17/12/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
· Escrever manchetes para notícias lidas pelo professor, utilizando linguagem adequada.
· Ler e identificar os elementos que compõem as notícias e reportagens (o que, quando, como, onde, com quem e quais as conseqüências).
· Escrever notícias a partir de fatos do cotidiano e atualidades, utilizando linguagem adequada.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- texto impresso: jornais;
- trabalhos em grupos ou duplas.
- debate
- leitura de imagens
- computador.
Desenvolvimento
1º passo:
- Para esta aula, é interessante que o professor já tenha trabalhado com a composição do jornal, reconhecendo seus diversos cadernos (sugerimos a leitura da aula: “Jornal em sala de aula: entendendo os cadernos” publicada no Portal do Professor).
- Com isso, o professor dividirá a turma em grupos. Cada grupo ficará responsável pela produção de um gênero referente a algum caderno do jornal. Por exemplo, no caderno de entretenimento, o grupo deverá produzir o gênero horóscopo.
-Sugerimos que o jornal seja intitulado Jornal “AJA” cultura como uma referência a sigla Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), porém o professor poderá criar outro nome para o jornal a partir das sugestões dos alunos.
2º passo:
- Para a produção de notícias, o professor poderá solicitar que os alunos escrevam a partir de manchetes lidas pelo professor ou até mesmo os alunos poderão trazer notícias e acontecimentos próprios da sua comunidade ou da escola.
- Para que os alunos escrevam notícias, é importante que o professor apresente diversos modelos, afim de que sejam observados aspectos como a linguagem, além da identificação de outros elementos (o que, quando, como, onde, com quem e quais as conseqüências).
3º passo:
- Sugerimos também a produção de enquetes em que os alunos poderão fazer pesquisas de opinião entre os colegas da classe ou da própria escola.
- Nas turmas de EJA é muito comum a presença de mulheres que trabalham com serviços domésticos, sendo interessante a produção do gênero receita culinária que poderá ser anexada ao caderno de entretenimento.
- Sugerimos também que no caderno de classificados, os alunos anunciem produtos que queiram vender, comprar ou trocar.
- O professor poderá selecionar outros gêneros que estão presentes no suporte jornal e que ache pertinente a sua produção.
4º passo:
- Finalmente, o professor poderá levar os alunos à sala de informática para que os mesmo digitem seus textos para que posteriormente sejam diagramados e publicados. A circulação deste jornal, na escola ou na comunid ade, será imprescindível para que os alunos identifiquem a função social deste portador. Caso não haja a possibilidade de trabalho em uma sala de informática, propomos que o professor digite os textos.
- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Mais do que a produção de textos escritos, o professor deverá avaliar se os alunos conseguiram identificar, reconhecer, ler e produzir os gêneros que estão presentes no suporte jornal.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!