Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O gênero textual “chat” e a linguagem informal

 

25/01/2010

Autor e Coautor(es)
Tânia Guedes Magalhães
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o gênero textual “chat” e compreender o uso da linguagem informal nessa stuação comunicativa.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura; diferença entre linguagem formal e informal

Estratégias e recursos da aula

Etapa 1:

A) Antes de iniciar a aula, pergunte aos alunos se eles têm o costume de acessar a Internet e se conhecem salas de bate papo ou MSN.

B) Caso algum aluno afirme não saber o que são salas de bate papo ou não conheça MSN, informe a eles que ambos estão disponíveis na Internet e possibilitam uma conversação virtual em tempo real.

C) Depois dessa breve explicação, entregue a cada aluno um xerox do seguinte texto:

Olha o que eles estão falando!

Quem nunca ouviu uma conversa de adolescentes vidrados em tecnologia e não entendeu nada? Quem acha que eles falam grego, com sotaque sânscrito? Com certeza, quase todos os pais e até muitos professores. Eles são assim mesmo. Para entender e decifrar esse dialeto da geração Internet, VEJA organizou uma mesa-redonda com sete adolescentes. Durante mais de duas horas, os jornalistas de VEJA Eurípedes Alcântara, Thales Guaracy, Eliana Simonetti e Eduardo Nunomura conversaram com eles sobre os mais variados temas — especialmente sobre como eles se relacionam com as novas tecnologias. O resultado, que se segue, é um bom guia desse universo paralelo e suas charadas.

COMPUTADOR

Nesta parte os garotos surpreendem o senso comum quando dizem que os computadores que eles possuem já são rápidos o bastante. Para tristeza dos fabricantes, não há ninguém louco para comprar um modelo mais novo.
Veja — Hoje em dia, quando se fala em computador, a primeira coisa que vem à cabeça é a Internet?

 
Ugo — Na minha sim. Um computador sem Internet não tem muita utilidade.

Felipe — É verdade, o grande intuito de mexer com o computador hoje em dia é globalizar a informação. Estamos trocando dados com o mundo inteiro.

Rafael — Para mim, não é só a Internet. É uma solução em rede. Na Internet, o problema é que existe muita gente atrapalhando o tráfego de informações importantes.

Guilherme — É, a gente querendo fazer outras coisas mais legais, buscar um programa, e tem lá o carinha que fica querendo ler o jornal pelo computador.
(...)

Veja — Chat ainda é uma coisa legal?

Felipe — Às vezes você encontra alguém para conversar. Depois, fica só trocando idéias com ela. Aí, começa a conversar pelo ICQ ou e-mail. Na Internet a primeira coisa que faço é checar o e-mail. E ligo o ICQ.

Guilherme — O meu liga automaticamente.

Ugo — O meu também.

Veja — O ICQ* é o máximo?

Felipe — Todo mundo usa. Na escola, na biblioteca, no laboratório, todos usam. Estando em casa, você conversa com o professor que está em aula, com seus colegas...
* Atualmente é muito usado o MSN, programa de mensagens instantâneas semelhante ao ICQ.

DIVERSÃO E EDUCAÇÃO

Nas respostas a seguir há uma triste constatação para os pais: o computador é considerado diversão. Na escola, até atrapalha.
Veja — Uma mania entre os jovens é trocar arquivos de música pela Internet. Vocês fazem isso?

Ugo — Nossa, direto. Tenho mais de 110 megabytes no meu computador com arquivos de MP3.

Fernando — Eu não compro mais CDs. Como as caixas de som do computador já são boas, abandonei meu aparelho de som.

Felipe — Meu vizinho tem um gravador de CD, então pego muitos CDs e faço uns discos inéditos com MP3.

Veja — E na escola, o computador não tem sido útil? Por exemplo, para resolver problemas escolares?

Ricardo — Na minha escola já está acontecendo. A professora de biologia encomendou um trabalho e não queria que a pesquisa fosse feita numa enciclopédia, tinha de ser pela Internet.

Felipe — Lá no Senai, a gente implantou uma rede e tem três micros dedicados aos alunos exclusivamente para fazer pesquisa.

Ugo — Há algumas tarefas tipo pegar imagem na Universidade de Brasília. É bem fácil.

Fe rnando — A Internet é prática para fazer t rabalhos. Já deixei de ir a bibliotecas muitas vezes porque encontrei o que precisava na rede.

Veja — Mas na língua portuguesa vocês têm dificuldades. Vocês escrevem "eh" com H...

Rafael — Nossa, direto. Já escrevi "aki" (aqui) com k.

