Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


IMIGRANTES PORTUGUESES

 

26/01/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar fluxos migratórios portugueses para o Brasil.
• Conhecer traços culturais de povos que imigraram para o Brasil, valorizando-os enquanto elementos constitutivos do patrimônio cultural da sociedade brasileira.
• Formular hipóteses que justificam explicações de texto.
• Criar e interpretar linha de Tempo.

Duração das atividades
Aproximadamente 03 encontros ou 150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Noções de fatos históricos relacionados à história do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;
- texto informativo;
- Interpretação de Texto;
- Linha de Tempo;
- Interpretação gravura;

Desenvolvimento

1º passo:

- O professor, com os alunos em forma de círculo, inicia a conversa investigando:
a) Que povos  tiveram importância na formação do povo brasileiro?

b) Em seguida, informa aos alunos:
Originalmente os índios ,os africanos e os portugueses tiveram importância na formação dos brasileiros, mas outros povos também tiveram muita importância na formação do povo brasileiro.

c) Há nessa sala algum aluno descendente de português? Em caso afirmativo, o professor pede ao aluno ou aos alunos para falarem sobre esta descendência.

d) O que significou o ano de 1808 para a formação do povo brasileiro? Alguém se lembra do que aconteceu na história do Brasil no ano de 1808?

e) Após ouvir os alunos, o professor informa: Foi assinado por D.João VI a Carta Régia abrindo os portos brasileiros às nações amigas.

f) O que isto significou para o povoamento do território brasileiro?

2ºpasso:

- O professor propõe a leitura do texto através de diferentes estratégias: leitura oral pelo professor, pelos alunos, leitura de partes do texto....

IMIGRAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL

Seguido ao descobrimento do Brasil, em 1500, começaram a aportar na região os primeiros colonos portugueses. Porém, foi só no século XVII que a emigração para o Brasil se tornou significativa. Acompanhando a decadência do comércio na Ásia, as atenções da Coroa Portuguesa se voltaram para o Brasil. No século XVIII, com o desenvolvimento da mineração na economia colonial, chegaram à colônia centenas de milhares de colonos. Após a independência, na primeira metade do século XIX, a emigração portuguesa ficou estagnada. Cresceu na segunda metade do século, alcançando seu ápice na primeira metade do século XX, quando chegavam ao Brasil, anualmente, 25 mil portugueses.
O Brasil foi descoberto pelos portugueses em 22 de abril de 1500. Logo após o fato, os colonos passaram a se estabelecer na colônia, porém, de forma pouco significativa. De início, aqui foram deixados degredados (pessoas indesejáveis em Portugal, como ladrões e traidores, que tinham como pena o degredo no Brasil). Esses primeiros colonos foram abandonados à própria sorte e acabaram sendo acolhidos pelos grupos indígenas que viviam no litoral. Os degredados chegaram a compor de 10 a 20% da população da Bahia e Pernambuco (áreas mais ricas). Em contrapartida, nas regiões periféricas, como o Maranhão, os degredados eram entre 80 e 90%.Durante os séculos XVI e XVII, a imigração de portugueses para o Brasil foi pouco significativa. A Coroa Portuguesa preferia investir na sua expansão comercial no continente asiático e pouco valorizava as suas possessões nas Américas. Porém, durante o século XVI, piratas franceses e de outras nacionalidades começaram a rondar o território brasileiro e a fazer tráfico de pau-brasil dentro das terras lusitanas. Essa situação obrigou a Coroa Portuguesa a começar efetivamente a colonização do Brasil. Os primeiros colonos portugueses começaram a chegar ao Brasil em maior número após 1530. A colônia foi dividida em capitanias hereditárias e as terras foram divididas entre nobres lusitanos. Para promover a colonização desses grandes lotes de terra, a Coroa Portuguesa passou a incentivar a ida de colonos para o Brasil, que recebiam sesmarias e tinham um prazo de tempo para desenvolver a produção
Nesse período, vieram para o Brasil portugueses de todos os tipos: ricos fazendeiros, aventureiros, mulheres órfãs, degredados, empresários falidos e membros do clero. O foco da imigração foi a Região Nordeste do Brasil, já que as plantações de cana-de-açúcar estavam em pleno desenvolvimento. Essa imigração colonizadora ficou marcada pela mas- culinidade da população: as mulheres portuguesas raramente imigravam, pois na Europa o Brasil possuía a imagem de uma terra selvagem e perigosa, onde apenas os homens poderiam sobreviver. No Nordeste brasileiro nasceu uma sociedade açucareira rígida, formada pelo colono português e seus escravos africanos. Para suprir a falta de mulheres portuguesas, a Coroa Portuguesa passou a enviar para o Brasil mulheres órfãs que, ao invés de seguirem o caminho religioso, vinham se casar no Brasil. Todavia, os esforços não foram suficientes e a miscigenação ocorreu em larga escala: as mulheres indígenas e africanas acabaram por substituir a falta das mulheres portuguesas.
Surge, então, o "branco da terra": filho do colono português com as índias locais. Mais tarde, surge a figura do mulato: filho do europeu com as africanas.Desembarcaram também na colônia judeus, muitos cristãos-novos e ciganos. Sob o domínio holandês centenas de judeus de Portugal e Espanha se instalaram, sobretudo, em Pernambuco, acrescentando à diversidade étnica do Brasil colonial
A partir do século XVIII, a imigração portuguesa no Brasil alcança cifras jamais vistas. Os fatores para esse crescimento imigratório foram: a descoberta de ouro nas Minas Gerais, e o aprimoramento dos meios de transporte aquáticos. No início do século XVIII, as minas de ouro tornaram-se a principal economia da colônia. O desenvolvimento e riqueza trazidos pelo ouro atraíram para o Brasil um grande contingente de colonos portugueses em busca de riqueza. Nessa época, surge o mineiro, que era o colono português que enriqueceu no Brasil graças ao ouro e as pedras preciosas.
O surto urbano que se deu na colônia graças à mineração fez crescer as ofertas de emprego para os portugueses. Antes, os colonos eram quase que exclusivamente rurais, dedicando-se ao cultivo da cana-de-açúcar, mas agora surgiriam profissões como de pequenos comerciantes.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_portuguesa_no_Brasil

