Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Letras, símbolos ou números no trabalho com diferentes gêneros

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a grafia das letras nos tipos usuais (letra cursiva e de forma, maiúscula

e minúscula).

  • Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.
Duração das atividades
Aproximadamente 2 horas ou 02 encontros.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;

- texto impresso;

- trabalho em duplas ou grupos.

Desenvolvimento

1º passo:

- Para inicial a aula, o professor deverá dividir a turma em grupos. Em seguida, o professor disponibilizará para cada equipe pelo menos dois exemplos dos seguintes gêneros textuais: rótulos, cartazes e placas (ver exemplos em recursos educacionais).

- Os gêneros citados acima foram escolhidos para essa aula, uma vez que são faci lmente reconhecidos pelos alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos, e, sobretudo, devido à convivência constante com esses textos em seu cotidiano.

2º passo:

- Com os gêneros em mãos, os alunos deverão ser incentivados a reconhecer aqueles gêneros, apontando suas características e espaços de circulação. Por exemplo, o professor poderá levantar as seguintes questões:

  • Que texto é esse?
  • Em que situações de seu dia a dia você o utiliza?
  • O que caracteriza esse texto (forma e composição)?
  • Onde encontramos esses gêneros?

- Como estamos trabalhando com cartazes, rótulos e placas, alguns alunos conseguem por pistas textuais, realizar a leitura global de palavras que já conhecem de memória. Sendo assim, o professor poderá indagar:

  • Vocês conseguem ler algumas palavras neste (a) rótulo, placa ou cartaz?

3º passo:

- Levantadas essas questões, é hora dos alunos, em grupo, identificar e diferenciar naqueles gêneros os números, letras  e desenhos (símbolos ou sinais gráficos). Assim, o professor, entregará para cada equipe uma tabela em que eles deverão recortar dos gêneros o que está sendo solicitado:

Números                                 Escrita                        Desenhos (sinais gráficos ou símbolos)

- Após a finalização da atividade, os alunos socializarão os resultados de suas análises, sendo corrigidos, se necessário.

Recursos Educacionais

Exemplos dos gêneros citados na aula.

Rótulos:

http://4.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/SaCL4Bt99BI/AAAAAAAAB-4/jYUtd4Ai4W8/s400/MEM%C3%93RIA+R%C3%93TULOS0002.jpg

Cartazes:

http://www.ccs.saude.gov.br/revolta/images/cartazes/Cartaz-VacinacaoG.jpg

Placas:

http://www.fenixvisual.com/mediac/400_0/media/placas$20educativas$20de$20seguran$C3$A7a.jpg

Recursos Complementares

- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.

O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

O professor deverá avaliar nesta aula a capacidade dos alunos em diferenciar letras, de números de outros sinais gráficos. Além disso, ele também poderá observar se os alunos já reconhecem a função e composição destes textos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.