17/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
· Estabelecer a relação entre os sons da fala e as letras.
· Distinguir letra, sílaba e palavra.
· Distinguir vogais de consoantes.
· Perceber que a sílaba é uma unidade sonora em que há sempre uma vogal e
que pode conter um ou mais fonemas.
· Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.
· Analisar as palavras em relação à quantidade de letras e sílabas.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- atividade impressa.
Desenvolvimento
1º passo:
- O professor iniciará a aula dividindo a turma em grupos.
- Cada equipe deverá receber uma atividade impressa. O desafio consiste em descobrir palavras a partir da análise fonológica (análise dos sons da palavra).
2º passo:
- Serão realizados dois tipos de atividades que o professor poderá distribuir entre os alunos, considerando seus níveis de aprendizagem.
- Na primeira atividade os alunos deverão descobrir uma palavra misteriosa a partir do som inicial das figuras, como pode ser observado no exemplo abaixo:
1) desenho de um cachorro ____(CA) desenho de um dedo_____(DE) desenho de um anel_____ (A) desenho de um dominó _____ (DO)
Palavra misteriosa: ___________(CADEADO)
2) desenho de uma bala _____ (BA) desenho de um tubarão ____(TU) desenho de uma caju _____(CA) desenho de um dado _____(DA)
Palavras misteriosa: ____________ (BATUCADA).
- É importante lembrar que o professor deverá inserir o desenho, uma vez que se escrever a palavras nos exercícios, não vai atingir o objetivo da reflexão do som, já que o aluno fará a discriminação visual das letras da palavra.
- O professor também poderá propor outras variações para esse exercício como o uso da sílaba final para a formação da palavra misteriosa.
3º passo:
- A outra atividade em que o aluno irá descobrir palavras misteriosas é mais complexa. Neste caso, o aluno deverá descobrir nomes a partir de diferentes sílabas da pal avra (1ª, 2ª ou 3ª sílaba). O exemplo a seguir demonstra como a atividade poderá ser feita:
1) desenho de um abacaxi (1ª sílaba) ______(A) desenho de uma mangueira (1ª sílaba) _____ (MAN) desenho de uma tomada (3ª sílaba) ________ (DA)
Nome secreto: __________ (Amanda)
2) desenho de um remo (1ª sílaba) _______ (RE) desenho de um navio (1ª sílaba) ________ (NA) desenho de um rato (2ª sílaba) _______ (TO)
Nome secreto: ____________ (Renato)
- O professor poderá variar esta atividade, utilizando os nomes de seus próprios alunos.
- Atividades diferenciadas xerocadas para os grupos.
1. Sugestões Bibliográficas para o professor: ADAMS, M. J (et al) Consciência Fonológica. Porto Alegre: Artmed, 2006.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
O objetivo principal é perceber se o aluno consegue perceber que a palavra é formada por unidades menores que são as sílabas e se o aprendiz consegue perceber o som da sílaba inicial, medial e final a ponto de conseguir formar palavras a partir delas.
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