Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jornal em sala de aula: entendendo os cadernos

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Saber qual a função dos jornais, como são organizados, de que temas tratam.

·         Identificar elementos gráficos e visuais que compõem o jornal e sua função

(diagramação, fotografia, ilustrações, tamanho e tipo de letras, gráficos e tabelas).

·         Identificar e ler manchetes e títulos, prevendo o conteúdo das notícias.

·         Ler legendas de fotografias, utilizar fotografias e ilustrações como chave de

leitura para prever o conteúdo das matérias.

Duração das atividades
Aproximadamente 4 horas ou 04 encontros.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;

- texto impresso: jornais;

- trabalhos em grupos ou duplas.

- debate

- leitura de imagens

Desenvolvimento

1º passo:

- O professor iniciará a aula distribuindo entre os grupos de alunos diferentes jornais que circulam na localidade.

- Sugerimos que o professor peça para que cada grupo encontre, nos diversos jornais, os cadernos solicitados por ele. Por exemplo: o caderno relacionado a esporte ou economia ou entretenimento.

2º passo:

- Com isso, o professor poderá trabalhar durante alguns encontros, um a dois cadernos por aula.

- Sugerimos que ao trabalhar os cadernos o professor analise juntamente com os alunos alguns aspectos característicos de cada caderno. Por exemplo, no caderno de esporte é muito comum, além das fotografias de jogadores, há muitos gráficos e tabelas que apresentam os resultados do campeonato.

3º passo:

- Utilizando o caderno principal do jornal, onde centralizam-se notícias principais do Brasil e do Mundo, o professor poderá ler a manchete, solicitando que os alunos antecipem o conteúdo da notícia e indiquem se refere-se a notícias nacionais ou mundiais.

- Utilizando os cadernos de política, por exemplo, nos quais se observa a presença de charges, sugerimos que o professor apresente essas ilustrações para que os alunos identifiquem a que as críticas das charges se referem.

Recursos Educacionais

- Diversos jornais próprios da região, do estado ou da cidade.

Recursos Complementares

- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.

O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Muitos  alunos da Educação de Jovens e Adultos têm uma convivência parcial com os jornais, utilizando-os para embalagem de produtos, ou conhecem, em específico, um tipo de jornal que apresenta poucos cadernos. Sendo assim, o professor deve trabalhar com os jornais de modo a propiciar aos alunos um contato maior com este portador de texto. É importante que nesta aula o professor observe se o aluno se apropriou da composição daquele suporte.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.