Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


INTERPRETANDO A MÚSICA “O PEIXINHO VAI NADANDO”

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão aprender com esta aula:


o Conhecer a estrutura de um texto – música;
o Desenvolver a linguagem oral e escrita;
o Conhecer a estrutura do texto (começo, meio e fim);
o Articulação de movimentos para imitar o peixe.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
                                       

Atividade 1: O PEIXINHO VAI NADANDO
1º Momento: O professor deverá distribuir a letra da música e cantar com as crianças “o peixinho vai nadando”, depois deverá questioná-las sobre os movimentos do peixe para se locomover, e finalmente solicitar que dramatizem a letra da música.


Recurso Didático: Letra da Música: O peixinho vai nadando
Vai nadando de mansinho
Vai subindo da uma volta
Continua seu caminho.


A música pode ser encontrada no site:http://www.santos.sp.gov.br/educacao/senute/projetos/mar.htm


OBS: A letra da música já deve estar exposta no mural da sala.


Atividade 2: Construindo uma história a partir da música
1º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças construam uma história a partir da música, questionando-as: Qual o nome que poderemos colocar no peixinho? Ele tem mãe? Tem pai? Onde ele vive? O que o peixinho gostava de fazer? O que ele come? Nesse momento o professor deverá:
• Incentivar e coordenar as falas das crianças;
• Escrever o que as crianças falam;
• Registrar o texto num mural.
SUGESTÃO: Sugerimos começar a história “Era uma Vez...” e terminar “E viveram felizes para sempre”.

Recurso Didático: História da Peixinha Dorotéia


Atividade 3 – Faz-de-conta que somos peixes
1º Momento: O professor deverá explicar que as crianças vão fazer de conta que são peixes, incentivando-as a pensarem e/ou fazerem movimentos que lembrem os movimentos que o peixe faz, e à medida que forem desenvolvendo a brincadeira o docente deverá conduzir as ações das crianças através de questionamentos. Por exemplo: Como os peixes nadam? Eles andam como a gente? A partir dos questionamentos e respostas das crianças deixarem que vivenciem aquilo que disseram. As fotos abaixo ilustram o momento.

Avaliação

Avaliar se as crianças:


o Compreenderam a estrutura do texto música.
o Desenvolveram a linguagem oral e escrita;
o Dramatizaram e criaram diferentes possibilidades durante os momentos lúdicos;
o Articularam os movimentos para imitar os peixes;
o Participaram da atividade com envolvimento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.