Felipe — Escrevo direto com "vc" (você). Acabo entregando o trabalho e nem percebo.

Fernando — Nossa, tem um monte. "Qdo" é quando; "qq", qualquer; "tb", também.

Rafael — "[ ]s" para abraços. Valeu professor, "[ ]s".

Fernando — Uma vez digitei uma carinha feliz, :), mas a sorte é que vi antes de entregar o trabalho. Depois disso, programei o meu computador para corrigir automaticamente "vc" por você, "qq" por qualquer, e por aí vai.

MODO DE VIDA
Pelo menos os pais sabem onde seus filhos estão de madrugada: na frente do micro.
Veja — Quantas horas por dia vocês usam o computador?

Rafael — Umas seis horas. Fim de semana é direto. Conecto sexta-feira e desligo domingo à noite.

Ricardo — De semana não conecto muito, mas de fim de semana abuso. É que meu pai reclama da conta, então tenho que usar aquele período que só paga um pulso.

Felipe — De semana eu só respondo os e-mails. Agora, de fim de semana pego para trabalhar e prefiro as madrugadas. Fico cinco, seis horas.

Carlos Eduardo — Antes eu ficava mais tempo. Agora é uma hora, uma hora e meia por dia. Uso mais para puxar e-mail ou fazer uma pesquisa. Às vezes deixo ligado para baixar um arquivo.

Guilherme — Engraçado é sua família acordando, se arrumando para trabalhar e você indo para a cama deitar. Tudo bem que meu pai não impõe limite. É liberado. Só brigou uma vez quando tinha aula no dia seguinte.

Ugo — Eu saía às 6 horas da manhã, desligava o computador devagarinho, porque dez minutos depois tocava o despertador do meu pai.
(...)

FUTURO
Eles apostam: o que vem por aí será ainda melhor.
Veja — Como será a tecnologia no futuro?

Ricardo — Eu acho que os computadores vão concentrar todas as funções dos eletrodomésticos, como nos sistemas Java.

Carlos Eduardo — Também acho. Mas o forte mesmo vai ser o comércio pela Internet, as pessoas comprando sem sair de casa.

Rafael — Eu acho que os computadores não conseguem acompanhar todas as funções do homem. O maior computador que existe tem o tamanho de uma sala. E ele não consegue controlar nem metade das funções humanas.

Felipe — Quanto mais tecnologia, mais rápido ela própria evolui. A evolução que tivemos nesses últimos dez anos foi imensa, com o computador na mesa das escolas ou nas nossas casas. Há três anos nem falávamos de Internet. Eu acho que nos próximos dois anos vamos ter mais evolução do que a dos últimos dez anos.

Dúvidas:
* Buscar um programa - Um dos usos mais populares da Internet é a transferência de arquivos, o download. Esses arquivos podem ser programas, imagens, sons e músicas. Alguns deles são muito grandes e levam muito tempo para ser transferidos porque as conexões com modem são lentas, o que irrita os jovens.
* Pentium - É o nome de um processador da Intel, empresa que detém a maior fatia do mercado mundial. O processador, ou chip, é o coração do computador, responsável pela execução de operações como gravar um arquivo ou realizar uma conta aritmética. Na maioria das vezes, novos chips são lançados muito mais rapidamente do que o público é capaz de absorver.
* hacker - No fim da década de 50, universitários que desenvolviam programas e montavam seus próprios computadores passaram a ser identificados como hackers. A partir dos anos 70, alguns deles começaram a invadir computadores alheios em busca de programas ou documentos. O termo hacker passou a ter outra conotação: a de um jovem aficionado de tecnologia que utiliza seus conhecimentos para uma atividade ilegal.
* IRC - Também conhecidos como bate-papo o u chat, os IRCs são s erviços de conversa com pessoas conectadas pela Internet.
* MP3 - Febre entre os internautas, os arquivos MP3 são músicas gravadas num formato especial que têm qualidade de um CD. Inúmeros sites, como o www.mp3.com, oferecem músicas gratuitamente.
* ICQ - A sigla é um trocadilho da frase, em inglês, "I seek you" (Eu procuro você). É um chat mais reservado. Pelo programa, é possível descobrir amigos e parentes que estão conectados e conversar com eles.
* carinha feliz No e-mail ou nos chats, os jovens usam os emoticons, símbolos que expressam emoções. A "carinha feliz", por exemplo, representa um sorriso.
* limite - Por que os jovens têm obsessão em usar o computador nas madrugadas? Um dos motivos, seguramente, é fugir do congestionamento dos provedores e aproveitar o custo menor da ligação.
* Linux - É um sistema operacional distribuído gratuitamente na Internet. Criado em 1991 pelo finlandês Linus Torvalds, já é utilizado em quase 8 milhões de computadores. Quem usa, garante: é melhor que o Windows.
* Java - É uma linguagem criada pela empresa americana Sun que permite a integração entre os mais variados tipos de aparelhos: do computador aos eletrodomésticos.
 http://veja.abril.com.br/251198/p_106.html (Adaptado) (Acesso em 06/12/2009)

D) Após entregar o texto, peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa.

