Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Capacidade investigativa – os mistérios do pão

 

25/02/2009

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver a capacidade de levantar hipóteses, organizar idéias e argumentar diante de uma situação-problema. Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a organização de boas perguntas e intervenções durante a sequência de atividades, investigue o que seus alunos já sabem sobre as reações químicas que ocorrem na produção de pães e outras massas, bem como, quais as situações em que ocorre a fermentação.
Estratégias e recursos da aula

Em situações de experimentação é muito importante que a proposta realizada tenha significado para o aluno, ou seja, permita estabelecer relação com algo que ela conheça e ao mesmo tempo, ofereça um desafio, desperte um desejo de saber mais . Nesse contexto, devemos ficar mais atentos às perguntas elaboradas pelos alunos, avaliando-se assim, a construção de uma postura investigativa.


Diante disso, uma atividade de culinária pode ser uma ótima oportunidade para a observação e a busca de argumentos. Para a construção de conhecimento é preciso ir além da simples manipulação mecânica dos materiais e ingredientes, estimulando os alunos a desenvolver hipóteses sobre o fenômeno observado. A função do professor é mediar sem dar a resposta final e, diante dos argumentos apresentados pelos alunos, deve contra-argumentar para provocar a reflexão.


Para a organização dessa  atividade de experimentação com culinária você precisará:


a) Receitas que gerem a oportunidade de manipulação e observação dos alunos.


b) Uma forma de registro sistematizado das etapas e elementos observáveis destacados pelos alunos. Uma possibilidade é a utilização de máquinas digitais durante o processo e a criação de diários de pesquisa pelos alunos.


c) Organização de agrupamentos de alunos de forma que possam interagir e trocar informações sobre o fenômeno observado.


Sugestão de sequência didática:


Proponha a seus alunos o experimento disponível no Portal do Professor “ Uma levedura que faz pão” , disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/16746/umaleveduraquefazpao.pdf: preparar uma receita utilizando fermento de panificação (levedura Saccharomyces cerevisiae) e uma receita sem o mesmo para avaliarem que acontecerá.


 



 Organize grupos de 4 alunos e peça que anotem suas hipóteses sobre o que acontecerá com cada uma das massas.

Disponibilize os ingredientes e os instrumentos de medida necessários, bem como peça que os alunos tenham folhas para anotações e utilizem máquinas fotográficas digitais para registro de cada etapa realizada no experimento. Se a escola não contar com mais de uma máquina, é possível propor que utilizem as câmeras de celulares.


Distribua papéis no grupo: dois alunos para manipulação do experimento, uma aluno para o registro escrito e outro para o registro em imagens.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1517/imagens/fermento.jpg


Peça que, na sala de informática, os grupos organizem seus registros em um processador de texto, inserindo as imagens, criando assim, o Diário de Pesquisa. Para organização das imagens a serem inseridas no texto, peça que os alunos salvem as imagens em arquivos digitais.


Explore a questão também sugerida no material “ Uma levedura que faz pão”, promovendo um debate entre os alunos:
Será que a levedura com que se faz o vinho também serve para fazer o pão?


Proponha que os alunos pesquisem mais sobre as questões, validando, ou não, suas hipóteses. Ofereça algumas fontes também disponíveis no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/811/dominio-efsi-cie-0042.wmv e  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17519/pao2.pdf


 





 



 


Peça aos grupos para buscarem mais informações na Internet. Cada grupo deve organizar os registros das informações obtidas no Diário de Pesquisas.


Organize a discussão da turma de forma que todos tenham oportunidade de participar.

Proponha outras receitas para que tenham boas perguntas a responder com o experimento e possam observar as reações químicas dos ingredientes.

Proponha ainda a alteração das quantidades de ingredientes mantendo a mesma proporcionalidade (metade, dobro ou triplo de todos os ingredientes) e sem manter a proporcionalidade, ou seja, alterando como quiserem, para a comparação de resultados. Assim, poderá também explorar com seus alunos conceitos de grandezas e medidas. Promova a socialização dos experimentos e, enquanto os alunos contam o que fizeram, anote na lousa as proporções e medidas que usaram para comparação.
 

É importante lembrar que a aprendizagem ocorre quando há desafios!


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Uma levedura que faz pão Experimento prático
De onde vem o pão? Vídeo
Sobre o pão Experimento prático
Recursos Complementares
Saiba mais sobre as reações do fermento: http://www.ufrgs.br/alimentus/pao/ingredientes/ing_fermento01.htm
Avaliação
Um instrumento de avaliação importante nessa proposta é o registro realizado pelos grupos para observação do desenvolvimento da capacidade de expressão, escrita e de compreensão do fenômeno observado. Observe durante o processo como atuam nas tarefas distribuídas e como colocam suas idéias. Proponha que os grupos avaliem como foi o trabalho e o que poderiam melhorar na organização do próximo experimento.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.