3º passo
a) Coletivamente, o professor propõe a construção da linha de tempo, orientando-os para que, de acordo com as informações do texto, coloquem as etiquetas de informação no século correspondente.

Título: Fatos Importantes da História do Brasil

   XV                XVI                 XVII               XVIII                XIX             XX
___l___________l_____________l____________l____________l___________l_______  

     l                   l                       l                     l                      l                   l

Etiquetas

-1°ETIQUETA- Independência do Brasil

- 2°ETIQUETA-Descobrimento do Brasil

-3°ETIQUETA- Emigração portuguesa atinge seu ápice

-4°ETIQUETA- Desenvolvimento da mineração

-5°ETIQUETA- Presença de piratas

-6°ETIQUETA- Emigração pouco significativa


b) O professor retoma a linha de tempo fazendo os comentários necessários.

c) Após a construção da linha de tempo, o professor solicita que os alunos leiam as afirmativas abaixo e elaborem um pequeno texto, com base nas discussões anteriores, procurando justificar cada uma delas.

- Afirmativa I: “ Seguido ao descobrimento do Brasil, em 1500, começaram a aportar na região os primeiros colonos portugueses. Porém, foi só no século XVII que a emigração para o Brasil se tornou significativa”.

- Afirmativa II: “ No século XVIII, chegaram à colônia centenas de milhares de colonos.

- Afirmativa III : “ Logo após o fato, os colonos passaram a se estabelecer na colônia, porém, de forma pouco significativa. De início, aqui foram deixados degredados.

- Afirmativa IV: “ No século XVI, a Coroa Portuguesa começa efetivamente a colonização do Brasil”.

- Afirmativa V “ Após 1530, a imigração na região Nordeste, voltada para o cultivo da cana de açúcar, ficou marcada pela masculinidade da população”

- Afirmativa VI: “ A Coroa Portuguesa passou a enviar para o Brasil mulheres órfãs que, ao invés de seguirem o caminho religioso, iam se casar no Brasil”.

d) Socializa as respostas anteriores e faz os comentários necessários.

e) O professor propõe que os alunos escrevam um pequeno parágrafo que:
- caracterize a população que veio para o Brasil a partir de 1530 quando Portugal resolve promover a colonização do Brasil.

- identifique a atividade econômica no Brasil responsável pelo fluxo de portugueses na Região Nordeste do Brasil.

f) Socializa e comenta os textos produzidos anteriormente.


4º passo

a) O professor problematiza: O que sabem sobre os portugueses que vieram em busca de melhores condições de vida?

b) Ouve as respostas e faz os comentários necessários.

c) O professor faz a exposição abaixo:
Região do Minho, de onde saíram vários imigrantes.
A maior parte da imigração foi de pessoas originárias do Minho. De início, a Coroa Portuguesa incentivou a ida de minhotos pobres para o Brasil, onde se fixaram principalmente na região de Minas Gerais e na Região Centro-Oeste do Brasil, onde foram encontradas minas de ouro.
O surto minerador e as exigências de investimento eram muito pequenos: bastava uma bateia e muita coragem.Isto foi um estímulo à imigração
Esses pequenos proprietários rurais pobres, rudes, originários do norte de Portugal, da região do Minho, contribuíram para a formação da imagem negativa e preconceituosa do imigrante português, estigmatizando-os como pessoas intelectualmente pouco qualificadas. Eles foram alvo de um anedotário pouco condizente com a rica herança cultural que nos deixou o português.
Na segunda metade do século XIX já aparecem os primeiros livros de anedotas, fazendo críticas sutis à herança colonial. O anedotário deve ser entendido como o lado mais popular do debate entre políticos e intelectuais do país que se preocupavam, sobretudo, em definir e afirmar a identidade nacional. Nesse contexto, as anedotas expressavam a rejeição do povo brasileiro ao seu passado colonial.

d) O professor apresenta para os alunos o texto abaixo, a partir da informação de que os imigrantes pobres são retratados por um escritor da década de 1820, Raimundo da Cunha Mattos. O que ele diz do português pobre:

O português pobre, ao desembarcar nos portos brasileiros, veste polaina de saragoça, (…) e calção, colete de baetão encarnado com seus corações e meia (…) geralmente desembarca dos navios com um pau às costas, duas réstias de cebolas, e outras tantas de alhos… e … uma trouxinha de pano de linho debaixo do braço. Eram minhotos que, para sobreviver, dormiam na rua e procuravam ajuda de instituições de caridade.