E) Em seguida, faça uma leitura em voz alta com seus alunos. Peça que cada um leia um trecho do texto oralmente.

F) Depois da leitura oral, pergunte aos alunos se gostaram do texto. Pergunte qual deles já bateu papo pela Internet, se gostam disso e o que acham sobre o assunto.

Etapa 2:

A) Entregue aos alunos um xerox das atividades propostas abaixo:

EXERCÍCIOS

01) Após a leitura do texto, podemos afirmar que, sua estrutura (de perguntas e respostas) se assemelha a que gênero de texto:
a) entrevista b) reportagem c) carta de leitor

02) Segundo o texto, com que objetivo a Revista Veja organizou essa conversa com adolescentes?

03) De acordo com as respostas apresentadas pelos entrevistados para a primeira pergunta do texto, o que podemos concluir sobre o que eles pensam a respeito da função do computador?

04) Releia:
Veja — Chat ainda é uma coisa legal?
Felipe — Às vezes você encontra alguém para conversar. Depois, fica só trocando idéias com ela. Aí, começa a conversar pelo ICQ ou e-mail. Na Internet a primeira coisa que faço é checar o e-mail. E ligo o ICQ.
Guilherme — O meu liga automaticamente.
Ugo — O meu também.

De acordo com as respostas apresentadas a essa pergunta, podemos afirmar que, para os entrevistados:
a) ( ) O ICQ não tem importância alguma.
b) ( ) O ICQ é só mais um recurso da Internet.
c) ( ) O ICQ é um dos primeiros recursos lembrado por eles logo que se conectam à Internet.

05) Na seção “DIVERSÃO E EDUCAÇÃO”, os entrevistados falam sobre as influências da Internet para se divertirem e as consequências nos estudos. Responda:
a) Em termos de diversão, a Internet é útil para quê?
b) Na escola, em que ela tem ajudado?
c) Quais os problemas que ela pode acarretar para disciplinas como língua portuguesa?

06) Após a leitura do texto, podemos afirmar que os adolescentes passam a maior parte do tempo em frente ao computador? Justifique sua resposta com um trecho do texto.

07) Releia:
Veja — Como será a tecnologia no futuro?
Ricardo — Eu acho que os computadores vão concentrar todas as funções dos eletrodomésticos, como nos sistemas Java.
Carlos Eduardo — Também acho. Mas o forte mesmo vai ser o comércio pela Internet, as pessoas comprando sem sair de casa.
Rafael — Eu acho que os computadores não conseguem acompanhar todas as funções do homem. O maior computador que existe tem o tamanho de uma sala. E ele não consegue co ntrolar nem metade das funções humanas.
Feli pe — Quanto mais tecnologia, mais rápido ela própria evolui. A evolução que tivemos nesses últimos dez anos foi imensa, com o computador na mesa das escolas ou nas nossas casas. Há três anos nem falávamos de Internet. Eu acho que nos próximos dois anos vamos ter mais evolução do que a dos últimos dez anos.
Resuma, em poucas palavras, o que os entrevistados pensam sobre os computadores no futuro.


Etapa 3

A) Entregue aos alunos um xerox dos textos abaixo:

Chat 1
Início da Sessão: quarta-feira, 31 de outubro de 2007
amanda e lú
(18:15) lú: porque eu to doente nigga :~
(18:15) amanda: áááé? o que tu tem?
nao vai amanha tb?
(18:15) amanda alterou o estado para Ausente
(18:16) lú: to com gripe! vou sim né!
(18:16) amanda: á que bom
(18:16) lú: cara eu tive umsonho muito triste com a gente ;~
(18:16) amanda: mas tu tinha que ter ido hoje, nosso lanche tava tao bom :~
o que?
(18:17) lú: aah eu tinha comprado um rufles, um doritos e um cebolitos :~
que a gente tava vbrigando, mais brigado feiooo, horrivel :~
(18:20) amanda: ui que horrivel
(18:20) amanda: vou pro ingles :**
(18:21) lú: tá beeijo! :*

