10/12/2009
Taumaturgo Antonio Moura Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Para acompanhar esta aula é necessário que o aluno saiba identificar as figuras geométricas quadrado e retângulo e seus elementos, além de saber efetuar o cálculo da área dessa figuras.
O professor deve firmar com os alunos alguns critérios para o bom desenvolvimento da aula, como atenção às explicações, respeito ao horário destinado às atividades em laboratório, atenção ao conteúdo programado e, caso haja necessidade de um computador ser utilizado por dois alunos, que exista respeito entre eles, e que ambos saibam fazer a divisão de forma justa, permitindo que os dois possam utilizar o software e levantar possíveis questionamentos. É necessário verificar se os alunos já vêm trabalhando com softwares em sala e que recursos didáticos são oferecidos (Projetores, rede, internet). Após firmado os critérios necessários, deve-se explicar aos alunos que atividades serão realizadas utilizando o software Paralelogramo, e as características, como plataformas e linguagens, a serem utilizadas pelo software para que os objetivos da aula sejam alcançados.
Para o desenvolvimento desta aula será utilizado o software Paralelogramo.
O Professor deve permitir que o aluno acesse a simulação clicando em paralelogramo, para que o mesmo, ao observar a imagem do paralelogramo e as variáveis (base = b) e (altura = h), conforme apresentado na figura 1 abaixo, se questione como poderia chegar à conclusão da fórmula do cálculo de sua área, a partir da decomposição da figura.
O Professor deve permitir que o aluno acesse a simulação clicando em paralelogramo, para que o mesmo, ao observar a imagem do paralelogramo e as variáveis (base = b) e (altura = h), conforme apresentado na figura 1 abaixo, se questione como poderia chegar à conclusão da fórmula do cálculo de sua área, a partir da decomposição da figura.
PASSO 1 – Perguntas devem ser feitas para relembrar conhecimentos necessários, como a definição de fórmulas e imagens de quadrados e retângulos.
PASSO 2 – Através das colocações, o professor deve motivar os alunos a observarem a figura e a questionarem a formula matemática (b*h) da área do paralelogramo.
PASSO 3 – Fazer perguntas para que os alunos reflitam sobre o porquê das características da fórmula em questão, bem como de suas variáveis, e a sua similaridade com a fórmula da área de outras figuras que já são de conhecimento do grupo. Porque a fórmula do paralelogramo é base(b) vezes altura(h)?
Motivar os alunos a apresentarem suas conclusões pessoais sobre o processo de decomposição da imagem e o resultado da simulação.
Ao final da aula, o Professor deve, juntamente com os alunos, executar novamente a simulação, fazendo reflexões sobre seus erros de colocações chamando-os a atenção para as características, e a relação entre as duas figuras em questão (paralelogramo e retângulo), demonstrando através do corte e movimentação das partes, que a área do paralelogramo é igual à área do retângulo, ou seja, base(b) vezes altura(h).
Leitura complementar sobre a metodologia de ensino: Sequência Fedathi
O professor deverá realizar a avaliação durante todo o momento da aula, levando em consideração a participação dos alunos nos debates e no desenvolvimento das atividades de maneira geral, observando, ainda, os levantamentos e questionamentos feitos pelos alunos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!