Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jornal “AJA” cultura: produção de diversos gêneros

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Escrever manchetes para notícias lidas pelo professor, utilizando linguagem adequada.

·         Ler e identificar os elementos que compõem as notícias e reportagens (o que, quando, como, onde, com quem e quais as conseqüências).

·         Escrever notícias a partir de fatos do cotidiano e atualidades, utilizando linguagem adequada.

Duração das atividades
Aproximadamente 6 horas ou 06 encontros.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Faz-se necessário que os alunos já estejam dominando o sistema de escrita alfabético para a produção escrita dos textos e de forma autônoma.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;

- texto impresso: jornais;

- trabalhos em grupos ou duplas.

- debate

- leitura de imagens

- computador.

Desenvolvimento

1º passo:

- Para esta aula, é interessante que o professor já tenha trabalhado com a composição do jornal, reconhecendo seus diversos cadernos (sugerimos a leitura da aula: “Jornal em sala de aula: entendendo os cadernos” publicada no Portal do Professor).

- Com isso, o professor dividirá a turma em grupos. Cada grupo ficará responsável pela produção de um gênero referente a algum caderno do jornal. Por exemplo, no caderno de entretenimento, o grupo deverá produzir o gênero horóscopo.

-Sugerimos que o jornal seja intitulado Jornal “AJA” cultura como uma referência a sigla Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), porém o professor poderá criar outro nome para o jornal a partir das sugestões dos alunos.

2º passo:

- Para a produção de notícias, o professor poderá solicitar que os alunos escrevam a partir de manchetes lidas pelo professor ou até mesmo os alunos poderão trazer notícias e acontecimentos próprios da sua comunidade ou da escola.

- Para que os alunos escrevam notícias, é importante que o professor apresente diversos modelos, afim de que sejam observados aspectos como a linguagem, além da identificação de outros elementos (o que, quando, como, onde, com quem e quais as conseqüências).

3º passo:

- Sugerimos também a produção de enquetes em que os alunos poderão fazer pesquisas de opinião entre os colegas da classe ou da própria escola.

- Nas turmas de EJA é muito comum a presença de mulheres que trabalham com serviços domésticos, sendo interessante a produção do gênero receita culinária que poderá ser anexada ao caderno de entretenimento.

- Sugerimos também que no caderno de classificados, os alunos anunciem produtos que queiram vender, comprar ou trocar.

- O professor poderá selecionar outros gêneros que estão presentes no suporte jornal e que ache pertinente a sua produção.

4º passo:

- Finalmente, o professor poderá levar os alunos à sala de informática para que os mesmo digitem seus textos para que posteriormente sejam diagramados e publicados. A circulação deste jornal, na escola ou na comunid ade, será imprescindível para que os alunos identifiquem a função social deste portador. Caso não haja a possibilidade de trabalho em uma sala de informática, propomos que o professor digite os textos.

Recursos Educacionais
- Diversos jornais.
Recursos Complementares

- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.

O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas,as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Mais do que a produção de textos escritos, o professor deverá avaliar se os alunos conseguiram identificar, reconhecer, ler e produzir os gêneros que estão presentes no suporte jornal.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.