Chat 2Início da Sessão: quarta-feira, 31 de outubro de 2007
amanda e lú
(21:15) lú: mandi?
(21:16) amanda: olá ;P
(21:16) lú: vey, sabe o assunto da prova de filosofia?
(21:16) amanda: sei perai
(21:16) lú: tá
(21:17) amanda: apostila 3, página 13
(21:18) amanda: pag 16, a questao do gosto e deu ;D
(21:18) lú: só?
(21:18) amanda: oh yeah
(21:18) lú: eba!
nós vamos pro banana eeeeeeeeeeeeba!
(21:18) amanda: eeeeeeeeeeeeeba
(21:19) lú: meu deus, eu não vou parar, nem um minuto!
(21:19) amanda: nao vejo a hora, além de ir pro banana, to morrendo de saudade de sair
contiiigo
(21:19) lú: eu também! :]
sabe com que roupa tu vai?
(21:20) amanda: ainda nao :~
tu sabe?
(21:20) lú: mais ou menos
(21:20) amanda: eu vou levar minhas roupas daí tu me ajuda a escolher?
(21:20) lú: aham, claro né! :] eu levo a chapinha! :] e tu o secador ok?
(21:21) amanda: oukei hahah o melhor de cada uma \o
(21:21) lú: HAHAHAH, verdade!:}aaah eu queria uma sandalha nova :/
(21:21) amanda: hahah eu tb S:
(21:21) lú: :~
(21:21) amanda: tu vai
(21:21) amanda: tu vai de sandalia?
(21:22) lú: claro ´né, de escapan no banana não rola! :]
(21:22) amanda: HAHA aa não ;x queria uma preta
(21:23) lú: ah eu também :]
(21:23) lú: eu quero comprar um vermelha, ou verde, e uma preta!
(21:23) amanda: vermelha tb verde eu tenho
(21:24) lú: tem?
(21:24) amanda: oh yes
preciso de uma blusa verde agora S:
(21:24) lú: nunca vi, é nova/
(21:24) amanda: aham ;D
(21:25) lú: ah tá :]
(21:25) amanda: faz um tempinho já que eu comprei
na verdade
(21:26) lú: na verdade?
(21:26) lú: não chego isso aqui
(21:27) amanda: hahah S: achei que tu tinha me fechado
(21:27) lú: meu msn tá com rpoblema, os da pri também não chegam
não né! --' meu o meu sonho fio horrivel :~
(21:27) amanda: HAHA pois é
(21:28) lú: meu cara, de boa eu acordei assustada, a gente se batia e tudo!
(21:29) amanda: porra, eu perdi
HAHAH
(21:29) lú: o que?
(21:29) amanda: tu me bateu e eu perdi de certo S:
(21:29) lú: haha, não lembro eu acho que não porque eu dei um tapa em ti aí tu veio pra cima de mim e bum
(21:29) amanda: HAHA que foda :x
(21:29) lú: para forte!
(21:30) amanda: mas tu que começou, vaca. HAHA ;@@
(21:30) lú: HAHAHHAHHA
(21:31) lú: :] banana venha logo! :]
(21:31) amanda: éééé
(21:31) amanda: graças a deus sexta é feriado tu vai na ed fisica amanha?
(21:32) lú: aham ten ho né!
(21:32) a manda: hahah nao quer a lmoçar no centro? eu nao que ro correr sozinha, e se tu
almoçar em ca sa eu vou S: HAHA
(21:33) lú: não, porque eu tenho que ir :]
(21:33) amanda: tá S: nao to com a minima vontade cara :/
(21:34) lú: nem eu! :~
(21:34) amanda:
(21:35) lú: mais eu vou --'
(21:35) amanda: eu tb infelizmente :/

http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/1884/15732/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o-%20FINAL.MAIO.2008.pdf

B) Peça aos alunos que leiam os textos silenciosamente.

C) Após a leitura silenciosa, peça que dois alunos representem as personagens do bate papo (um será a “Amanda” e outro a Lú”). Peça que leiam os textos em voz alta para todos ouvirem a “encenação”.

D) Após essa atividade, discuta oralmente com os alunos as seguintes questões: se gostaram dos textos; se conseguiram entender a conversa; se os sinais gráficos representados no bate papo são compreensíveis; o que eles acham que esses sinais representam; se eles conseguem perceber a que outra situação comunicativa esses textos se assemelham e o que os torna diferentes.

