17/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
· Saber qual a função dos jornais, como são organizados, de que temas tratam.
· Identificar elementos gráficos e visuais que compõem o jornal e sua função
(diagramação, fotografia, ilustrações, tamanho e tipo de letras, gráficos e tabelas).
· Identificar e ler manchetes e títulos, prevendo o conteúdo das notícias.
· Ler legendas de fotografias, utilizar fotografias e ilustrações como chave de
leitura para prever o conteúdo das matérias.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- texto impresso: jornais;
- trabalhos em grupos ou duplas.
- debate
- leitura de imagens
Desenvolvimento
1º passo:
- O professor iniciará a aula distribuindo entre os grupos de alunos diferentes jornais que circulam na localidade.
- Sugerimos que o professor peça para que cada grupo encontre, nos diversos jornais, os cadernos solicitados por ele. Por exemplo: o caderno relacionado a esporte ou economia ou entretenimento.
2º passo:
- Com isso, o professor poderá trabalhar durante alguns encontros, um a dois cadernos por aula.
- Sugerimos que ao trabalhar os cadernos o professor analise juntamente com os alunos alguns aspectos característicos de cada caderno. Por exemplo, no caderno de esporte é muito comum, além das fotografias de jogadores, há muitos gráficos e tabelas que apresentam os resultados do campeonato.
3º passo:
- Utilizando o caderno principal do jornal, onde centralizam-se notícias principais do Brasil e do Mundo, o professor poderá ler a manchete, solicitando que os alunos antecipem o conteúdo da notícia e indiquem se refere-se a notícias nacionais ou mundiais.
- Utilizando os cadernos de política, por exemplo, nos quais se observa a presença de charges, sugerimos que o professor apresente essas ilustrações para que os alunos identifiquem a que as críticas das charges se referem.
- Diversos jornais próprios da região, do estado ou da cidade.
- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Muitos alunos da Educação de Jovens e Adultos têm uma convivência parcial com os jornais, utilizando-os para embalagem de produtos, ou conhecem, em específico, um tipo de jornal que apresenta poucos cadernos. Sendo assim, o professor deve trabalhar com os jornais de modo a propiciar aos alunos um contato maior com este portador de texto. É importante que nesta aula o professor observe se o aluno se apropriou da composição daquele suporte.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!