14/12/2009
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão aprender com esta aula:
o Conhecer a estrutura de um texto – música;
o Desenvolver a linguagem oral e escrita;
o Conhecer a estrutura do texto (começo, meio e fim);
o Articulação de movimentos para imitar o peixe.
Atividade 1: O PEIXINHO VAI NADANDO
1º Momento: O professor deverá distribuir a letra da música e cantar com as crianças “o peixinho vai nadando”, depois deverá questioná-las sobre os movimentos do peixe para se locomover, e finalmente solicitar que dramatizem a letra da música.
Recurso Didático: Letra da Música: O peixinho vai nadando
Vai nadando de mansinho
Vai subindo da uma volta
Continua seu caminho.
A música pode ser encontrada no site:http://www.santos.sp.gov.br/educacao/senute/projetos/mar.htm
OBS: A letra da música já deve estar exposta no mural da sala.
Atividade 2: Construindo uma história a partir da música
1º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças construam uma história a partir da música, questionando-as: Qual o nome que poderemos colocar no peixinho? Ele tem mãe? Tem pai? Onde ele vive? O que o peixinho gostava de fazer? O que ele come? Nesse momento o professor deverá:
• Incentivar e coordenar as falas das crianças;
• Escrever o que as crianças falam;
• Registrar o texto num mural.
SUGESTÃO: Sugerimos começar a história “Era uma Vez...” e terminar “E viveram felizes para sempre”.
Recurso Didático: História da Peixinha Dorotéia
Atividade 3 – Faz-de-conta que somos peixes
1º Momento: O professor deverá explicar que as crianças vão fazer de conta que são peixes, incentivando-as a pensarem e/ou fazerem movimentos que lembrem os movimentos que o peixe faz, e à medida que forem desenvolvendo a brincadeira o docente deverá conduzir as ações das crianças através de questionamentos. Por exemplo: Como os peixes nadam? Eles andam como a gente? A partir dos questionamentos e respostas das crianças deixarem que vivenciem aquilo que disseram. As fotos abaixo ilustram o momento.
Avaliar se as crianças:
o Compreenderam a estrutura do texto música.
o Desenvolveram a linguagem oral e escrita;
o Dramatizaram e criaram diferentes possibilidades durante os momentos lúdicos;
o Articularam os movimentos para imitar os peixes;
o Participaram da atividade com envolvimento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!