E) Depois dessa discussão oral, questione os alunos sobre a linguagem utilizada nos textos: a linguagem é formal ou informal? O que se pode retirar do texto que indique o tipo de linguagem usada? O que seria “HAHAHA” e “aham”? O que significa a expressão “não rola”, que aparece no Chat 2? E a palavra “vey”? Essas expressões são gírias: vocês sabem o que são gírias?

F) Em seguida a esta discussão, elabore com os alunos uma definição para chat e uma definição para gíria. Para tanto, induza os alunos (não só por meio de perguntas, mas também pela retomada do conhecimento adquirido na elaboração/correção dos exercícios) a chegarem a uma definição que se assemelha às características expostas abaixo:

1) O gênero “Chat”: conversa, conversação informal teclada em tempo real através da Internet, portanto, virtual. Caracteriza-se como uma escrita abreviada, sincopada, parecida com a escrita escolar inicial. Os usuários de Internet usam um código discursivo escrito complexo (...). Trata-se de um novo código discursivo e cultural, espontaneamente construído, que se caracteriza como um conjunto de recursos icônicos, semióticos, logográficos, tipográficos e telemáticos. Recursos já existentes (sinais de pontuação, abreviações, elementos gráficos, maiúsculas etc.) são reutilizados pelos usuários para o desenvolvimento do falar-escrito ou da escrita-oralizada que caracteriza os “chats” (bate-papo) da Internet, uma interação bastante informal.

(Retirado de: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p.56).

2) Gírias: Por Gabriela Cabral
Em nosso país existe uma vasta forma de se falar o português. Cada região forma seus dialetos. Devido ao nível de escolaridade surgiu a gíria. Normalmente uma pessoa que teve acesso à educação fala o português correto, já às pessoas menos favorecidas usam gírias para se expressar.
A gíria é um fenômeno da linguagem que não se identifica seu significado através do seu sentido literal, desse modo, uma gíria não pode ser traduzida em outra língua.
O mal encontrado na gíria é que as pessoas que a adotam como linguagem desprezam nosso vocabulário oficial que chegam até a esquecer dele.
A gíria é uma forma criativa de se comunicar, mas só na forma falada, pois na forma escrita à gíria não é permitida.
Alguns exemplos de gíria:
• Dar um role: passear, sair
• Gostosa: mulher bonita, sensual
• Porrada: soco, murro
• Pipoco: tiro
• Mocréia: mulher feia
• Bater um fio: fazer um telefonema
Algumas pessoas consideram a gíria como a segunda língua falada no país pelo fato de ser bastante usada nos dias de hoje. São mais de 50 mil palavras usadas no Brasil e a cada dia e sse número é ultrapassad o. Essa nova língua vem se fo rmando pelo fato das pessoas quererem uma comu nicação mais rápida e fácil. http://www.alunosonline.com.br/portugues/girias/ - Acesso em 06/07/2009

G) Após elaborarem conjuntamente essas definições, explique aos alunos e esclareça possíveis dúvidas a respeito do que é o “Chat” e o que são gírias. Fale sobre o uso da linguagem informal nessa situação.

Avaliação

Para essa avaliação, será necessário levar os alunos para a sala de Informática. A atividade se constituirá de duas partes:
1ª parte: os alunos, irão para a sala de computador, deverão acessar à Internet e abrir o MSN para conversarem entre si (caso algum aluno não tenha MSN, peça que se inscrevam no site - www.msn.com.br – para a realização do exercício). Recomenda-se que essa atividade seja feita em dupla. O assunto da conversa estará voltado para algo que a escola esteja precisando. (Professor, levante com os alunos as possíveis necessidades do colégio: mais computadores, uma quadra esportiva, um grêmio estudantil etc.). Os alunos, através do Chat, conversarão entre eles sobre essas necessidades.
2ª parte: após discutirem entre si, através do bate papo virtual, os alunos deverão elaborar um e-mail (ou carta) para o diretor da escola esclarecendo as necessidades que apontaram (a criação de um grêmio estudantil, por exemplo). Deverão ainda, pedir ao diretor que atenda ao pedido deles.
Nessa atividade serão avaliadas as duas partes. Discuta com os alunos a diferença que há entre a primeira e a segunda situação e o uso da linguagem em cada uma delas.
Entreguem a carta (ou email) ao Diretor e aguardem uma resposta. Dependendo de como essa resposta retornará (oralmente em sala ou por escrito), analise com os alunos a linguagem utilizada (formal ou infomral) e sua adequação ao contexto.
Caso não haja resposta, a avaliação já terá sido cumprida com as etapas 1 e 2.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.