— Raimundo da Cunha Mattos, escritor. 1820[5]
http://www.miniweb.com.br/Cidadania/Personalidades/imigrantes2.html

Saragoça: Tecido grosso de lã, fabricado primitivamente na cidade espanhola de Saragoça.


e) O professor propõe que os alunos debatam sobre a idéia do autor do poema procurando defender ou não as idéias contidas no texto.


5º passo
a) O professor propões a seguinte discussão:
-Vocês sabem quem foi Darcy Ribeiro?
-Vocês conhecem alguma família onde os filhos do casal apresentam características bem diferentes, mesmo sendo filhos do mesmo pai e da mesma mãe?
-Isto pode gerar preconceito?
-Como Darcy Ribeiro justifica esta questão?
b) O professor apresenta e lê para os alunos o texto de Darcy Ribeiro quando ele fala do mistura de raças na formação do povo brasileiro

"É de se supor que, por esse caminho, a população brasileira se homogeneizará cada vez mais, fazendo com que, no futuro, se torne ainda mais co-participado por todos um patrimônio genético multirracial comum. Ninguém estranha, no Brasil, os matizes de cor dos filhos dos mesmos pais, que vão, freqüentemente, do moreno amulatado, em um deles, ao branco mais claro, no outro; ou combinam cabelos lisos e negros de índio ou duros e encaracolados de negro, ou sedosos de branco, de todos os modos possíveis; com diferentes aberturas de olhos, formas de boca, conformações nasais ou proporções das mãos e pés. Na verdade, cada família brasileira de antiga extração retrata no fenótipo de seus membros características isoladas de ancestrais mais próximos ou mais remotos dos três grandes troncos formadores. Conduzindo, em seu patrimônio genético, todas essas matrizes, os brasileiros se tornam capazes de gerar filhos tão variados como variadas são as faces do homem."
O Povo Brasileiro, Darcy Ribeiro, , pag 16.[1]


http://pt.wikipedia.org/wiki/Composi%C3%A7%C3%A3o_%C3%A9tnica_do_Brasil

c) Como Darcy Ribeiro justifica a mistura de raças na formação do povo brasileiro?

6º passo
a) O professor propõe uma discussão sobre o carnaval e as festas juninas buscando conhecer os saberes dos alunos a respeito dessas festas que fazem parte da cultura do povo brasileiro.
b) Após a discussão, o professor apresenta o texto que estão em seguida, propondo uma leitura dos mesmos.

Cavalhadas de Pirenópolis (Pirenópolis, Goiás) de origem portuguesa - Mascarados durante a execução do Hino do Divino
A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. A religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização. O catolicismo, profundamente arraigado em Portugal, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões. As duas festas mais importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses. Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa. No folclore brasileiro, são de origem portuguesa a crença em seres fantásticos como a cuca, o bicho-papão e o lobisomem, além de muitas lendas e jogos infantis como as cantigas de roda.
Na culinária, muitos dos pratos típicos brasileiros são o resultado da adaptação de pratos portugueses às condições da colônia. Um exemplo é a feijoada brasileira, resultado da adaptação dos cozidos portugueses. Também a cachaça foi criada nos engenhos como substituto para a bagaceira portuguesa, aguardente derivada do bagaço da uva. Alguns pratos portugueses também se incorporaram aos hábitos brasileiros, como as bacalhoadas e outros pratos baseados no bacalhau. Os portugueses introduziram muitas espécies novas de plantas na colônia, atualmente muito identificadas com o Brasil, como a jaca e a manga.
c) Em seguida, faz, coletivamente, uma retrospectiva das idéias principais dos textos lidos.

d) Ainda coletivamente e para um melhor entendimento do assunto, o professor propõe que os alunos, com base nas informações do texto, completem o quadro abaixo indicando a influência dos portugueses para a cultura brasileira:


Língua
Religião
Festas
Culinária
Frutas

e) Socializa e comenta o quadro preenchido.

f) O professor propõe, coletivamente, a produção de um texto que sintetize o assunto trabalhado nessa aula. O título poderia ser mais ou menos assim: Os portugueses na vida dos brasileiros.


Recursos Educacionais

Textos usados na aula:
• IMIGRAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_portuguesa_no_Brasil


• Texto do escritor Raimundo da Cunha Mattos
http://www.miniweb.com.br/Cidadania/Personalidades/imigrantes2.html


• Texto de Darcy Ribeiro- O Povo Brasileiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Composi%C3%A7%C3%A3o_%C3%A9tnica_do_Brasil

Texto sobre a influência portuguesa na cultura brasileira
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
O texto, mesmo que produzido coletivamente é um instrumento importante para o professor avaliar a aprendizagem dos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.