25/02/2009
Mary Grace Martins (orientação)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Em situações de experimentação é muito importante que a proposta realizada tenha significado para o aluno, ou seja, permita estabelecer relação com algo que ela conheça e ao mesmo tempo, ofereça um desafio, desperte um desejo de saber mais . Nesse contexto, devemos ficar mais atentos às perguntas elaboradas pelos alunos, avaliando-se assim, a construção de uma postura investigativa.
Diante disso, uma atividade de culinária pode ser uma ótima oportunidade para a observação e a busca de argumentos. Para a construção de conhecimento é preciso ir além da simples manipulação mecânica dos materiais e ingredientes, estimulando os alunos a desenvolver hipóteses sobre o fenômeno observado. A função do professor é mediar sem dar a resposta final e, diante dos argumentos apresentados pelos alunos, deve contra-argumentar para provocar a reflexão.
Para a organização dessa atividade de experimentação com culinária você precisará:
a) Receitas que gerem a oportunidade de manipulação e observação dos alunos.
b) Uma forma de registro sistematizado das etapas e elementos observáveis destacados pelos alunos. Uma possibilidade é a utilização de máquinas digitais durante o processo e a criação de diários de pesquisa pelos alunos.
c) Organização de agrupamentos de alunos de forma que possam interagir e trocar informações sobre o fenômeno observado.
Sugestão de sequência didática:
Proponha a seus alunos o experimento disponível no Portal do Professor “ Uma levedura que faz pão” , disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/16746/umaleveduraquefazpao.pdf: preparar uma receita utilizando fermento de panificação (levedura Saccharomyces cerevisiae) e uma receita sem o mesmo para avaliarem que acontecerá.
Organize grupos de 4 alunos e peça que anotem suas hipóteses sobre o que acontecerá com cada uma das massas.
Disponibilize os ingredientes e os instrumentos de medida necessários, bem como peça que os alunos tenham folhas para anotações e utilizem máquinas fotográficas digitais para registro de cada etapa realizada no experimento. Se a escola não contar com mais de uma máquina, é possível propor que utilizem as câmeras de celulares.
Distribua papéis no grupo: dois alunos para manipulação do experimento, uma aluno para o registro escrito e outro para o registro em imagens.
Peça que, na sala de informática, os grupos organizem seus registros em um processador de texto, inserindo as imagens, criando assim, o Diário de Pesquisa. Para organização das imagens a serem inseridas no texto, peça que os alunos salvem as imagens em arquivos digitais.
Explore a questão também sugerida no material “ Uma levedura que faz pão”, promovendo um debate entre os alunos:
Será que a levedura com que se faz o vinho também serve para fazer o pão?
Proponha que os alunos pesquisem mais sobre as questões, validando, ou não, suas hipóteses. Ofereça algumas fontes também disponíveis no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/811/dominio-efsi-cie-0042.wmv e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17519/pao2.pdf
Peça aos grupos para buscarem mais informações na Internet. Cada grupo deve organizar os registros das informações obtidas no Diário de Pesquisas.
Organize a discussão da turma de forma que todos tenham oportunidade de participar.
Proponha outras receitas para que tenham boas perguntas a responder com o experimento e possam observar as reações químicas dos ingredientes.
Proponha ainda a alteração das quantidades de ingredientes mantendo a mesma proporcionalidade (metade, dobro ou triplo de todos os ingredientes) e sem manter a proporcionalidade, ou seja, alterando como quiserem, para a comparação de resultados. Assim, poderá também explorar com seus alunos conceitos de grandezas e medidas. Promova a socialização dos experimentos e, enquanto os alunos contam o que fizeram, anote na lousa as proporções e medidas que usaram para comparação.
É importante lembrar que a aprendizagem ocorre quando há desafios!
Nome | Tipo |
---|---|
Uma levedura que faz pão | Experimento prático |
De onde vem o pão? | Vídeo |
Sobre o pão | Experimento prático |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!