17/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
e minúscula).
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- texto impresso;
- trabalho em duplas ou grupos.
Desenvolvimento
1º passo:
- Para inicial a aula, o professor deverá dividir a turma em grupos. Em seguida, o professor disponibilizará para cada equipe pelo menos dois exemplos dos seguintes gêneros textuais: rótulos, cartazes e placas (ver exemplos em recursos educacionais).
- Os gêneros citados acima foram escolhidos para essa aula, uma vez que são faci lmente reconhecidos pelos alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos, e, sobretudo, devido à convivência constante com esses textos em seu cotidiano.
2º passo:
- Com os gêneros em mãos, os alunos deverão ser incentivados a reconhecer aqueles gêneros, apontando suas características e espaços de circulação. Por exemplo, o professor poderá levantar as seguintes questões:
- Como estamos trabalhando com cartazes, rótulos e placas, alguns alunos conseguem por pistas textuais, realizar a leitura global de palavras que já conhecem de memória. Sendo assim, o professor poderá indagar:
3º passo:
- Levantadas essas questões, é hora dos alunos, em grupo, identificar e diferenciar naqueles gêneros os números, letras e desenhos (símbolos ou sinais gráficos). Assim, o professor, entregará para cada equipe uma tabela em que eles deverão recortar dos gêneros o que está sendo solicitado:
Números Escrita Desenhos (sinais gráficos ou símbolos)
- Após a finalização da atividade, os alunos socializarão os resultados de suas análises, sendo corrigidos, se necessário.
Exemplos dos gêneros citados na aula.
Rótulos:
Cartazes:
http://www.ccs.saude.gov.br/revolta/images/cartazes/Cartaz-VacinacaoG.jpg
Placas:
http://www.fenixvisual.com/mediac/400_0/media/placas$20educativas$20de$20seguran$C3$A7a.jpg
- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
O professor deverá avaliar nesta aula a capacidade dos alunos em diferenciar letras, de números de outros sinais gráficos. Além disso, ele também poderá observar se os alunos já reconhecem a função e composição destes textos.
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