18/12/2009
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão aprender com esta aula:
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Conhecer a estrutura de um tipo de texto – Carta;
• Ampliar os conhecimentos acerca dos peixes.
• Características físicas externas dos peixes;
• A vida no mar: alimentação, reprodução dos peixes, etc.
Atividade 1 – Ampliando conhecimentos sobre os peixes
1º Momento: O professor deve convidar um biólogo ou uma pessoa que tenha conhecimentos sobre os peixes, para dialogar com as crianças e que de preferência traga materiais para enriquecer a conversa, por exemplo: revistas, cartazes, textos informativos, etc. Antes da visita, o professor deve levantar com as crianças algumas questões sobre o que elas gostariam de saber sobre os peixes, assim no momento da entrevista as crianças já saberiam o que perguntar. No dia da visita o professor deve mediar os questionamentos das crianças, bem como registrar o diálogo e colocar as respostas no mural da sala. Após a visita o professor juntamente as crianças devem elaborar um texto coletivo sobre os conhecimentos adquiridos com relação aos peixes. As fotos abaixo ilustram o momento.
SUGESTÃO: Providenciar a compra de um peixe grande para ser mostrado as características externas e internas pelo biólogo. Depois o peixe poderá ser utilizado numa aula de culinária.
Atividade 2 – Registrando conhecimentos sobre os peixes
1º Momento: No momento da roda, o professor deverá perguntar às crianças se elas querem agradecer a visita do biólogo através de uma carta, dizendo-lhe todas as coisas que aprenderam sobre os peixes. Para escrever a carta o professor deverá explicar o formato do texto (Local, data, nome do destinatário, texto da carta, nome do remetente) e retomar com as crianças a conversa com o biólogo, a partir os registros da atividade anterior. Nesse momento o professor deve:
• Incentivar e coordenar as falas das crianças;
• Escrever o que as crianças falam;
• Registrar o texto em formato de carta que será enviada ao biólogo.
Depois de elaborar a carta, o professor deve lê-la para as crianças, escrever o endereço do endereçado e do remetente e colocar a carta dentro de um envelope, e lacrar a carta, informando que o correio é que irá entregá-la.
Avaliar se as crianças:
• Ampliaram os conhecimentos acerca dos peixes;
• Conheceram a estrutura do texto – carta;
• Participaram ativamente das atividades propostas.
Duas estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/05/2011
Duas estrelasessa aula te muito boa mas precisa de mais caracteristicas dos peixes muito bom a aula parabens