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Compreendendo a Fórmula da Área do Paralelogramo

 

10/12/2009

Autor y Coautor(es)
DINA MARA PINHEIRO DANTAS
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FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará

Taumaturgo Antonio Moura Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Espera-se que os alunos sejam capazes de: compreender porque a fórmula da área do paralelogramo é idêntica à fórmula da área do retângulo a partir da decomposição da figura, identificar os elementos do paralelogramo, conhecer a fórmula do paralelogramo, e aprender uma metodologia de decomposição de imagem para se chegar ao cálculo de sua área através da animação.
Esta aula servirá de base para despertar no indivíduo um raciocínio lógico e simples que, através de simplificação de imagens, poderá ajudar no cálculo da área do paralelogramo e, posteriormente, no cálculo de outras áreas e variáveis utilizadas em atividades que trabalhem tanto com a geometria plana quanto com a analítica.

Duração das atividades
1 hora/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para acompanhar esta aula é necessário que o aluno saiba identificar as figuras geométricas quadrado e retângulo e seus elementos, além de saber efetuar o cálculo da área dessa figuras.

Estratégias e recursos da aula

O professor deve firmar com os alunos alguns critérios para o bom desenvolvimento da aula, como atenção às explicações, respeito ao horário destinado às atividades em laboratório, atenção ao conteúdo programado e, caso haja necessidade de um computador ser utilizado por dois alunos, que exista respeito entre eles, e que ambos saibam fazer a divisão de forma justa, permitindo que os dois possam utilizar o software e levantar possíveis questionamentos. É necessário verificar se os alunos já vêm trabalhando com softwares em sala e que recursos didáticos são oferecidos (Projetores, rede, internet). Após firmado os critérios necessários, deve-se explicar aos alunos que atividades serão realizadas utilizando o software Paralelogramo, e as características, como plataformas e linguagens, a serem utilizadas pelo software para que os objetivos da aula sejam alcançados.

Para o desenvolvimento desta aula será utilizado o software Paralelogramo.

Sugestão de gestão da aula pelo professor utilizando a Seqüência Fedathi nos seguintes momentos:

1- Tomada de posição:


O Professor deve permitir que o aluno acesse a simulação clicando em paralelogramo, para que o mesmo, ao observar a imagem do paralelogramo e as variáveis (base = b) e (altura = h), conforme apresentado na figura 1 abaixo, se questione como poderia chegar à conclusão da fórmula do cálculo de sua área, a partir da decomposição da figura.

O Professor deve permitir que o aluno acesse a simulação clicando em paralelogramo, para que o mesmo, ao observar a imagem do paralelogramo e as variáveis (base = b) e (altura = h), conforme apresentado na figura 1 abaixo, se questione como poderia chegar à conclusão da fórmula do cálculo de sua área, a partir da decomposição da figura.

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2 - Maturação:

PASSO 1 – Perguntas devem ser feitas para relembrar conhecimentos necessários, como a definição de fórmulas e imagens de quadrados e retângulos.

PASSO 2 – Através das colocações, o professor deve motivar os alunos a observarem a figura e a questionarem a formula matemática (b*h) da área do paralelogramo.

PASSO 3 – Fazer perguntas para que os alunos reflitam sobre o porquê das características da fórmula em questão, bem como de suas variáveis, e a sua similaridade com a fórmula da área de outras figuras que já são de conhecimento do grupo. Porque a fórmula do paralelogramo é base(b) vezes altura(h)?

3 - Solução :

Motivar os alunos a apresentarem suas conclusões pessoais sobre o processo de decomposição da imagem e o resultado da simulação.

4 - Prova:

Ao final da aula, o Professor deve, juntamente com os alunos, executar novamente a simulação, fazendo reflexões sobre seus erros de colocações chamando-os a atenção para as características, e a relação entre as duas figuras em questão (paralelogramo e retângulo), demonstrando através do corte e movimentação das partes, que a área do paralelogramo é igual à área do retângulo, ou seja, base(b) vezes altura(h).

Recursos Complementares

Leitura complementar sobre a metodologia de ensino: Sequência Fedathi

Avaliação

O professor deverá realizar a avaliação durante todo o momento da aula, levando em consideração a participação dos alunos nos debates e no desenvolvimento das atividades de maneira geral, observando, ainda, os levantamentos e questionamentos feitos pelos alunos.

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