro a emigrar.
- O professor fecha a discussão retomando os significados de cada um desses conceitos.
6º passo
- O professor sugere a seguinte brincadeira: Imagine que você é um Emigrante ou um Imigrante para completar oralmente as lacunas:
(Usando o nome dos alunos ele insinua:)
Jorge mora em Belo Horizonte.
Ele sonha em morar nos Estados Unidos onde ele espera se dar bem na vida.
Ele despede de seus amigos comunicando que vai ______________ para os Estados Unidos.
Quando Jorge chega à “Big Apple” e encontra um velho amigo que também emigrou para os Estados Unidos e o apresenta para seus novos amigos. Este é o Jorge, meu amigo brasileiro.Ele _____________ há poucos dias para tentar a vida aqui.
7º passo
- O professor propõe a turma investigar sobre como a turma é caracterizada em relação à imigração e para isso questiona:
-Você sempre viveu nesta localidade?
-Quem veio de outra localidade?
-Qual o motivo da mudança?
-Você observou alguns costumes aqui diferentes dos costumes da região de onde você vivia?
O professor combina com os alunos como pode ser feito este levantamento e como contabilizar as informações.
8º passo
- De posse dos dados da pesquisa na sala montar a tabela com o registro dos dados anotados:
Perfil Da Turma De Acordo Com As Origens
Originários da Localidade Migração interna Migração Externa Motivo Costumes
- O professor caracteriza a turma com relação à procedência dos alunos incentivando os alunos a fazerem observações.
9º passo
- O professor apresenta a tabela abaixo e propõe a sua interpretação:
-Que título tem esta tabela?
-Que informações t eremos quando observamos a tabela?
-Quantos alemães migraram para o Brasil no período de 1884 a 1959?
-Neste período (1884 a 1959) quem mais imigrou para o Brasil?
-Quando teve início a imigração dos japoneses para o Brasil?
-Observe o período que vai de 1933 à 1944.O que vo cê observa nesta coluna?
Se os alunos não conseguirem chegar a conclusão o professor fala sobre a 2ª Guerra Mundial.
-F ormule uma hipótese par a justificar a não ex istência de imigrantes para o Brasil.
O professor incentiva os alunos a fazerem descobertas sobre as informações contidas na tabela.
Imigração para o Brasil, por nacionalidade e períodos
Nacionalidade Período Total
1884-1893 1894-1903 1904-1913 1914-1923 1924-1933 1934-1944 1945-1949 1950-1954 1955-1959 total
Alemães 22.778 6.698 33.859 29.339 61.723 N/D 5.188 12.204 4.633 176.422
Espanhóis 113.116 102.142 224.672 94.779 52.405 N/D 4.092 53.357 38.819 683.382
Italianos 510.533 537.784 196.521 86.320 70.177 N/D 15.312 59.785 31.263 1507.695
Japoneses - - 11.868 20.398 110.191 N/D 12 5.447 28.819 188.723
Portugueses 170.621 155.542 384.672 201.252 233.650 N/D 26.268 123.082 96.811 1391.898
Sírios e &n bsp; 96 7.124 45.803 20.400 & nbsp; 20.400 N/D N/A N/A &nb sp; &nb sp; N/A & nbsp; 189.727
libanese
Outros 6 6.524 42.820 109.222 51.49 164.586 N/D 29.552 84.851 47.599 596.647
Total 979.572 852.11 1006.617 503.981 713.132 N/D 92.412 338.726 247.944 4734.494
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil
10ºpasso
- O professor faz uma avaliação sobre o tema discutido:
-O que aprenderam?
-O que acharam de mais importante?
- Como percebem a convivência diante da nova situação criada pela migração? Existe convivência? Existe preconceito?
- Que sentimentos afloram diante da nova situação quando grupos de diferentes etnias, com costumes e hábitos diferentes se relacionam?
11ºpasso
- O professor propõe que a turma faça um trabalho em grupos, realizando um debate, com o objetivo de defender idéias em relação ao assunto.
-Coletivamente planejam o trabalho e as apresentações
- Os alunos discutem e se organizam para defenderem seus posicionamentos.
-O professor disponibiliza material para confecção de cartazes e material de consulta disponível nos recursos educacionais.
- Apresentação dos grupos e comentários finais do professor.
Recursos Educacionais
Fonte do texto utilizado na aula:
http://www.ine.gov.mz/censos_dir/recenseamento_geral/estudos_analise/migra
Fonte da tabela:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil
Dados para pesquisa dos alunos:
http ://revistaescola.abril.uol.com.br/geografia/pratica-pedagogica/gente-chega-gente-sai-488822.shtml
Gente que chega, gente que sai.
http://www.cemcrei.org.br/os_fluxos%20migratorios_no_brasil.doc
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil
http://pre-vestibular.arteblog.com.br/22460/MOVIMENTOS-MIGRATORIOS-NO-BRASIL/
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como o preenchimento do quadro, a leitura da tabela, a realização do debate, bem como as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
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