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Descobrindo palavras-segredos pelo som

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Estabelecer a relação entre os sons da fala e as letras.

·         Distinguir letra, sílaba e palavra.

·         Distinguir vogais de consoantes.

·         Perceber que a sílaba é uma unidade sonora em que há sempre uma vogal e

que pode conter um ou mais fonemas.

·         Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.

·         Analisar as palavras em relação à quantidade de letras e sílabas.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 horas ou 02 encontros.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O aluno precisa conhecer a grafia das letras.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;

- atividade impressa.

Desenvolvimento

1º passo:

- O professor iniciará a aula dividindo a turma em grupos.

- Cada equipe deverá receber uma atividade impressa. O desafio consiste em descobrir palavras a partir da análise fonológica (análise dos sons da palavra).

2º passo:

- Serão realizados dois tipos de atividades que o professor poderá distribuir entre os alunos, considerando seus níveis de aprendizagem.

- Na primeira atividade os alunos deverão descobrir uma palavra misteriosa a partir do som inicial das figuras, como pode ser observado no exemplo abaixo:

1)      desenho de um cachorro ____(CA) desenho de um dedo_____(DE) desenho de um anel_____ (A) desenho de um dominó _____ (DO)

Palavra misteriosa: ___________(CADEADO)

2)      desenho de uma bala _____ (BA) desenho de um tubarão ____(TU) desenho de uma caju _____(CA) desenho de um dado _____(DA)

Palavras misteriosa: ____________ (BATUCADA).

- É importante lembrar que o professor deverá inserir o desenho, uma vez que se escrever a palavras nos exercícios, não vai atingir o objetivo da reflexão do som, já que o aluno fará a discriminação visual das letras da palavra.

- O professor também poderá propor outras variações para esse exercício como o uso da sílaba final para a formação da palavra misteriosa.

3º passo:

- A outra atividade em que o aluno irá descobrir palavras misteriosas é mais complexa. Neste caso, o aluno deverá descobrir nomes a partir de diferentes sílabas da pal avra (1ª, 2ª ou 3ª sílaba). O exemplo a seguir demonstra como a atividade poderá ser feita:

1)      desenho de um abacaxi (1ª sílaba) ______(A) desenho de uma mangueira (1ª sílaba) _____ (MAN) desenho de uma tomada (3ª sílaba) ________ (DA)

Nome secreto: __________ (Amanda)

2)      desenho de um remo (1ª sílaba) _______ (RE) desenho de um navio (1ª sílaba) ________ (NA) desenho de um rato (2ª sílaba) _______ (TO)

Nome secreto: ____________ (Renato)

- O professor poderá variar esta atividade, utilizando os nomes de seus próprios alunos.

Recursos Educacionais

- Atividades diferenciadas xerocadas para os grupos.

Recursos Complementares

1.      Sugestões Bibliográficas para o professor: ADAMS, M. J (et al) Consciência Fonológica. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.

O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

O objetivo principal é perceber se o aluno consegue perceber que a palavra é formada por unidades menores que são as sílabas e se o aprendiz consegue perceber o som da sílaba inicial, medial e final a ponto de conseguir formar palavras a partir delas.

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